80% dos trabalhadores de Porto Alegre são de colarinho branco.

Somente no ano que vem a CDL encomendará sua nova pesquisa sobre o ramo do comércio varejista de Porto Alegre.

. A última pesquisa, que ainda é utilizada, foi feita pelo IPDM.

. Os dados apurados referem-se a uma capital de 1,4 milhão de habitantes, PIB de R$ 33 bilhões (1,3% do Brasil) e PIB per capita de R$ 23,4 mil.

. O índice de expansão demográfica é de meros 0,62% ao ano, número que já exige algum tipo de incentivo governamental capaz de evitar o encolhimento da população.

. Mais de metade dos habitantes da capital têm emprego formal. No total, são 45 mil empresas.

. O que mais surpreende no bolo do pessoal empregado é a fatia que cabe aos trabalhadores da área de serviço e administrção pública: 71,2%. Somados aos 15,6% do comércio, percebe-se que somente 14% de todos os empregados são conhecidos como trabalhadores do colarinho branco.

. O presidente da CDL, Vilson Noer, com quem o editor conversou nesta quinta-feira, disse que a pesquisa teve por objetivo instrumentalizar a CDL com um banco de dados capaz de auxiliar as decisões sobre investimentos por parte dos lojistas.

. A cidade foi dividida em 30 regiões e analisados 38 segmentos em cada uma delas, inclusive com cruzamentos. Através da pesquisa, a CDL passou a saber exatamente qual a vocação de cada região e que empreendimentos podem encontrar consumidores aptos a dar respostas comerciais. Isto inclui shopping centers.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/