"Modelo lulista" de economia pode estar no fim, diz Financial Time

O modelo de crescimento econômico brasileiro estabelecido no governo do presidente  Lula (2003-2010) pode estar chegando ao seu limite, segundo adverte reportagem publicada nesta quarta-feira pelo diário econômico britânico Financial Times. "Mesmo com o Lulismo sendo enaltecido pela América Latina como uma possível solução para os problemas centenários de desigualdade e crescimento atrofiado no continente, há temores de que ele está chegando ao seu limite no Brasil", afirma o jornal.

. O 'lulismo' é definido pela reportagem como o modelo que combinou a concessão de benefícios sociais, aumentos salariais generosos, fácil acesso ao crédito e a manutenção de uma economia estável. "É um modelo ao qual se atribui a retirada de 33 milhões da pobreza durante seus oito anos de governo", diz a reportagem. O jornal observa que, assim como a China e a Índia, o Brasil cresceu na última década para se tornar uma importante força global, mas assim como os dois países asiáticos, "também mostra sinais de superaquecimento".

. A reportagem lista sinais de alerta levantados por analistas, como o risco de uma bolha de crédito, a baixa taxa de investimentos, o fortalecimento do real ou a forte dependência da exportação de commodities a cotações elevadas, mas comenta que há também "vozes mais otimistas que rejeitam tais previsões".

. A reportagem comenta, porém, que "Lula também entregou a Dilma uma economia fragilizada por desequilíbrios", como o crescimento acelerado das importações, financiadas pelo fluxo de divisas gerado pela venda de commodities ao exterior a preços inflados. Outro problema apontado é o risco de inflação, controlado por meio do aumento das taxas de juros, que por sua vez ajudam a pressionar pela valorização da moeda brasileira, reduzindo a competitividade da indústria nacional. *As infos são da BBC Brasil.

8 comentários:

Anônimo disse...

o tal modelo lulista pode ser resumido em duas palavras:

populismo e irresponsabilidade...

só brasileiro mesmo pra achar que um pais que não sofreu nenhuma reforma estruturante nos últimos 8 anos - pior, a coisa retrocedeu - pode sair do status de um pais problemático para uma ilha de prosperidade sem limites...

Anônimo disse...

A Europa afundando e esses ingleses agorando a economia vigorosa Brasil. EU queria ver a cara do oligofrênico da direitalha que me criticou outro dia porque eu argumentei que a Itália estava a beira do abismo, e agora que só falta um passo para cair no abismo, queria ver os argumentos.

Mariano da rep. de santa maria

Anônimo disse...

O lulismo é uma fraude, sem pé nem cabeça. Lula e sua quadrilha pegaram um país equilibrado com situação financeira organizada. Encontraram o cenário perfeito para todo tipo de delitos possíveis, empresários corruptos, partidos mais ainda, etc. Alienaram o povo com bolsa anestesia, se intitularam o partido da ética e da moral e roubaram, e como o fizeram. Não passa sequer uma semana sem termos notícias de obras superfaturadas, falcatruas, trafico de influências, etc. E seu comportamento é totalmente alheio a realidade garantido por uma impunidade absoluta. A famosa distribuição de renda pelo social é insustentável e totalmente injusta para com aqueles que trabalham. A facilidade do crédito cobra seu preço daqueles tomadores de baixa renda, cujos nomes engrossam as listas de CPC e SERASA. Que modelo político fajuto é este que não investiu em infraestrutura, em saneamento, em criação real de empregos, em saúde, em educação? Francamente, só um incauto acredita em Lula e seu lulismo.

Roberto Sterling (nome e sobrenome) disse...

Mariano, tu só pode ser cego ou analfabeto, sabes ler ??? sabes matemática ??? Te informa melhor, porque a esquerdalha conseguiu mesmo é afundar o país neste 8 anos e pouco... Ou então és um dos nababos bem relacionados dentro do partidão e que recebe um salário de marajá para não fazer nada, ou pior ficar desviando verba pública.
Vai no supermercado e conversa com quem está lá comprando e vamos ver se a tua tese fica de pé.
Antes de mais nada, tua passagem para Cuba, só de ida, está te esperando !

Anônimo disse...

Modelo econômico é o Australiano. Estado enxutíssimo, econômia com lastro, sabem lidar com os sobes e desce das commodities (grande exportadora de minérios e agropecuária avansadíssima)sem reclamar do câmbio como faz Mantega e sua equipe de imcompetentes.

Em 2001 o dolar australiano valia metade do dolar americano, hoje o dolar australiano vale mais que o dolar americano, mas eles não choram com isto, melhor reformaram ainda mais a economia pra ser mais competitiva com redução da diminuta carga tributária que já praticavam.

Porque as caravanas de políticos que viajam ao vitnam e espanha para "aprender", não focam seus apendizados em modelos como o australiano?

Anônimo disse...

Pois olha eu cheguei a duas semana da Europa, realmente eles tão com sérios problemas.
A saúde e educação funcionam.
A estradas impecaveis.
Não tem Bala perdida, assalto a carro forte, Joalherias em Shopping.
O Vaticano continua sendo visitado, O coliseo tmb.
Milão uma das capitais da Moda.
Os Trens permitem mobilidade por tudo que é lado.
A suiça impecável, organizada, limpa, alto nível de educação.
Paris, temos alguma sugeira, fruto da imigração, mas os cafés, o Rio Sena, a Torre Eiffel, continuam lá.
É continente decadente, com muitos problemas, que bom que moramos no Brasil, aqui tudo é 10 !!!
ahh ia me esquecendo o Principado de Monaco, uma favelagem nunca vista, decadência Pura.

Anônimo disse...

Ô Mariano da República de Santa Maria:
Tu és um perfeito esquerdalha... Um desses "agentes de transformação social" que há décadas se formam a rodo em madrassas socilistas como a UFSM.
Esquerdalhas enfrentam a realidade com fantasias retóricas, jogos de palavras, falácias... blablablá.
Acho até que tu nem estás tentando sofismar... mas na realidade não entendeste que o que está falindo na Itália não é um governo de direita, mas o sistema esquerdalha-light que é a social-democracia. É o parasitismo estatal, a burocracia opressora, o populismo intelectual, dos "benefícios sociais sem lastro", o Keynesianismo, a demagogia socilista, e o ódio aos valores judaico-cristãos. A Europa vai agora colher o que semeou com a idolatria socialista.
Essa é a realidade!
Sei que para quem frequenta as madrassas socialistas vale qualquer coisa contra a "direita", mas pelo menos vocês poderiam ter um pouco mais de originalidade e inventar alguma expressão
para se referirem a nós da "direita", já que a expressão "esquerdalha" que caiu como uma luva pra vocês, foi cunhada por nós, acho até que por mim mesmo.
Pensando bem, deixa assim... não existe nada mais esquerdalha que plágiar adversários. Ahahahaha
Bastiat

Anônimo disse...

Ao anônimo das 13:01, concordo com o teu argumento acerca da australia, aliás, é um país que pouco se fala.

Ao anônimo das 14:10, andar pela europa de férias é assim mesmo, não se percebe nada, e eles também não demonstram problema algum, é o mesmo que passear pela orla de copacabana de férias, mas vá tentar viver e arrumar um emprego por lá.

E ao senhor que tem nome e sobrenome, não lembro bem mas acho que é algo como Sterlingalg, dê uma analisada nos números e índices do Brasil quando o FHC deixou o poder, daí poderá engololir essa arrogãncia típica da direitalha caolha.

Mariano da rep. de santa maria

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/