Reestatização da YPF joga Europa contra a Argentina. Repsol acusa: "Expropriação tenta ocultar a realidade social e econômica do País".

- A expropriação das ações da espanhola Repsol no controle da empresa petrolífera argentina YPF, que com isto foi reestatizada, produziu reação imediata na Europa e nos Estados Unidos. A declaraçãomais procedente sobre o caso é do presidente da Repsol, Antonio Brufau, que vai a seguir. O governo espanhol reagiu indignado e ameaçou com retaliações. Uma missão da União Européia à Argentina foi cancelada. O governo populista de Christina Kirchner volta a adotar o velho modelo portenho de buscar inimigos externos para unir o povo, como fizeram antes os militares no caso das Malvinas. Leia o que disse o presidente da Repsol (a Repsol está no Brasil e é sócia da Refap, em Canoas:

A través de levantar la bandera de la expropiación y buscar un responsable en YPF se oculta la realidad”, dijo el presidente de Repsol, Antonio Brufau. Y aseguró que su grupo pedirá "una compensación a través del arbitraje internacional", que estima será de 10.500 millones de dólares.

Acompanhe melhor o caso (clique em cima dos endereços e leia tudo agora mesmo):
Argentina - www.clarin.ar
Espanha - www.elpais.com

13 comentários:

Anônimo disse...

A Argentina vai invadir as ilhas Canarias...

Anônimo disse...

Estamos no mesmo caminho com Dilma.

A máquina pública incha, a SELIC reduzida artificialmente, a lei de responsábilidade fiscal será praticamente revogada mes quem vem no Senado...

Ea corrupção, marca do governo Lula, está fora de controle.

Só falta o Ministério público ser aparelhado, pois o judiciário já foi.

Anônimo disse...

Políbio.

Necessário pelo menos um reparo na tua matéria.
A Repsol não mais têm interesse na Refap, agora 100% Petrobrás.
Graças a Deus !!!

Anônimo disse...

esse eh um caso tipico onde quero que os dois envolvidos se explodam...

sinceramente, não da pra tomar lado na torcida nessa disputa...

a Petrossauro que se cuide...

Luiz Vargas disse...

Esse filme eu já vi!
Está nascendo na Argentina uma Hugo Chavez que faz xixi sentada e usa saias.

Anônimo disse...

Tenho pena dos argentinos (aqueles que nao votaram nos Kirchner, quem votou merece)!

Anônimo disse...

Essa é a sina dos países populistas da América Latina, que cada vez mais se parece mesmo é com uma imensa latrina ...

Bem feito para os argentinos imbecilizados que, a exemplo do Brasil, caem nas vigarices do populismo caudilho que se revigorou na região !

Quero ver quando os países civilizados e ricos do 1º mundo se derem conta do quão arriscado é para suas economias se instalarem nessas republiquetas bananeiras !

Anônimo disse...

Bons tempos de PERON! É o que dizem os argentinos. Naquela época fizeram o que o Lula/Dilma estão fazendo, distribuindo dinheiro para todo lado. Pior para nós é que a distribuição se dá por corrupção.

Coitados dos que agora estão nascendo no Brasil, vão pagar a conta.

ChorbaMatrix disse...

Esta certa a Presidente Christina. Afinal os Espanhóis são exploradores ou investidores?

O Editor pode se aprofundar e responder este FATO, pois ao publicar a nota deve ter certeza do que fala.

No Brasil alguns pedágios foram "arrematados" por Espanhóis e o que de novo é feito?

Dizia Colombo:
.
Colombo não descarta a possibilidade de os espanhóis serem considerados de "origem divina" pelos nativos, o que daria uma boa explicação para o medo inicial e seu desaparecimento diante do comportamento indubitavelmente humano dos conquistadores. Os espanhóis foram considerados deuses: os índios associaram-nos com a paruzia dos deuses (vinda dos deuses sobre a terra) e, por isso, aceitaram pacificamente a dominação dos espanhóis. Colombo assim se expressou ao se referir à religião do índio: "São crédulos, sabem que há um Deus no céu, e estão convencidos que viemos de lá....Um dos índios que vinham com o almirante falou com o Rei dizendo-lhe que os cristãos vinham do céu e andavam à procura de ouro".
.
Afora os milhares de Índios eliminados, assassinados.
.
Jorge Alencar Chorba
chorbamatrix@gmail.com
http://chorbamatrix.blogspot.com/
(51)8248.7835

ChorbaMatrix disse...

Bem antes de o homem branco europeu chegar por estas terras, o índio tinha suas normas morais e seus ritos religiosos. Ele respeitava a si próprio e aos demais, à mãe Terra, à água, à Lua, às estrelas, ao Sol. Os espanhóis chegaram e impuseram a sua religião: em uma das mãos, a cruz do Cristo europeu, simbolizando o poder da Igreja, na outra, a espada para a conquista.

Anônimo disse...

Bem feito - socialistas espanhóis expoliados por peronistas argentinos. Vão reclamar pro bispo de Bragança.

Anônimo disse...

Chorba veio de outro planeta rescentemente. Mas, antes disto, quando habitava na terra não percebia que retirou espaço dos jacarés, cobras e mil outros bichos que aqui existiam, desde os tempo da arca de noé.

Anônimo disse...

Mas como tem anta dando opinião. Pegam na história mas nada sabem sobre ela. Quem viver verá. A Argentina, mesmo expropriando o bem alheio, vai a banca rota, mais uma vez. E merece.Quem viver, verá

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/