Agergs: Vicente Britto recorre de liminar e apela por proteção da Assembléia do RS.

Está desde o dia 14 com o deputado Giovanni Cherini, do PDT, a carta assinada pelo advogado Ricardo Giuliani, reclamando que a Assembléia do RS defenda os princípios constitucionais da “independência e harmonia entre os Poderes”, diante da afronta feita pelo governador Tarso Genro no dia 7, quando revogou o ato de nomeação do novo conselheiro da Agergs, Vicente Britto.

. O governo estadual afrontou decisão tomada por imensa maioria da Assembléia do RS. Fez isto através de um ato simples de força.

. Neste caso da Assembléia,  advogado gaúcho reclama que a Assembléia seja parceira como amicus curiae no mandado de segurança ajuizado contra Tarso Genro, defendendo suas prerrogativas – sua independência e sua autonomia. É uma questão institucional.

. Nesta segunda-feira, o Dr. Vicente Britto protocolou agravo regimental contra a liminar concedida no dia 11 pelo Desembargador Leo Lima, dando razão a Tarso. O agravo sustenta-se até mesmo na decisão do STF sobre a ADIN 1949-0, de 1999, que repeliu tentativa parecida feita pelo governador Olívio Dutra. O STF avisou que conselheiro da Agergs não é servidor da administração direta, o que quer dizer que não pode ser destituído por ato do governador. Da mesma forma que conselheiro do TCE ou desembargador do TJ, conselheiro da Agergs é indicado e depois de aprovado não existe força legal que revogue os atos praticados pela Assembléia, pelo próprio TJ ou pelo governador, dependendo de cada caso.

CLIQUE AQUI para ler a carta protocolada na Assembléia.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do agravo. 

5 comentários:

Aquiles disse...

Desgraçeira autoritária comunista!!

Anônimo disse...

Duvido que os parlamentares gaúchos tenham a dignidade e a honradez de ir contra Tar$o Gênio

Anônimo disse...

Por quê você acha que o Desembargador deu a liminar? Porque vem logo ali novo aumento para os magistrados. E com esta parceria - PT/Ministério Público/magistratura, os "competentes" que só conseguiram "vencer" na vida sendo servidor público, terão seus aumentos de salário atendidos.

adilson disse...

Tá! Mas afinal, porque se matam atrás desse cargo??? Quais são as benesses e quais são os compromissos?

Anônimo disse...

Papai Noel deveria voltar só em Dezembro...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/