Saiu do porto, "bomba atômica" de óleo ascarel depositados ali há dez anos pela CEEE. Onde estão os outros depósitos?

Se decidir abrir inquérito, a Polícia do RS chegará um pouco tarde no Cais do Porto de Porto Alegre para investigar quem enfiou ali mil litros de óleo ascarel, que ficaram 10 anos estocados nos armazéns refrigerados. A Delegada Elisangela Reghelin, da Delegacia do Meio Ambiente, é quem trata da área, mas não se manifestou sobre o assunto.

. O ascarel é altamente cancerígeno e carcinogênico.

. Quem enfiou o óleo no porto foi o Presidente da CEEE no governo Olívio Dutra, Vicente Rauber. A CEEE era a maior usuária do ascarel, utilizado para refrigerar transformadores e capacitores.

. No Brasil, o descarte só é possível na Rhodia, no Rio, mas o transporte envolve riscos inaceitáveis.

. O ex-superintendente da Superintendência dos Serviços Portuários, Vanderlan Vasconcelos, abriu licitação e mandou tudo para a Finlândia, ao custo de R$ 127 mil. A carga foi embora esta semana.

- O jornalista Vitor Vieira (WWW.videversus.com.br ) denúncia há alguns anos a existência de depósitos fantásticos de ascarel descartado em valas do lixão industrial da Utresa, Estância Velha, depositado num gigantesco trapézio de lixo industrial, que tem a altura de um prédio de 10 andares. A própria CEEE não depositou todo o ascarel nos armazéns do porto, mas não quer falar sobre o assunto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Políbio, por favor, vamos escancar esse assunto GRAVÍSSIMO, pois é inacreditável que ATÉ AGORA nenhuma autoridade responsável tenha cobrado informações da CEEE e, mais grave ainda, não tenha feito investigações nos locais onde estavam e estão depositados o referido material cancerígeno!

Pergunto: há deputados da "oposição", membros do Judiciário e a inmmprensa ou mídia fuçando no assunto de VITAL importância para TODOS nós, bem como para a proteção de todas as formas de vida, sejam, estas, racionais, sejam irracionais!

Por favor, caro Políbio, ofereça-nos mais dados e informações acerca deste assunto GRAVÍSSIMO, além, é claro, de nos manter informado acerca das ações ou INações da "oposição" e das autoridades e instâncias legais responsáveis e dos governos esquerdopatas e SUAS empresas (Ou alguém, aqui, é tão ingênuo que ainda acredita que a CEEE, a exemplo de outras empresas públicas, pertence mesmo ao contribuinte do estado do Rio Grande do Sul), respectivamente!

Grato, caro Políbio!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Caro Políbio:

Os maiores depósitos de óleo ascarel situam-se em Triunfo - RS e lá foram escondidos pela CEEE e pela AES Sul.

Não é por acaso que o Município de Triunfo ostente um dos maiores índices de incidência de Câncer.

Um corajoso médico de Triunfo denunciou o caso, mas parece que tudo morreu na surdina.

Enquanto isso, o ascarel vem causando um aumento espantoso de casos de câncer.

Com a palavra os Doutores do Meio Ambiente e da Medicina.

Anônimo disse...

Sr Polibo Braga:

O assunto é por demais sério para ficar na mão de petralhas.
É o que digo onde GAÚCHO POLITIZADO PISA NÃO NASCE GRAMA TIRIRICA.

Saudações

Anônimo disse...

Podem achar piada, mas o melhor pastel que vendiam num bar de um posto em São Borja (hoje nem existe mais), era frito em óleo de ascarel (retirado de transformadores da CEEE). Quem me contou essa foi um caminhoeiro que comeu o dito pastel que deixava a massa crocante, e foi descobrir no interior de São Paulo quando comentou com outros caminhoneiros que pastel bom era aquele de São Borja, e um dos caminhoneiros paulistas disse que tinha descoberto o segredo do tal pastel,quando teve um caso com uma funcionária do bar, ficou retido dez dias na cidade porque quebrou o caminhão e, prometeu guardar segredo, mas como voltou esses tempos para São Borja e soube que o dono do bar já tinha morrido, resolveu contar.
Portanto a CEEE deve ter vendido o óleo pros pasteleiros, por isso sumiu dos armazens.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/