Manifestação com 10 mil participantes implementa novo dia de tensão em Porto Alegre. 80 foram presos. As redes sociais estranham ação da Brigada nos protestos.

-  O ponto importante das manifestações de ontem a noite em Porto Alegre foi a disposição dos manifestantes de enfrentar os grupos organizados de delinquentes políticos e comuns. 80 bandidos foram presos, porque agiram criminosamente e tentaram desorganizar a manifestação. É o maior número de detenções feitas até hoje em Porto Alegre em protestos do gênero. O governo estadual gaúcho terá que dar muitas explicações nesta terça-feira, porque suas forças policiais foram acusadas de bloquear as ruas que levam ao Palácio Piratini, onde despacha o governador Tarso Genro, além de ter atacado a multidão para dividir os manifestantes em passeatas separadas. Pelo Facebook, denúncias assinadas revelaram que grupos de características para-militares entraram em conflito com os próprios manifestantes e implementaram ações de violência. A nota a seguir é do site Terra.

Policiais e manifestantes entraram em conflito na noite desta segunda-feira, em um novo protesto realizado em Porto Alegre. Após deixarem a frente da prefeitura da capital gaúcha por volta das 18h, o grupo retornava à sede do Executivo municipal, por volta das 20h30, quando manifestantes tentaram saquear uma loja de sapatos na região da Esquina Democrática.

. Após o conflito entre pessoas que tentavam saquear o comércio no local e manifestantes que tentavam evitar a ação, a polícia agiu e criou um cordão para isolar a área e dispersar a multidão.

. Após a ação da Brigada Militar, um grupo passou a tentar saquear outras lojas e a também vandalizar a região, enquanto a maior parte dos manifestantes se dispersou.

Empregados do comércio
reagem com nota
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre vem a público manifestar seu mais veemente repúdio às ações de vandalismo que têm atacado covardemente, e na calada da noite, as lojas do comércio da cidade, com ameaças à integridade física dos trabalhadores. Por outro, exigimos que o Governo do Estado mobilize contingentes suficientes da Brigada Militar para garantir a segurança em todo o percurso das manifestações, e não apenas em determinados espaços ou locais públicos ou privados.  É responsabilidade das autoridades zelar pela segurança pública, pelo patrimônio público e privado, de forma especial os pequenos empreendimentos, geradores de empregos em nossa capital, principalmente no comércio. Aproveitamos para esclarecer que nós trabalhadores temos compromisso com a democracia, que protestamos de cara limpa, sem as máscaras da impunidade, mas que também exigimos revisão da tabela do Imposto de Renda, Postos de Saúde abertos 24 horas, transporte de qualidade e reforma política.

9 comentários:

Anônimo disse...

É o rolo compressor da repressão esquerdalha tentando esmagar a resistência dos libertários!

Viva a Liberdade Individual !!!

Abaixo a ditadura esquerdalha !!!

Anônimo disse...

Esqueceu de um detalhe: porque foram recebidos à bala de borracha nas ruas de entrada da Praça da Matriz, que, isolada, se tornou o Kremlin do governador.

Anônimo disse...

QUANTO À MANIFESTAÇÃO PACÍFICA OK!
A BM TEM DE APENAS ACOMPANHAR! QUANTO AOS BANDIDOS, LADRÕES DE TV, COMPUTADORES, ETC E OS DEPREDADORES DOS PRÉDIOS E INSTALAÇÕES PÚBLICAS OU PARTICULARES AÍ A BRIGADA MILITAR TEM DE DESCER O PAU MESMO!
TEM DE PRENDER E NENHUM JUIZ SOLTAR TÃO CEDO! A BM DO RIO GRANDE DO SUL TEM A OBRIGAÇÃO E O DEVER LEGAL E MORAL DE PROTEGER QUEM ESTÁ TRABALHANDO OU É LEGÍTIMO PROPRIETÁRIO DE UM BEM QUALQUER.
MANIFESTOS DEMOCRÁTICOS SIM!
BADERNA,VANDALISMO E CRIME, AÍ NÃO!!!

carla disse...

mas esta na cara este petralha quer inibir manifestantes do bem e infiltrou os marginais para ter desculpa ......

Rafael F. R. disse...

Quando vai acabar essa conivência do Poder Público com estes marginais que ocupam nossas ruas e tolhem nosso legítimo direito de ir e vir?

Querem ter o direito de continuar com as suas patéticas passeatas e manifestações, sem problemas, desde que estas sigam por roteiro previamente definido pelos órgãos responsáveis pela segurança pública, não prejudicando aqueles que não tem nada a ver com isso ou que não querem participar destes pseudo-movimentos de defesa da sociedade, afinal, o direito de cada um acaba no momento em que afrontar o direito do próximo!

Tolerância zero com manifestações e passeatas desorganizadas, já se viu o mal que estas "manifestações pacíficas" estão causando para as nossas cidades e para os cidadãos, já se viu que de pacíficos estes manifestantes não tem nada, pois a massa acaba dando cobertura aos baderneiros e não tem força para neutralizar suas ações, sendo tudo "farinha do mesmo saco" e, portanto, alvos legítimos para quaisquer ações das forças de segurança...

Anônimo disse...

Falou bem, Rafael das 9:24. É isso aí. Chega de tratar essa gente como se fossem "manifestantes pacíficos". Está caindo a máscara da marginália, não sei como a imprensa (incluindo o editor deste blog) não vê que isso é muito mais antidemocrático e violento do que qualquer governo que esteja aí. tarso e Dilma podem sair no ano que vem, basta ter candidatos capazes de derrotá-los; se os "manifestantes pacíficos" tomarem o poder, aí foi tudo pro vinagre...

Anônimo disse...

Cadê os 40 mil confirmados?

Anônimo disse...

Borges de Medeiros hoje de manhã: lojas depredadas, montes de pedra na Esquina Democrática, pichações por todo o lado. Viva a Brigada Militar, alguém está tentando manter um mínimo de ordem nessa balbúrdia.

Anônimo disse...

Esse número está superestimado, foram 8 mil pessoal e olhe lá, ou seja, o movimento ligado ao PSDB, DEMOs e PPS & Cia que pretendia quebrar tudo apanharam da Brigada na frente das Camaras, e foram presos pelos Brigadianos como tem que ser em uma Democracia (estavam errados mesmo).

Na época deles (ditadura militar) eles tiravam as pessoas do ar e depois desapareciam com ela.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/