Anvisa está a um passo de acabar com a produção de fumo no Brasil

O RS é o maior produtor brasileiro de fumos, respondendo pela metade de toda a safra.

. Além do RS, apenas Santa Catarina e Paraná também plantam.

. 85% de toda a produção é exportada.

. Pelo menos 100 mil famílias, apenas no RS, vivem do cultivo, que envolve poderosa cadeia de agronegócio, sobretudo industrial.

. Neste momento, a Anvisa ultima audiências públicas para impor restrições ao comércio e proibir misturas aos fumos dos tipos Virginia e Burley, basicamente a totalidade do insumo usado para fabricar cigarros.

. Se fizer isto, o RS terá terríveis problemas na sua economia e enfrentará um caos social nas zonas de produção.

. O editor conversou segunda e terça-feiras com o Deputado gaúcho Jerônimo Gorgen, que está preocupadíssimo com a velocidade com que a Anvisa poderá editar uma resolução e acabar com a cadeia produtiva do fumo no Brasil.

. Milhares de agricultores, trabalhadores da indústria e empreendedores e trabalhadores de todas as áreas da economia, serão lançados na miséria de uma hora para outra.

- Nesta terça-feira, a Anvisa realizou audiência pública em Brasília para decidir se impõe restrições pesadas desde agora, inviabilizando o setor, ou se fixa regras de transição para a reconversão das lavouras. 

Abaixo, entrevista sobre o assunto.

24 comentários:

Anônimo disse...

Esses agricultores que plantam esse veneno, que vão plantar batatas...

Anônimo disse...

O que diz o poeta?

Anônimo disse...

Não tem mais nada para plantar em Santa Cruz do Sul e região?

Anônimo disse...

Eu não fumo, contudo este é um comércio legalizado que gera empregos formais para familias que plantam. As pessoas que fumam deveriam continuar tendo locais separados e ter seu direito respeitado.
O governo através da Anvisa deveria se preocupar com crack e maconha, afinal tudo o que gira no comércio desses dois produtos é ilegal. Escraviza familias em morros, e o poder público não faz absolutamente nada. Nada acontece com quem consome a droga. Cada vez temos menos fumantes e mais usuários de drogas ilicitas por vaidade ou idiotice. Tem alguns defensores de drogas livres que ainda querem comparar beneficios. Na minha opinião nem uma delas tem algum beneficio para saúde. mAS LEGAGALMENTE eu fico do lado de quem planta o fumo.

Fernando disse...

Sou o mais velho de três irmãos, tenho 38 anos. Tenho um irmão de 35 e uma irmã de 30. Perdemos nosso pai com míseros 45 anos, vítima do câncer de pulmão. A família do meu pai nunca teve histórico da doença, mas meu pai fumava desde os 15 anos. Perdemos um tio, irmão do meu pai, com 53 anos. Um câncer na língua que se alastrou pelo corpo. Além do cigarro, nosso tio gostava do cachimbo. Nossa mãe tem 63 anos e sofre de enfisema pulmonar. Vive sob os cuidados de quatro enfermeiras que nós pagamos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Graças a Deus eu e meus irmãos somos todos muito bem sucedidos profissionalmente(Sou engenheiro e empresário, meu irmão é juiz e minha irmã é arquiteta e empresária) e nosso pai deixou uma muito boa pensão e patrimônio. Nossa mãe tem todo conforto para ter um final de vida mais digno. Mesmo assim é doloroso, depois de termos perdido nosso pai tão cedo, ter perdido tantas experiências que outras pessoas puderam ter com seus pais e nós nunca tivemos, agora temos que ver nossa mãe definhar, magra, tossindo sangue, respirando com oxigênio, falando o tempo todo que quer morrer. Daríamos TUDO o que temos para poder voltar no tempo e termos nosso pai, nosso tio, nossa mãe saudáveis e aqui conosco. Com seus netos, com seus filhos, com suas noras e genro. Carros, apartamentos confortáveis, casas em garopaba, viagens, padrão de vida. Ao deputado Jerônimo Goergen, o portfólio econômico pode ir para o raio que o parta! Esta gente que produz este lixo só vai perder a lavoura. Vão plantar soja que é muito bem aceita pelo mercado. Nossa família perdeu muito mais que uma plantação. E segue perdendo!!

Aquiles disse...

O que a maioria dos ingênuos (para não dizer burros mesmo) não sabem é que os próceres do anti-tabagismo não querem na realidade acabar com o fumo e com o cigarro.

O buraco é bem mais embaixo.

O que os iluminados da Nova Ordem Mundial querem é lentamente conduzirem a manada de bestas ignorantes para as drogas mais pesadas, começando com a maconha, que é fumada. É cientificamente comprovado que a maconha é somente o 1º degrau rumo ao consumo de drogas pesadas, como cocaína, crack e ectasy.

Um povo drogado é um povo fraco e burro, mais facilmente dominado e docilizado. Sem falar de imbecilizado. Não é a toa que os comunistas são ferrenhos defensores das drogas, são o extremo exemplo da imbecilidade humana.

Anônimo disse...

Quem quiser ter uma avant-première do futuro totalitarismo petista deve observar os movimentos dessa nauseabunda entidade. "Enganchada" num mandamento da não menos nefanda "prostituição cidadã", o de que "a saúde é direito do povo e dever do estado", os companheiros dão largas aos seus instintos carnívoros. Produzem portarias, decretos, resoluções, no afâ de tudo controlar. Quando se desmascara sua profunda incompetência, como ocorreu no caso das próteses de silicone francesas, emulando seu mestre, dizem: "A ANVISA foi enganada!Fomos iludidos". Desnecessário dizer que não é por amor ao povo que se lançam eles com tanto ardor à opressão. A opressão é seu objetivo final! À maneira das nuvens de gafanhoto, arrasarão tudo aquilo que lhes estiver ao alcance, como o Rei "Mirdas", tudo aquilo em que tocarem vai transformar-se em...bem, não será em ouro... Têm certeza que, acabando com as lavouras de fumo e jogando seus donos na miséria como, aliás, já o fizeram em Roraima, estarão um pouco mais perto de acabar com o capitalismo no mundo!

Anônimo disse...

mas batatas só da para comer..

Anônimo disse...

A Anvisa é um entulho burocrata estatal.

Anônimo disse...

É MINHA GENTE, A ONU MANDOU TÁ MANDADO... VIVA A DITADURA MUNDIAL QUE ESTÁ SE FORMANDO... VÃO PROIBIR O CIGARRO E LIBERAR A MACONHA (PARECE CONTRADITÓRIO MAS NÃO É)

VAMOS ACABAR COM TODOS OS FUMANTE...AS FUMAGEIRAS QUE VÃO PRODUZIR NO PARAGUAI.. DEPOIS NOS IMPORTAREMOS OS CIGARROS.

Leila disse...

Prezado Políbrio,
Os diretores desta tal ANVISA estar arrumando uma grande mala para o caixa 2. O Agnelo sabe explicar como se faz.
Com certeza a Souza Cruz e outras mais vão fechar o acordo.

Anônimo disse...

Um absurdo a maneira como estas coisas acontecem no Brasil
De repente, algumas “cabeças” tomam uma decisão, e a colocam em prática sem considerar as conseqüências.
Agora, a questão primeira não é se o fumo prejudica a saúde, porque isso já está mais do que provado que sim.
A questão é o que vai acontecer com estas 100.000 famílias.
Há algum plano para tapar este buraco ou eles vão virar “Sem Lavoura”?

Anônimo disse...

Fernando das 18,08. Meu pai fumou desde os 7 anos, os adultos empurram o cigarro na boca dele bem criança. Morreu cedo por causa desse vício maldito. Políbio, se alguém guiser ver o mal que esse vício causa, é só visitar o hospital Stª Rita da Stª Casa de Porto Alegre, ali as pessoas tomadas pelo câncer de pulmão e tudo de horrível que o cigarro causa, e ainda se vê alguns doentes fumando. Os agricultores do fumo, bem, sabe lá...vão plantar batatas que dá mais lucro.

Anônimo disse...

Com o grau de informação contemporânea, nenhum fumante pode dizer que desconhece os riscos que corre.

Fumar é um ato de livre-arbítiro.

Anônimo disse...

Ué, o pessoal de Santa Cruz do Sul votou em peso na Dilma, agora aguentem a miopia petista. E pensar nos bilhões gastos para incentivar a indústria de cigarros e a lavoura de fumo. Quem vai gostar dessa medida estúpida são as regiões onde se permite produzir fumo. Mas não surpreende a medida, o pt adora levar miséria para as regiões (lembrem da expropriação de terras para "índios" e "sem terra").

Anônimo disse...

A ANVISA foi aparelhada pela esquerdalha e transformada numa agência ditatorial oblíqua.

Anônimo disse...

Eu fumo mas não trago.

Quem traz ... é o traficante.

Anônimo disse...

São contra o fuma e vivem falando em liberar a maconha, dá para entender? Não sou fumante e sei os males que o fumo causa ao organismo, no entanto, acredito que fumar é uma escolha. É o velho livre arbítrio que faz parte da condição humana. Daqui a pouco até o vinho vai ser satanizado por causa dos problemas relacionados ao alcoolismo. Vão fazer o que, proibir o padre de usar vinho na missa?

Paulo disse...

Certo, querem proibir o plantio do fumo por aqui, certo? Mas aposto que as importações vão aumentar e muito. Creio que aquele paraíso na terra chamado Cuba vai ser um grande exportador de cigarros, cigarilhas e charutos que os "cumpanheiros" tanto apreciam.

Anônimo disse...

Com todo o respeito as pessoas que são contra o cigarro, hoje só morrem pelo uso do mesmo quem quer, estou com 57 anos e lembro quando guri os mais velhos diziam homem que não fuma é (fresco) o mesmo que viado, fumei dos vinte a os trinta anos, prá sorte minha não adiquiri doenças, sou contra o tabagismo mas reitero o vicio é opcional e o fumante deveria pagar um seguro saude incluso no cigarro, desta forma esvaziaria parte das filas do inss. edus

Anônimo disse...

As lideranças políticas de Sta Cruz ( PTB e PT )fazem jogo duplo. Discursam a favor dos plantadores de tabaco e dos trabalhadores das indústrias em Sta Cruz, e em Brasília apoiaram a Convenção Quadro. Vide o comportamento da então dep federal Kelly Moraes,hoje Prefeita Neiva Teresinha Marques, e dos petralhas quando das " negociações" e implantação da Convenção Quadro. O povo merece os políticos que elege.

Anônimo disse...

Os agricultores não são culpados pelo vício dos fumantes. Os fumantes compram porquê querem, e se adoecerem e morrerem, foi uma escolha de livre-arbítrio.

Os mesmos afetados que afirmam idiotices quanto aos agricultores, tratando-os quase como criminosos, por um dever de coerência devem ser a favor da pena de morte e execução sumária para os traficantes de drogas pesadas, que podem matar por overdose na 1ª utilização.

Kafka disse...

Concordo com a Leila isso não passa de achaque... E fica o povo defendendo ou condenando o plantio de fumo... kkkk Esse governo tá preocupado com a vida de seu povo... Parem de peder tempo... eles só querem din pro caixa do partido...

Anônimo disse...

essa Anvisa criada no governo de Fernando Henrique Cardoso,n passa de uma palahçada,proibe umas coisas q n tem sentido,e o q eles deveriam combater eles n combatem q é o CRAK,quero ver eles enfrentar os traficantes,armados até os dentes,mais se importa com ervas medicinais,com os produtos fitoterapicos,isso é um absurdo,e a equipe q eles mandam ir no teu comercio,acompanhados da policia civil,os caras deitam e rolam,até sebo de carneiro eles condenam,mel de abelha,vinho de jatobá, e etc,eu nunca ouvi falar q esses produtos matasse alguém,pelo contrario,só faz o bem,então cheguei a conclusão q eles são do mal,só q o mal do povo e o bem delesn tão nem ai para o povo,se tivesse eles se preocupavam em combater o crak,o alcool,quem tem registro p vender livrimente,são uns hipocrítas isso sim,falsos moralistas,usando o nome da saúde do povo,só querem é dinheiro,dinheiro e mais dinheiro,eu se podesse acabaria com essa Anvisa,pois odeio o trabalho deles,são metidos donos da verdade e do mundo,se acham acima de tudo,arrogantes e metidos,só o povo vendo e passando pelas mãos deles p ver o q falo e o q sinto,quando eles cismam contigo só Deus,te persegue até te derrubar de vez levam tudo teu do teu comercio,mesmo q n seja proibido,só por puro prazer te de faz mal e te humilhar,e mostrar serviço p a população e o chefão deles,são terriveis e cruéis,pode acreditar .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/