O editor deste site abrirá o IP de opiniões anônimas que ofendam a honra de terceiros

O texto a seguir é do jornalista Tadeu Rover, do site Consultor Jurídico. Ao final, link abrirá para a sentença do juiz. O assunto é muito relevante, porque com freqüência leitores e pessoas atingidas por comentários postados ao final das notas de sites e blogs, acabam instaurando processos cíveis e criminais contra a editora ou o editor. Isto já ocorreu poucas vezes com o editor, mas nem sempre os juízes gaúchos aceitam seus argumentos, que o eximem de responsabilidade sobre opiniões de terceiros, mesmo anônimas, postadas no site WWW.polibiobraga.com.br. O editor publica o material, porque quer deixar claro que abrirá os IPs de todo leitor anônimo que for chamado aos tribunais para responder sobre suas opiniões. Leia a nota do Consultor Jurídico e acompanhe a sentença no link:

A Editora Brasil 247 está obrigada a identificar os leitores que, valendo-se do anonimato, inseriram comentários reputados ofensivos e abusivos ao banqueiro Daniel Dantas. A determinação é da primeira instância da Justiça do Rio de Janeiro, que atendeu pedido do banqueiro em ação contra o jornal eletrônico. Cabe recurso.

Na sentença do dia 13 de novembro, o juiz Thomaz de Souza e Melo determinou que a Brasil 247 forneça, em até 15 dias, os dados cadastrais referentes aos protocolos de internet (IPs) de 17 usuários, sob pena de multa diária.

Ele destacou que não julgou o conteúdo das mensagens, mas o direito da pessoa que se sentiu ofendida de saber quem são as que deixaram aquelas mensagens:
- Manter o anonimato dos autores das mensagens, além de cercear eventual direito de ação, vai de encontro à vontade do próprio legislador constituinte, quando dispõe no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

CLIQUE AQUI para ler a sentença.

15 comentários:

Anônimo disse...

a petralhada vai sumir aqui dos comentários...

melhor pra nos...

Anônimo disse...

Sacanagem não! Abrir primeiro o IP e depois dizer que não era isto ou aquilo o que se entendeu.

Primeiro provar que o texto é ofensivo a honra, depois abrir o anonimato.

O problema é que, quem detém o "CANHÃO", destruidor de vidas, NÃO SÃO OS ANÔNIMOS, mas sim a GRANDE MIDIA.

Surfista Prateado disse...

Muito provavelmente vai é acontecer o oposto do que imagina o anônimo acima... Basta pensar um pouco para entender o porquê.

Anônimo disse...

Isso é uma maneira de censurar a internet. Não é questão de ofender alguém. Sendo assim ninguém na internet dirá que o zé dirceu é chefe de quadrilha. Pq poderá ser processado. Ninguém dirá que um prefeito é corrupto e está com processo na justiça. INTERNET CENSURADA...!!!! a PARTIR DE HOJE NÃO EMITIREI QQ OPINIÃO NOS BLOGS. Os políticos assaltantes do dinheiro devem estar comemorando essa sentença tomando champanhe com o nosso dinheiro....

Marco Belotto disse...

basta apenas o Editor retirar a opção "anônimo" do site, e que cada um de maneira responsável responda por suas opiniões.

Anônimo disse...

Quem acompanha o Polibio sabe que os seus seguidores na sua imensa maioria sao pessoas qualificadas e que em momento nenhum ofendem a hora de seus comentados mesmo que alguns destes nao sabem o que honra a muito tempo.

Anônimo disse...

Acho que é isto que este editor tucano quer: falar apenas para os seus seguidores.

Anônimo disse...

RUBENS PAIVA, NADA, NADA "EDITOR"?????

Anônimo disse...

As "ofensas" contra os amigos do editor?


E as ofensas propaladas pelo editor e seus seguidores contra Lula, Tarso e Dilma Pessoa Física) e o PT (pessoa jurídica)?

As mais comuns por aqui.

Será que o editor vai ter peito de publicar?

bia disse...

correto polibio, pois leio ofensas de arrepiar contra tua pessoa sempre de anonimos que nao mostram a cara.. parabens e depois cadeia neles....

Anônimo disse...

Mas o que são ofensas? Dizer a verdade sobre os petralhas é ofender alguém? Comentar as maracutaias feitas por DIRCEU, JENOINO, LULA etc é ofender alguém? Estes estelionatários, larapios, safados que roubam diariamente os cofres públicos é que deveriam nos prestar contas e não o contrário. Ok - Realmente estamos vivendo um período em que o poste mija no cachorro.

Anônimo disse...

Sigilo e segredo, somente no governo. Olha só :


Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 7.845, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012


Regulamenta procedimentos para credenciamento de segurança e tratamento de informação classificada em qualquer grau de sigilo, e dispõe sobre o Núcleo de Segurança e Credenciamento.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 25, 27, 29, 35, § 5o, e 37 da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011,

DECRETA:

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1o Este Decreto regulamenta procedimentos para o credenciamento de segurança e tratamento de informação classificada em qualquer grau de sigilo no âmbito do Poder Executivo federal, e dispõe sobre o Núcleo de Segurança e Credenciamento, conforme o disposto nos arts. 25, 27, 29, 35, § 5º, e 37 da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.

Luiz Vargas disse...

Os quadrilheiro$ PeTralha$ dizem um monte de mentiras sobre nós quando dizemos um monte de verdades sobre eles.

Anônimo disse...

Lucina Genro pode mentir sobre Yeda que não dá nada... Zero Hora publica e não desmente.

Leandro Teixeira disse...

Ué? Quem quiser falar bobagem, que fale, mas assuma o que diz; não se escondam atrás do anonimato. Ou não acreditam no que dizem? "Honrem as calças que vestem", como diriam os mais antigos!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/