Pesquisa mostra avanço espetacular de Manuela (41,3%) sobre Fortunati (28,7%)


O respeitado Instituto Methodus, de Porto Alegre, disponibilizou nesta quinta-feira a sua mais nova pesquisa de intenções de votos em Porto Alegre, revelando que a deputada Manuela D’Ávila derrotaria facilmente o prefeito José Fortunatti, PDT, tanto no primeiro quanto no segundo turno. A pesquisa foi feita entre 15 e 18 de maio. Apesar disto, paradoxalmente, o prefeito Fortunatti ocupa a primeira posição, quando não são apresentados nomes aos eleitores e cada um indica quem bem entende. Em relação à pesquisa anterior do próprio Instituto Methodus, publicada no dia 27 de março pelo jornal Correio do Povo, houve um avanço espetacular de Manuela, porque naquela simulação o prefeito Fortunatti apurou a35,2%, contra 34,3% de Manuela. A pesquisa não revela o que mudou em apenas dois meses, mas a mudança de cenário é dramática e surpreendente – completamente anormal, já que nada de impressionante mudou no cenário eleitoral e político local.

. Na simulação mais provável, apresentados os nomes aos eleitores, o resultado foi o seguinte para o primeiro turno:
- Manuela D’Ávila, PCdoB: 41,3%
- José Fortunatti, PDT: 28,7%
- Paulo Borges, DEM: 9,.2%
- Adão Villaverde, PT: 5,7%
- Nelson Marchezan, PSDB: 3,9%
- Os demais candidatos possuem menos de 1% dos votos.


. Além de pontearem as pesquisas, Manuela e Fortunatti também registram baixíssimos índices de rejeição. A comunista ocupa a sexta posição, com apenas 16,1%. Fortunatti é o menos rejeitado de todos os candidatos, com 12,9%. A maior rejeição é de Adão Villaverde, PT, com 24,3%.

. Veja como se comportaria o segundo turno:
- Manuela: 50,7%
- Fortunatti: 38,2%


. No caso de pesquisa espontânea, sem apresentação de nomes ao eleitorado, a pesquisa indica clara vantagem de José Fortunatti:
- José Fortunatti: 9,9%
- Manuela: 45,9%
- Adão Villaverde: 1,3%
- Os demais candidatos apresentam índices inferiores a 1%.


CLIQUE AQUI para examinar todos os dados da pesquisa, inclusive gráficos, disponibilizados pelo Instituto Methodus. 

19 comentários:

Justiniano disse...

POA merece a burrice da dessa comunista baranga. Depois de Olivio et caterva durante 16 anos agora querem levar os comunistas. Os bovinos eleitores de POA merecem pastar nessa ideologia jurássica. Meus pesames portoburrenses.

Surfista Prateado disse...

Nada mais natural, no Estado que elegeu "O Exterminador do Futuro" e onde ainda tem gente que acha que foi bom negócio mandar a Ford embora.

Anônimo disse...

Quando eu falo que POA é uma cidade infantilizada alguns não gostam. Pelo jeito a confirmação disso se aproxima a passos largos.

Anônimo disse...

Como mulher, acho que é reação à postura machista dos concorrentes em relação à candidata. É o voto feminino indignado!!

Anônimo disse...

Aonde está o nome do zero a traço? Bambert de Logenzi do PSDB... o "religioso" kkkkk

marilia disse...

costumo ler sempre seu blog. hoje fiquei surpreendidissima. voce colocou em duvida, mesmo, a pesquisa methodus? ou foi apenas impressao minha?

Anônimo disse...

não entendi a vantagem do Fortunatti na espontânea...

9,9% ??

Anônimo disse...

Se o Ibope vende pesquisa para quem paga mais e com os dados bem manipulados para contentar o Judiciário com uma metodologia supostamente honesta, porque outros institutos não podem fazer o mesmo? Depois, pra onde gritarem (isto é, induzirem) a boiada dispara e ninguém segura mais...

Álvaro Puglieiro Troviscal disse...

Quando a campanha iniciar e os tempos de tv foram definidos, tudo vai mudar, como sempre mudou.
E, cá para nós, voto de mulher indignada, na Manuela, por um suposto machismo, é o mesmo que fizeram os eleitores do Tiririca.
Por fim, a bem da verdade, nosso ex-vice-Prefeito tem feito uma administração horrivel e desastrada, e a Manuela não tem trabalho algum por Porto Alegre, apesar do tempo de Congresso.

Anônimo disse...

Methodus??? esse instituto que se vende a preço de bananas, que faz qualquer jogo antes das eleições e na vespera divulga numeros diferentes dos que sempre vinha divulgando, só para dizer que acertou? como tem eleitor que acredita nisso?? o Mesmo instituto que divulgou o PSDB na frente em Santa Maria, onde é sabido que deve haver conscenço??? Abram o olho.

Werner disse...

Esta pesquisa é uma clara mensagem a todos aqueles produzem e sustem POA que é hora de sair da inercia, abriar a boca e fazer campanha contra esta comunistinha de shopping center.

Se em 97 tivessemos sido mais engajados na campanha, não teríamos deixado o Exterminador e o PT-RS afundar este estado, o que levará uns 50anos pra recuperar o que foi destruido.

O RS e POA não têm mais tempo a perder! Já gastamos todos os cartuchos com Collares, 16 anos de PT e cia

Anônimo disse...

olha, sou do interior e quando vou a Porto Alegre tenho a percepção de que 85% da capital é composta por servidores públicos... tem pouquíssimos bons servidores e o resto esta ali para mamar na teta do governo. Sendo assim, Manuela é a candidata certa para perpetuar essa mamata toda... com os outros candidatos, os públicos correm o risco de PENSAR em trabalhar.
Por isso a Manu ganha.
Gostaram ???

Anônimo disse...

- Essa tal de pesquisa da Methodus e publicada no CORREIO DO POVO, pra mim não serve, uma vez que o CP está do lado dos governos do PT (Estadual e Federal), basta ver o que eles escrevem e a coluna do tal de Juramir Machado da Silva (eta PeTista nato, raivoso, sem ética, sem "credibilidade" como dizem nos noticiários da rádio e além do mais o jornal é impresso num papel fedido, fotografias saem mal, suja as roupas da pessoa e mancham poltronas, toalha de mesa etc. Eta jornalzinho MARROM.
Alfredo

Anônimo disse...

Tem cheiro de treta.O Correio do Povo pertence a um Partido de uma Igreja que por sua vez apoiou Fortunati. Como a empresa vai informar uma pesquisa que foi contra seu candidato.

Anônimo disse...

cara bonita e corpo de gata, ganham eleição?

Anônimo disse...

Os CC'S estão com medinho de perder a teta! Chega de sugadores, Dale Manu!

Anônimo disse...

É bom o Wambert começar a rezar pra que alguém lembre que ele existe na próxima pesquisa.

GLAUBER DOS SANTOS disse...

um dos ANONIMOS falou "CORPO DE GATA??" só se for de garota propaganda de uma revenda de BRITA (pedra), pelo que sei era seu apelido na UNIVERSIDADE.
Vamos falar sério concordo que quando começar o debate os competentes vão deslanchar.

Paulão disse...

Tenho dificuldades de entender alguém votando em Manuela D'Ávila ou em Paulo Borges, ou até mesmo em Marchezan Jr, este muito bom de discurso, apenas. Onde estão seus projetos e capacidades administrativas? Quem confia em alguém que não esquenta o banco para onde é eleita e só pensa em concorrer para prejudicar o andamento de obras e serviços que estão sendo realizados no munícipio, às claras e à vista de todos,apenas para satisfazer sua insaciável sede pelo poder. Sendo eleita Manuela dificilmente irá abrir espaços para a Ana Amélia concorrer ao governo do Estado pois ela irá querer ser a candidata após 2 anos de Prefeitura o que para ela já é muito por não saber o que fazer lá. Esses mesmos universitários recem ingressados no ensino superior e que tem a tendência de seu voto em Manuela, odiarão o comunismo/socialismo quando estiverem formados e batalhando por colocação no mercado de trabalho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/