O legado de Lula: brasileiros podem consumir, mas não tem água, esgoto, educação, saúde, etc...

* Blog da Miriam leitão - 9 de setembro de 2010
O IBGE divulgou uma pesquisa que traça um retrato do Brasil. Os dados mostram que o país avançou muito em algumas coisas, mas preserva outros atrasos. Os dados de saneamento melhoram devagar, esse é o pior lado: o acesso à rede de esgoto saiu de 46,4% em 1992 para 60% em 2009, excluindo a área rural do Norte. Levamos quase duas décadas para isso. Esse número é fundamental na consideração da ONU para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que coloca o Brasil lá atrás.
A falta de saneamento é problema grave. Isso aumenta os gastos com saúde, a deterioração do meio ambiente, a qualidade de vida das pessoas.
Agora, há outras melhoras. Em 1992, apenas 19% das casas tinham telefone. Atualmente, cerca de 85% dos domicílios possuem um aparelho. O crescimento é de 387% nesse período.
É mais ou menos assim: a economia privada, como ocorreu com a telefonia, tem conseguido colocar os equipamentos nas mãos dos brasileiros, mas o setor público não consegue fazer os serviços andarem com rapidez.

Blog do Roberto Jefferson - 9 de setembro de 2010
Os números não mentem: segundo a Pnad, divulgada pelo IBGE, a falta de saneamento básico - água e esgoto - só faz crescer, o analfabetismo atinge 14,1 milhões de pessoas, mas o brasileiro comprou mais DVDs e máquinas de lavar, computadores... O JN mostrou a casa de um rapaz que possui muita tecnologia, mas lá fora convive com esgoto a céu aberto (lembram que saneamento é um dos carros-chefe do PAC?). Este é o legado de Lula - as pessoas podem consumir, mas não têm água, esgoto, educação de qualidade, saúde, segurança. Mas cadê os movimentos sociais para protestar? Passam muito bem, obrigado, cooptados que foram pela farra do consumo e do crédito fácil. E para deixar tudo tinindo aos olhos da população, tome muito filmete institucional e, agora, durante a campanha, programas eleitorais que mostram um país que poucos conhecem.

7 comentários:

Paulo A Gazzana disse...

O uso de preservativos e uma educação mais rígida por parte dos pais teria evitado essa catástrofe, o resto é conseqüência, efeito colateral. O problema não são os políticos, mas a cegueira dos eleitores que, sistematicamente, os elegem. O problema é a preferência nacional por futebol e novelas, em vez das boas leituras. Nunca haverá impostos suficientes para remediar famílias de miseráveis que se reproduzem em progressão geométrica. Governos honestos poderiam ajudar muito, mas não resolver o problema. Os burgueses chatos que venceram na vida, o fizeram trabalhando 8/10 horas por dia, estudando à noite, espremidos no transporte público, assobrados pelas dívidas e dúvidas quanto ao salário do amanhã. Precisamos de muita educação e disciplina e, isso, só se consegue no longo prazo, não é imediato. 60% dos brasileiros são analfabetos ou com baixíssima escolaridade. Então esperávamos o quê? Que os pobres e dessasistidos se encantassem com o discurso de intelectuais? Esse foi o país que ganhamos por ter eleito os políticos que temos. A culpa é nossa! O defeito do Brasil somos nós!

Anônimo disse...

Esta parecendo aquela propaganda que o PT fazia quando estava na prefeitura de POA, a tal de CIDADE VIVA.
Uma mentira atrás da outra.

Anônimo disse...

Interessante... os dados do IBGE informa que pessoas/famílias tem telefones/celulares , mas não tem esgoto. Isso é de chorar....

Anônimo disse...

Amigo anônimo das 15:14: é que este povinho burro e ignorante, o brasileiro, prefere fazer ligações do meio da merda, até o pescoço e com direito a borbulhas, do que ter uma vida civilizada e honesta. O que importa é viver de aparências. Êta raça bem triste, esta brasileira!! O Pampa é minha pátria verdadeira !!!!

Anônimo disse...

QUEM fica ouvindo pinguço, pinguço fica!

Anônimo disse...

Aqui no Moinhos tem esgoto e o Parcão não alaga mais. Faladores!

Anônimo disse...

Esse 2º Sagto. Kirk fumou muita maconha (bosta de cavalo) na Cavalaria.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/