Safra gaúcha será muito maior do que o total admitido pelo governo.

O editor continua insistindo no tema da atual safra de grãos do RS, a maior de toda a história (Yeda colhe a quarta sucessiva maior safra da história, fato inédito no RS), porque os números se modificam para melhor a cada dia que passa e à medida que a colheita de soja, arroz e milho aproximam-se do final (e com preços bons).

. O reflexo da excelente safra com bom preço vai pesar sobre o desempenho do PIB, que este ano poderá avançar além de 5% no Estado.

. A economia gaúcha, fortemente plugada no agronegócio, passa por momento virtuoso.

. Embora o governo estadual insista em trabalhar com números próximos a 9,3 milhões de toneladas para a safra gaúcha deste ano (90% já foram colhidos), o editor pode adiantar que ela será muito maior do que isto.

. Num e noutro caso, será uma supersafra.

. E com muito bom preço: segunda, em Chicago, o bushel foi negociado a US$ 9,75.

. Com base no que apurou o editor por quem mais entende de mercado de soja no RS, no caso o dono da Brasoja, Antonio Sartori, a safra irá a 10,5 milhões de toneladas (o número é até conservador).

. Saiba como será a safra deste ano no mundo (lista restrita, sendo que os números entre parêntesis, em milhões de toneladas, são os do ano passado)

- EUA, 91 (80)
- Brasil, 67,5 (57,8)
- Argentina (54 (32)
- Paraguai, 7 (3,9)

. No RS, 30% da safra foram comercializados até agora. Os preços se sustentam por várias razões, mas as principais são:

1) demanda aquecida também pelo biodisel.
2) economia mundial aquecida.
3) produtores estão retendo a produção.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima notícia !

Mas o RS não pode esquecer que já tivemos fortíssimas estiagens.
Já estão sendo construídos açudes. O importante é que se elabore estratégias para contornar as estiagens. Seja por açudes ou outras alternativas.

HOH-POA

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/