Jorge Gerdau alerta para o rombo nas contas públicas do governo do RS. "O Estado ficará inviável", avisou.

- A matéria a seguir é da newsletter da revista Amanhã. É o que foi publicado de melhor e mais completo sobre a consistente palestra feita na Federasul por Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau e servidor público lotado junto ao gabinete da presidente Dilma Roussef, do PT. Tudo o que ele colocou na palestra é de extrema relevância.
“O Estado não vai aguentar”. Foi com essas palavras que o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, sentenciou o destino dos cofres públicos gaúchos caso não sejam tomadas medidas efetivas contra o déficit da previdência. Ele foi o palestrante desta quarta-feira (21) no encontro Tá Na Mesa, promovido pela Federasul, em Porto Alegre.

Se além de evitar um rombo ainda maior nas contas o governo gaúcho também quiser elevar seus índices de competitividade – o que Gerdau defende insistentemente –, a reforma obrigatoriamente passa, também, por logística e educação. Embora pareça pouco, tratam-se dos pontos mais complicados de serem modificados. "Estou preocupado com nossos filhos e netos e o futuro que deixaremos para eles", desabafou.

“É um processo que leva anos, mas tem que começar pela definição clara de onde se quer chegar. Poucos órgãos de governo sabem onde se quer chegar”, lamenta Gerdau. Ele garante que é por este caminho que a curva que hoje é descendente se tornará ascendente. “A sociedade precisa entender que o que vem sendo feito há dezenas de décadas precisa mudar”, sustenta.

Por estar diante do público gaúcho, Gerdau se ateve principalmente aos problemas do Rio Grande do Sul. "Devemos colocar como meta ser primeiros em educação, zerar o déficit da previdência e construir uma logística competitiva", elencou. Confira, abaixo, as principais percepções do empresário sobre os pontos nevrálgicos para o crescimento do Estado.

CLIQUE AQUI para ler mais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Porque o deus do aço da província gaucha, não detacou as medidas que traso tomou?

- criação de mais 2000 CCs além dos que já haviam
- decimos terceiro para CCs
- criação de mais duas estatais
- excesso de secretárias de fachada
- viagens a destinos infantís, enquanto nosso vizinho de cima vai a alemanha trazer a BMW
- cancelamento da rodovia do progresso
- boicotes as obras do cais mauá.
- impedimento da venda do banrisul ao Banco do Brasil
e por ai vão....

Anônimo disse...

OK, JÁ FOI FALADO ESCRITO E DIVULGADO CENTENA DE VEZES SOBRE A TERRÍVEL SITUAÇÃO DAS FINANÇAS ESTADUAIS, NINGUÉM FAZ ABSOLUTAMENTE NADA, O QUE SE VÊ É TODO OS MESES SERVIDORES QUERENDO CADA VEZ MAIS.
-------------------------
ATÉ 1998 OS SERVIDORES NÃO CONTRIBUÍAM PARA SUA APOSENTADORIA POIS ERA CONSIDERADO INATIVIDADE SEM CONTRIBUIÇÃO.
---------------------------
O MAIOR CÂNCER PARA AS CONTAS ESTADUAIS É AS APOSENTADORIAS INTEGRAIS, SE REGRA PARA OS SERVIDORES DOS 03 PODERES FOSSE IGUAL O INSS O PROBLEMA ESTARIA 50% RESOLVIDO, MAS NÃO AQUI NA BANANIA O SISTEMA DE GOVERNO É OLIGARQUIA CAPITALISTA ESTATAL, ONDE TUDO PASSA PELO ESTADO E OS SERVIDORES POR REGRA E COSTUME FAZEM DO ESTADO SEU CAVIAR...

Anônimo disse...

Políbio,

Outubro vai mostrar o "abismo" que o Brasil(incluindo RS) meteu-se!!

O PIB de 2012 corre sério risco de ficar abaixo de 1% e 2013 será menos!!

Outubro negro!!!

JulioK

Arno Edgar Kaplan disse...

Claro, apoiou os petralhas... Tá começando a se arrepender, o homem...

Anônimo disse...

Agente sabe, Sr. Gerdau, e Tarso também. Tarso se elegeu vendendo utopias para ter a "aposentadoria" com remuneração de exgovernador.

ESTA "APOSENTADORIA" TEM QUE ACABAR.

Aposentadoria no limite da tabela do INSS já é o suficiente.

Anônimo disse...

NÃO É MOLE NÃO !!!!

SR. GERDAU DANDO CONSELHO. SOCORRO!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/