Saiba por que razão o RS é o Estado no qual a população menos cresce

A população do RS, que é de 10,7 milhões de habitantes, chegará ao pico de 11,3 milhões de habitantes em 2030 e a partir daí começará a cair, até chegar a 10,5 milhões em 2050, número inferior ao registrado em 2010 pelo IBGE.

. A taxa de crescimento populacional gaúcha é defoi de apenas 0,49% ao ano na década passada (2000-2010), bem abaixo dos 1,17% ao ano da média nacional.

. Estes dados foram levantados pelo jornal Valor, em reportagem de Sérgio Bueno.  Ele ouviu vários especialistas. Um deles, Pedro Zuanazzi, da FEE, chamou a atenção para o crescimento da população idosa, que na década passou de 7,2% para 9,3% da população, devendo chegar a 24,8% do bolo em 2050. Outro entrevistado do jornal, o pesquisador José Ribeiro, do Ipea, avisou que o governo terá que investir mais pesadamente em saúde, previdência e reorganização urbana, sobretudo transporte mais adequado, visando atingir os idosos. A partir dos 60 anos, as pessoas apresentam necessidades distintas, perdendo parte da suaantonomia.

- Os governos estaduais tentam ajustar o perfil da sua previdência pública, que na verdade nem existe, mas setores corporativos do funcionalismo e líderes políticos da vanguarda do atraso impediram qualquer mudança.

CLIQUE AQUI para saber as razões do baixo crescimento populacional do RS.

8 comentários:

Anônimo disse...

O estudo só confirma a tragédia anunciada. Após sucessivos governates muito ruins e incompetentes, o futuro chegou e encontro o RS despreparado. Com esse panorama, os empresários certamente planejarão a expansão de seus negócios em outros estados, já que teremos falta de profissionais. É isso aí gauchada, nosso voto cavou nossa cova. Para reverter a situação do estado, precisaríamos eleger administradores competentes, com visão e projetos de longo prazo, apesar de achar que nosso voto não é confiável e que nossos políticos são medíocres. Chega de camisetas do Che Guevara, das bandeiras cubanas, do fórum social, das ideologias preguiçosas. O estado não fez o que prometeu, afundou-se em dívidas, tornou-se inviável e a gauchada se iludiu, esperando o impossível. Que Deus mantenha nesse estado os teimosos e pacientes empresários e os bons profissionais que ainda nos restam.
Não aprendemos nada. Reclamar não adianta.

Anônimo disse...

A população está cada vez mais idiotizada. Imagina esta gente procriando?

Anônimo disse...

Este pessoal faz cálculos pra décadas futuras,com dados baseados no passado. Mas,esquecem que vivemos em um mundo que tem se transformado décadas em apenas um ano. As regras que baseiam os cálculos deles já não vale nada pra hoje,imagina se valerá pra daqui há dez,vinte anos?! A diminuição de nascimento é consequência coisas que já estão no passado,que eles contam seguir evoluindo da mesma maneira,de modo que daqui há 1,2 décadas vai ser isso,ou aquilo. Só que com a mudança geral no mundo,quem pode prever se daqui há cinco anos não haverá uma super-guerra,por exemplo,que muda tudo ao redor? Ou que essas crises vão se acentuarem tanto que as populações do mundo vão estarem distribuídads como estão hoje?

Anônimo disse...

O estado não cresce porque não há opção. Não existe riqueza, não há investimento, não há vontade política. Nossos profissionais estão migrando. Existe uma máxima que diz: A vida começa depois do Mampituba!

Anônimo disse...

Só pra citar dois governos recentes e desastrosos para o estado: Olívio e Collares. São 8 anos perdidos. O do Olívio resultou em fuga de empresas e do Collares nada foi feito pelo desenvolvimento do estado. Quem tentou alavancar o crescimento do RS, foi o gov.Brito, mas a quadrilha do mensalão atacou tanto, como fez com o gov.Yeda, que o gaúcho politizado elegeu Olívio O Exterminador do Futuro. Tenho 3 filhos, 2 sairam do estado, foram prá SPaulo e Paraná, conheço vários jovens récem formados em curso superior que se mandaram do estado, pq aki não tem futuro. Agora com essa vanguarda do atraso será pior.

Anônimo disse...

Enquanto os "politizados" elegerem os milagreiros, os demagogos, os enganadores, aqueles que enxergam 04 anos pela frente (proxima eleição) continuaremos cada vez mais distantes do progresso, do bom emprego, de saude, educação e segurança.

Anônimo disse...

Tem gente aqui fazendo um esforço danado de dar a entender que vamos ficar só com os cabeças de bagre,no entanto milhares saíram pro centro-oeste e nem por isso nos enterramos vivos. Graças a Deus temos aqui, povo capaz em favor do Rio grande e ainda sobra pra outros lugares onde se necessite de gente capacitada.

Anônimo disse...

Há algo de bom nisto:
menos PeTralhinhas botocudos virão ao mundo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/