BC aumenta taxa de juros de novo para deter preços

Um dia após a queda do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, visto desde o primeiro mandato de Lula como uma espécie de avalista da política econômica do governo, o Banco Central deu continuidade à sua estratégia de combate à inflação. Elevou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 12,25% ao ano.

. A decisão foi tomada por unanimidade pela diretoria do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, após dois dias de reuniões. E ficou exatamente dentro do previsto por analistas de mercado. Com a inflação ainda acima da meta oficial do governo, apesar dos primeiros sinais de desaceleração dos preços, esse foi o quarto aumento seguido da taxa básica de juros (Selic), referência para o custo do dinheiro a empresas e consumidores.

7 comentários:

Anônimo disse...

O que fazer com tanta mediucridade no BC, só os 0,25% aumenta em R$ 1 bilhão nossa divida.Há mas os investidores e banqueiros é só festa.E a plebe pagando a conta.
Juros de País Rico e Pobre:
Brasil: 12,25% ao ano país rico.
EUA: 0,25% ao ano país pobre.
Alemanha: 0,50% ao ano país pobre.

Fiquem tranquilos enquanto o povão economizar e pagar impostos, e os juros da divida publica forem pagos em dia nada vai acontecer,tudo é marolinha.

Justiniano disse...

Caro Polibio
Estes dias tive que ir em um almoço de aniversário, e entre os presentes estavam 3 corretores de imóveis e dois donos de minimercados, que conversa vai conversa vem, começaram com um pouco de alcool na cabeça a falar, entre a melhor colocação foi que segundo os corretores, os jornais estão vendendo o paraíso, enquanto a realidade nada é nada disso, com vendas estagnadas, muito interesse e pouco dinheiro, já os donos do mercadinhos disseram que estão sendo obrigados a trabalhar com margens minimas (um até reduziu o numero de funcionários), porque a grande industria repassa aumentos mensais, com indices bem acima da inflação, além de maquiagem de mercadorias com volume e peso menor. Saí do almoço convicto que estamos vivendo, com apoio da mídia, uma tremenda enganação, porque quem vive no mercado tem a visão da realidade do dia-a-dia, enquanto politicos ficam apregoando a melhoria disso e daquilo, e o pior de tudo é a inflação está que nem corrosão, devagarinho vai aumentando até que o navio afunda. Depois que o Meirelles saiu do BC, os ratos tomaram conta do banco, e acatam somente o interesse dos banqueiros, porque fizeram doações milionárias nas eleições para os petralhas, temendo Serra porque este visava um capital produtivo e não essa ciranda especulativa.

Osório disse...

Os japoneses possuem uma das maiores poupanças do mundo, algo em torno de 1 trilão e 200 bilhões de dolares, mas o grande problema é lá, no máximo, o juro anual paga 1%, isso mesmo 1%, então imagina, os japoneses estão colocando este capital em investimentos internacionais, que rendem 1 a 2% mensais, ou seja em um mês paga o poupador japones e o resto é um lucro absurdo, esse capital especulativo também esta sendo feito por outros bancos, que estão tentando entrar no mercado brasileiro, para fazer parte da farra que os bancos fazem aqui. E nós brasileiros pagamos essa conta. Os bancos devem agradecer ao Lula por estes lucros astronômicos, como nunca se ganhou dinheiro com usura, parabéns PT o capitalismo comprou todas mentes petralhas.

Anônimo disse...

Todo mundo sabe que no Brasil, há muiittoooo tempo, aumento dos juros não serve para segurar a inflação. Serve apenas para aumentar a grana que o governo(?)- perdulário e incomPTente - paga aos agiotas, a título de juros. @fitzca

Anônimo disse...

bando de burros se aumentar o juro não se compra, não se comprando não se produs, não produzindo dá desemprego, preciso entender muita coisa de economia. edus

Anônimo disse...

inflação se acaba com excesso de oferta e não aumentando o juro que governinho nós temos. edus

Anônimo disse...

Vai ser uma "marolinha" fazer a rolagem da divida publica interna da "guerrilheira" que hoje ja atinge a quase R$ 2 trilhoes de reais com o maior juro real do planeta, parabens ao Bco.Central e a sua equipe de debeis mentais. Alem disso irao parar com a economia do Pais e criar um quadro de estagflacao no medio prazo, pois sabidamente taxa d ejuros no Brasil nunca funcionou como elemento d ereducao d epressao inflacionaria em funcao dos mecanismos d eindexacao vigentes no mercado.
As pessoas que devem estao liquidadas, tipo o "Minha Casa Minha Divida" pois esta sera eterna e impagavel!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/