Entenda melhor o alcance da nova crise econômica global que vem aí

Numa entrevista que o editor promoveu pelo seu iPhone, eis o que disse o economista e ex-secretário da Fazenda, Aod Cunha, ao analisar a nova crise econômica global que se avizinha com velocidade:
- A Europa esgotou seu crescimento no modelo anterior e crescerá menos ao longo dos próximos 20 anos. É o final de um ciclo, mas a Ásia continuará avançando sob a nova dinâmica. A crise de 2008 não foi debelada e mostra sua cara mais cruel na Europa, que envelheceu e não consegue se financiar. Na Europa, o Estado não tem dinheiro para salvar a economia. A Europa crescerá, mas muito menos.

. Em outro trecho da entrevista, o diálogo foi o seguinte:
- E o Brasil ?
- O câmbio ruim tem sido compensado por exportações crescentes de commodities, mas com problemas na Europa, EUA e talvez na Ásia, esses mercados refluirão. Neste caso, o Brasil terá problemas.  O Brasil precisa se antecipar e adotar medidas de austeridade. 
- E o que vai acontecer a longo prazo?
- Repito o que dizia Keynes: "A longo prazo, a única coisa que sabemos é que estaremos todos mortos".

CLIQUE AQUI para ouvir outra entrevista de Aod Cunha sobre o mesmo assunto, mas mais completa e extensa. Ele falou para a Rádio Gaúcha, nesta quarta de manhã.

MERCHANDISING
Hospede-se no Vila Ventura neste final de semana

Neste final de semana, o Vila Ventura, 25 minutos de Porto Alegre, Viamão, oferece preços de standart até mesmo para suas suítes master e apartamentos de luxo. O hotel boutique tem 28 apartamentos, quatro dos quais são temáticos. A suíte sai para lago e tem decoração rústica. A área verde vai a 105 mil metros quadrados, com grutas com piscinas térmicas, quadras esportivas, pista para caminhada, arvorismo. Reservas: (51) 3045-9000 Conheça mais:  www.vilaventura.com.br.

6 comentários:

Anônimo disse...

Com esta administração PTRALHA e sabedores de que nós seremos eles amanhã, só nos resta a frase de Keynes.

Anônimo disse...

meu caro, Polibio...

eh triste e paradoxal ter que dizer isso, mas uma quebradeira - ou uma chacoalhada das boas na economia - teria grandes chances de ser a salvação do pais...

do jeito que o brasileiro eh acomodado, ele vai vivendo nesse "empurra com a barriga" tranquilamente...

fazer protestos?

da muito trabalho, e o verão esta vindo ai, o negocio e saber se vai dar praia no dia seguinte...

Anônimo disse...

Caro Polibio,
Recomendo ao respeitado Aod Cunha e as pessoas de um modo geral que no Brasil parecem sempre torcerem pela quebra dos EUA e da Europa, que sem eles e como s eo Brasil desse um "tiro na cabeca" pois morreria rapido de inanicao com sua infra-estrutura de quarto mundo e sua corrupcao endemica que ja atinge a todas as instituicoes que caem de podre! Sugiro a leitura do Financial Times desta semana que mostrrou em pagina inteira o ja declinante modelo do que eles chaman de "Lulismo" com sua politica clientelista e de tentativa fraudulenta d etrazer a tona uma classe de pessoas sem a menor condicao economica e para o provavel estouro de uma seria bolha de credito no Brasil!
Outro fato e que enquanto na Europa os governos todos sentam a mesa para discutir severos cortes orcamentarios, no Brasil a festanca e a gastanca junto com a roubalheira para eventos totalmente desnecessarios como Copa do Mundo e Olimpiadas so estao comecando, o que devera levar alona bem rapido as financas publicas!!!
Pois eu confio muito mais no Continente Europeu do alto dos seus 2000 anos de historia e de reveses conquistados como a superacao de 02 guerras mundiais do que a conversa fiada de um Brasil prsopero que a decadas engana "geracoes e mais gercaoes" como enganou a minha! Felizmente sou cidadao Italiano e vivo na Europa "esta que querem ver quebrada" ! We shall see!!!

Anônimo disse...

Enquanto isso, "a nova classe média brasileira" segue feliz, gastando o que não tem, rumo ao abismo.

Anônimo disse...

Keynes era um esquerdalha!
Ele dizia isso justamente para justificar o intervencionismo perdulário estatal.

Luiz Vargas disse...

Complementando a frase de Keynes:
"A longo prazo, a única coisa que sabemos e que estaremos todos... e os PeTralhas cada vez mais podres de ricos".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/