Conheça os dias de tormento que afligem a indústria do RS

Enquanto o governador Tarso Genro prossegue na sua semana de turista incidental em Madrid (ele viajará neste sábado para Lisboa, de onde voltará ao Brasil no vôo inaugural da TAP para Porto Alegre), a indústria gaúcha dá sinais de que não consegue enfrentar sozinha dois tipos de turbulência:
1) A desaceleração da economia brasileira e ao mesmo tempo o recrudescimento da inflação, que reduzem  o consumo no mercado interno.
2) As perdas que  ramos industriais inteiros enfrentam no mercado externo (dólar depreciado) e no mercado interno (importações de similares com preços muito vantajosos).

. Do primeiro caso dá conta o recuo dos índices de produção industrial gaúcha em maio sobre abril (menos 1,5%), conforme anúncio do Ibge desta quarta-feira. Melhor é o caso da inflação, que dá mostras de arrefecimento (o IGP-M da primeira prévia de junho, revelada nesta quinta, mostra deflação de 0,09%).

. O segundo caso é mais pontual, mas já parece bem alarmante, atingindo ramos inteiros ligados a produção de móveis, calçados, vinhos, máquinas agrícolas, bens de capital e agroindústria do arroz.

. Por todo o Estado pipocam novas notícias sobre fechamento de postos de trabalho, que não se resumem ao ramo calçadista. O caso da demissão de 800 trablahadores da Azaléia não foi isolado.

. As mais recentes más notícias sobre fechamento de mercados para as carnes brasileiras, com ênfase para a Rússia, precipitaram recuos em frigoríficos gaúchos. Na zona Sul, o frigorífico Marfrig demitiu 250 trabalhadores. Nesta quarta-feira, a Aurora Alimentos, anunciou o cancelamento da indústria de R$ 400 milhões que faria em Carazinho.

. Há mais.


BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/
- Agora com mais lugares.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezados. Os grandes empresários conseguem dinheiro fácil e barato via BNDES/Escritório José Dirceu. Não é para menos a despreocupação das lideranças (?) gaúchas. Afinal fazem parte do Partido da Situação.

Anônimo disse...

porque um operário fez o que os outros não puderam ou não quizeram fazer. eu sou o maior, e o Povo acreditou,dizia o LULA, aí os gauchinhos votaram no Tarso, por acreditar no Battisti, e no Lula, que as Farcs, estão no RGSUl, estão a serviço desta máfia petista, e tem gente que acredita,,,,,,,,,,,,,,,,,,Greve e Revolução.............ou vão continuar a serem roubados, ou estão roubando junto, como é o negócio,,,,,,,,,,,,,,,,

Anônimo disse...

O RGS que ja cambaleava a anos com seu nivel de endividamento impagavel, salrios de funcionarios publicos comunas que estao em casa com 40 anos e o dolar derretendo com apolitica imbecil do governo da guerrilheira levara o estado a uma situacao de quem sair por ultimo que apague a luz, se ainda tiver luz!!!!

Anônimo disse...

Trabalhei 08 anos administrando uma industria em SP, sou gaúcho mas fico triste em ver a situação que se encontra nossa industria, desamparada lutando contra tudo e todos para se manter no mercado,os governos e mesmo a FIERGS estão de costas para os empresarios gaúchos, ai quando a arrecadação diminui e o desmprego aumenta surge o dito desespero momentaneo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/