Governo Tarso ajuda Da Camino a emparadar Fortunati no caso das passagens em Porto Alegre

- A nota a seguir da jornalista Denise Nunes ajuda a botar lenha na fogueira armada pelo procurador junto ao TCE do RS, Geraldo Da Camino, que não quer aumento significativo do preço das passagens de ônibus de Porto Alegre, porque a planilha de cálculos usada pela EPTC estaria mal montada. Uma nova aliança Da Camino-Tarso parece ter se consolidado para emparedar o prefeito José Fortunati. Leia a nota da jornalista de O Sul de hoje:

Passagem supera inflação em mais de 100%
Cálculo é do Dieese-RS
A propósito da polêmica sobre o reajuste das passagens de ônibus, cálculo do Dieese-RS (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do RS) mostra que a tarifa de ônibus praticada em Porto Alegre poderia ficar como está, pois leva vantagem se comparada à evolução da inflação ou dos preços dos principais itens que compõem seu custo. No caso da inflação, entre 1994 e 2012, as passagens de ônibus de Porto Alegre aumentaram 670,24%, enquanto a inflação medida pelo INPC/IBGE foi de 281,31%. Ou seja, o preço pago pelos porto-alegrenses para andar de ônibus superou a inflação em 102,01%. Tem mais. De acordo com os dados da EPTC (Empresa Pública de Transporte de Circulação), os itens mais representativos no custo da tarifa são os gastos com pessoal, responsáveis por 47,97%, a frota, com 25,1% e combustíveis e lubrificantes, cuja fatia no cálculo é de 16,08%

TARIFA X SALÁRIO

Em relação aos gastos com pessoal, o Dieese-RS revela que o reajuste recente dos rodoviários de Porto Alegre, que foi de 7,5%, teria um impacto de 3,6% na tarifa. O que significa R$ 0,10. Sim, dez centavos. E também aqui, a análise de longo prazo mostra que nem os dez centavos seriam necessários, já que há um ganho acumulado pelas empresas, pois os salários têm crescido menos que a tarifa. Em 1994, o salário de um rodoviário equivalia a 1.184 passagens de ônibus. No ano passado, o salário era suficiente para pagar apenas 610 passagens. No caso dos combustíveis, o preço médio do óleo diesel em Porto Alegre entre janeiro de 2012 e janeiro deste ano foi de R$ 5,80 por litro, conforme o Iepe/Ufrgs. O que, segundo o Dieese-RS representou míseros R$ 0,03 (três centavos) na tarifa

INCENTIVO PÚBLICO

Outro fator ressaltado pelo Dieese-RS é a desoneração da folha de pagamentos, que desde janeiro contempla as empresas de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, as de transporte municipal, intermunicipal em região metropolitana, intermunicipal, interestadual e algumas com rotas internacionais. Pelas novas regras, estas empresas, que recolhiam 20% sobre a folha de pagamentos como contribuição previdenciária patronal, passaram a contribuir com uma alíquota fixa de 2% sobre o faturamento bruto, com eventuais perdas compensadas pelo Tesouro Nacional. A análise das desonerações (não só dos transportes) ressalta que uma das justificativas para essa política de desoneração da folha de pagamentos, implementada pelo governo federal, foi o aumento da competitividade das empresas e, por isso, é importante cuidar para que os benefícios da proposta não sejam apropriados somente pelos empresários, mas por toda sociedade. Ou seja, que a competitividade ganha não se restrinja ao lucro, mas chegue ao preço dos produtos e serviços, caso do transporte público de passageiros

5 comentários:

Luiz Vargas disse...

Por falar no cumpanhero Da Camino: qual é o período do mandato do cargo que exerce????
Por que até agora nenhum deputado da Assembléia Legislativa não fez nada para tirar esta tartaruga de cima do poste????

Campao disse...

Desculpe, Políbio, mas não entendi esse valor do LITRO do óleo Diesel que, se bem estou lembrado, é altamente subsidiado ai no Brasil.
O que me chama a atenção é que aqui nos USA, onde o Diesel sempre foi e é mais caro que a gasolina, esse produto está custando em torno de $ 4.00 por Galão, equivalentes a 3.8 litros. Portanto o diesel, mais caro que gasolina, custa aqui em torno de Um dollar por litro. Pode aí em Porto Alegre custar cerca de seis vezes mais? E com subsídios?

claudio disse...

O maior aumento de passagem de onibus foi dado pelo PT. Como o PT contra aumentos deram o nome de "Plus tarifario". Uma especie de "aumento nao contabilizado"...

Foi quando tentaram a desapropriacao das empresas de onibus. Como foi um fasco criaram o "plus tarifario"como compensacao. Parece que esqueceram deste fato. Olivio e Tarso eram prefeito e vice.

Anônimo disse...

Já está passando da hora, mas o passe livre para idosos e aposentados devem refletir numa 'compensação' nos impostos. Quanto aos aposentados devem ter reajustes compatíveis com contribuições pagas no passado e não serem 'sustentados' agora por pagantes de passagem. Temos que começar a cobrar um mínimo de vergonha do governo 'parasita'.

Anônimo disse...

Fortunati e PT é tudo farinha do mesmo saco! fortunati deu um tiro no pé ao criar secretaria esdrúxula prá primeira-dama.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/