Santa Maria: Defensoria anuncia ação contra governos no RS

A foto é da visita de Tarso a Santa Maria.

- Desde o primeiro dia o editor tem sublinhado a enorme responsabilidade do governo estadual (Corpo deBombeiros) e da prefeitura. O governador Tarso Genro foge sempre da parte que lhe cabe, tentando transferir politicamente o problema para o prefeito Cezar Schirmer, mas como se vê pela notícia a seguir do jornal O Globo de hoje, ele terá que responder pelo que fez a sua área de segurança.

SANTA MARIA (RS) - A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul anunciou que vai ingressar com ação coletiva por danos morais e materiais contra a prefeitura de Santa Maria e o próprio governo do estado pela morte de 239 pessoas no incêndio da boate Kiss, ocorrido na madrugada de 27 de janeiro.

Segundo o dirigente do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública estadual, João Carmona Paz, há “fortes indícios” da responsabilidade de agentes públicos na tragédia, devido à falta de fiscalização das condições de segurança do estabelecimento.
— Os fatos ainda não estão plenamente esclarecidos. Mas acreditamos que houve participação de agentes públicos e que é necessária uma ação coletiva envolvendo os proprietários da boate e os entes públicos que tinham relação com o funcionamento da casa. Não se trata de uma responsabilização individual, mas institucional — afirmou o defensor.

Uma reunião na tarde desta segunda-feira vai definir a estratégia da Defensoria Pública. Paz explicou que a ação coletiva vai buscar a condenação dos responsáveis, no plano cível, com o consequente pagamento de indenização às famílias das vítimas e aos sobreviventes. Obtida a condenação, caberá a cada família buscar a liquidação da sentença junto à Justiça. Só aí são calculados os valores a serem pagos. A ação, segundo Paz, deve ser encaminhada em curto prazo, “em até duas semanas”.

Além da ação referente a vítimas e sobreviventes, a Defensoria também já decidiu que moverá um processo por dano coletivo à sociedade.

— Todos nós, independentemente de termos parentes ou conhecidos entre os mortos, sofremos com os efeitos da tragédia. Isso precisa ser indenizado — disse Paz.

A ação já deverá conter um valor indenizatório arbitrado pela Defensoria, que será aceito ou não pela Justiça. Segundo Paz, esse montante precisa ser significativo devido à extensão da tragédia — embora a jurisprudência brasileira, segundo ele, não acolha valores bilionários como na legislação norte-americana.
Os recursos dessa indenização iriam para um fundo destinado a ações que envolvam diretamente o objeto do processo. O valor pode ser usado para a construção de um memorial às vítimas da tragédia ou para eventos técnicos de prevenção a incêndios em locais públicos.No sábado, cerca de 190 familiares de vítimas do incêndio da boate Kiss e outros 20 sobreviventes da tragédia formalizaram a criação de uma associação que irá representá-los em futuros processos criminais e de indenização. Dois sócios da boate e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira já estão presos, desde o dia 28 de janeiro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ou seja:
quem vai pagar indenizações pela incomPTência e pela desídia da esquerdalha e das corporações estatais serão os contribuintes vassalos do governo!

Anônimo disse...

E nenhuma palavra sequer no site da Zero Hora ???

Políbio, por favor, inicie uma campanha contra os veículos do Grupo RBS ... NÃO É MAIS POSSÍVEL QUE O RS FIQUE NA MÃO DESSA GENTE !

Anônimo disse...

Pelo menos o incêndio irá acordar os botocudos...

Anônimo disse...

Sim, quem pagará a conta será o contribuinte. Os que vão acionar não buscam comprometer os governantes. Estes, deveriam ter seus bens bloqueados desde o início da ação, até a solução. O desbloqueio se daria se a responsabilidade fosse atribuida somente aos donos da boate ao a fatalidade, etc.

Anônimo disse...

Quem está e irá pagar a conta somos NÓS TODOS!

Anônimo disse...

vão pagar indenizações pela incomPTência PAU nelles (agora vão sentir saudades da tia florencia)

Anônimo disse...

Após passado mais de um ano da constituição deste GT o Governo do Estado no dia 02 de julho, dia nacional do bombeiro, anunciou que não iria separar os bombeiros da PM, bem como também anunciou a formatação de uma lei de autonomia (PALIATIVA), no qual a ABERGS, fomentadora do GT, bem como outras entidades participantes foram totalmente contrárias, porém o governo ignorou o sistema democrático.

Sistema este, que diversas vezes em pesquisas no Estado e no Brasil, inclusive idealizadas pelo próprio governo apontaram com uma porcentagem esmagadora o que os bombeiros e a sociedade realmente desejam: a DESVINCULAÇÃO DOS BOMBEIROS DA BRIGADA MILITAR.

Diversas vezes a ABERGS informou ao governo e a mídia que desastres de natureza humana ou natural poderiam acontecer e continuarão a acontecer, vitimando centenas de pessoas inocentes como o caso das vítimas da Boate Kiss de Santa Maria.

A população é ludibriada por discursos de diversos governos que omitem a verdadeira situação dos bombeiros devido a interesses políticos e corporativistas, deixando-a indefesa.

Precisamos de um Corpo de Bombeiros independente e forte, focado nas suas reais atribuições constitucionais e não administrado por um gestão policial. Bombeiro não é polícia!

Chega de incompetência e amadorismo! A atual estrutura policial em que se encontra o bombeiro gaúcho, bem como o descasso de sucessivos governos, que não investiram em recursos materiais e humanos ao longo de décadas, infelizmente colaboraram para o aumento de desastres no RS.

Atualmente os Bombeiros buscam apoio em uma petição pública na internet pelo site: http://www.avaaz.org/po/petition/Desvinculacao_dos_Bombeiros_da_Brigada_Militar_Os_Bombeiros_querem_o_RS_precisa_a_sociedade_gaucha_merece/?launch

Anônimo disse...

Poe a foto do Prefeito de Santa Maria, Cesar Schirmer, do PMDB responsável pelo Alvará e que vai repatir com a inciativa privada, governo estadual o pagamento ás vítimas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/