Se você é bom pagador, seus juros serão menores.

Há apenas oito anos, o editor acompanhou a saga do banqueiro gaúcho Renato Malcon na liderança de uma campanha nacional pela introdução do cadastro positivo no Brasil.

. Na época, Malcon comandava a entidade representativa das entidades financeiras do RS, a Agecif.

. A ideia do cadastro positivo é premiar os clientes que pagam suas contas em dia, reduzindo juros e melhorando os prazos em seus negócios.

. Acontece que o Ministério Público atravessou tudo e exigiu até mesmo um Termo de Ajuste de Conduta para sepultar o projeto do cadastro positivo.

. Pois o Senado está na iminência de aprovar o cadastro positivo. O projeto de lei 263 já foi aprovado pela Câmara.

. Ainda não é lei. Sê-lo-á.

. Os birôs que vierem, reunirão informações restritivas, mas também acumularão dados sobre o bom comportamento dos devedores.

. Os Países que permitiram a implementação do cadastro positivo, observaram que em três anos o estoque de crédito da economia aumentou 20%. São dados que o Banco Mundial levantou em 120 Países. A Accenture tem dados ainda mais relevantes: os 50 Países que adotaram o sistema, registraram queda de 43% na inadimplência.

. Ainda mais importante: as mudanças reduzirão as taxas de juros, porque atualmente elas são calculadas a partir de uma equação na qual todos pagam pelos calotes.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/