Pré-campanha: Lula já se desespera!

Leia a seguir os comentários do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, sobre o desespero que Lula já esta apresentando quanto aos rumos da campanha de Dilma e do PT, que não engrena e nem engana mais ninguém. O desespero de Lula já esta sendo visto a olhos nus, com a utilização da propaganda oficial do governo no radio e na TV, de forma descaradamente eleitoreira e a utulização de dinheiro público das estatais para comício do próprio Lula e de Dilma no dia do trabalho, com direito a chororô do presidente visivelmente descontrolado, na "festa" da CUT (Foto: Clayton de Souza /AE)).

1. Lula deveria se acalmar e manter a dignidade do cargo neste processo eleitoral. A dificuldade de transformar sua popularidade pessoal em voto para outra pessoa pode ser avaliada, nesta conjuntura, com o que aconteceu no Chile com o candidato da presidente Bachelet e está acontecendo com o candidato de Uribe, ambos tão ou mais populares que Lula em seus países.

2. Lula usou a rede nacional de TV para saudar o dia do trabalho de forma ultrajante. Poderia ter usado no próprio dia, mas usou dois dias antes para tentar conseguir mais audiência. Nela, explicitamente, fez um discurso eleitoral de continuidade, onde o nome de sua candidata estava presente, oculto pelo verbo.

3. No dia 1 de maio, foi ao comício-sorteio de apartamentos, carros e eletro-eletrônicos domésticos da Força Sindical. Reuniu 450 mil interessados nos sorteios, como todos os anos e talvez uns 10 mil nos discursos. Ali, tratou as pessoas como massa manipulável, ordenando que votem na sua candidata: "Vocês sabem o que eu quero". No comício da CUT chorou, denotando descontrole.

4. No Chile, as pesquisas pré-eleitorais mostraram que o eleitor chileno reagiria, não votando no candidato de Bachelet, se ela se excedesse no apoio. Lula pode estar, com esse comportamento autoritário-juvenil, prejudicando sua candidata. Mas por que faz isso?

5. Lula, a cada pesquisa que recebe, a cada aparição pública de sua candidata, a cada entrevista, a cada áudio-flagrante, vídeo-flagrante, foto-flagrante, se desespera e antecipa seu pessimismo, atropelando o bom senso. Agora, diz que quando a TV entrar, em 15 de agosto, é que a campanha vai valer. Ou seja, jogou a toalha em relação à pré-campanha em que apostou tanto.

6. Paul Larzarsfeld -fundador, na Universidade de Columbia-NY, de todo esse sistema de pesquisas de opinião pública-eleitoral, ainda no final dos anos 20- repetiu por décadas sobre a importância da pré-campanha. Ele dizia que "eleição é como a fotografia" (do tempo dele). "Se tira a foto e se impregna a imagem no celulóide. Depois se vai à câmara escura e se revela a foto. A pré-campanha é impregnar a foto. A campanha é revelar a imagem impregnada."

7. Sem pré-campanha não há campanha. A eleição passa a ser uma loteria. A pré-campanha da candidata de Lula vem impregnando imagens negativas sobre sua capacidade de governar. Quando forem revelar essas imagens aparecerão na cabeça do eleitor em 3D.

9 comentários:

Anônimo disse...

Juscelino Kubitschek, em 4 (quatro!!!) anos de governo mudou a face do país. Suas principais obras e realizações foram:

Construção de Brasília
Construção da rodovia Belém-Brasília
Construção das usinas hidrelétricas de Paulo Afonso, Furnas e Três Marias.
Implantação da indústria automobilística no Brasil
Criação da Sudene
Expandiu a industria do aço

E o “noço Guia”???, E o “noço nunkaantesneçepais” ??, E o “maior presidente e governante que o Brasil já viu, desde Tomé de Souza” (conforme propaga a massiva propaganda petista), o Luis Inácio, em 8(oito!!) anos, o que realizou???

Anônimo disse...

Por favor, não comparem o povo chileno com o povo brasileiro. A diferença cultural é enorme.

abi disse...

E tem mais é que se desesperar...

Leia (imperdível!): "Dilma não sabe nem o nome do livro que está lendo" - e não deixe de vêr o vídeo: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/historia-em-imagens/dilma-nao-sabe-nem-o-nome-do-livro-que-esta-lendo/

Anônimo disse...

mais um Lulla da vida...


Aprimoramento profissional

Mesmo condenado a 120 anos de prisão, o Luiz Fernando da Costa, o famoso narcotraficante Fernandinho Beira-Mar, quer fazer o curso de gestão financeira à distância da Universidade Católica Dom Bosco.

Para aprimorar seus conhecimentos de gestão, Beira-Mar só precisará ter acesso à Internet, durante pelo menos três horas por semana, no presídio federal de segurança máxima de Campo Grande, onde vive hospedado e as más línguas juram que ele, de lá, continua “gerenciando” seus negócios.

Para fazer o curso, que tem duração de dois anos, Beira-Mar precisa de autorização especial da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul – o que já foi pedido por seu advogado Luiz Gustavo Battaglin Maciel.

Bom aluno

É a segunda tentativa de Beira-Mar de fazer um curso superior, já que, no ano passado, o juiz federal Odilon de Oliveira negou um pedido.

O magistrado justificou a negativa com o argumento de que Beira-Mar poderia praticar crimes se tivesse acesso à internet.

Em 2009, o estudioso Beira-Mar concluiu o ensino médio, fazendo uma espécie de “supletivo” dentro da prisão

Anônimo disse...

Lula SEMPRE se desespera quando é contrariado. Assim como a máfia, se revolta e quer revidar. Bem, pelo menos os mafiosos tem palavra e honra, enquanto Lula......

Anônimo disse...

Caixa de Pandora

Segundo o Panorama Político, de "O Globo" de domingo, o PT deve continuar nesta semana derrubando as sessões da Comissão de Minas e Energia da Câmara para evitar a convocação do presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho, do diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, e do presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, para explicar a multa de R$ 53 milhões dada à estatal pelo apagão de 2009. O medo dos petistas é expor falhas na política energética do governo que possam respingar na campanha petista. Mas se teve algo mal explicado no Brasil nos últimos tempos foi o apagão ocorrido em novembro de 2009. Independente de estarmos em período eleitoral, os brasileiros precisam saber não só o que aconteceu, mas também se o sistema nos protege de novos problemas. Os parlamentares não podem se omitir de seu papel constitucional de fiscalizar as ações do Poder Executivo. O resto é campanha eleitoral...

Anônimo disse...

JK construiu Brasília endividando o país e levando os institutos a falência, mérito questionável, se analisarmos o GRANDE calote! Bem, se calote não é problema então vamos a ele.....

Luiz Vargas disse...

Na página 03, do jornal Correio do Povo, com data de hoje, há uma notícia sobre o PeTê estar trocando apoio para a campanha da mãe dos PAC's por emendas orçamentárias de parlamentares. É impressionante como os PeTralhas metem a mão nos recursos públicos para viabilizar e levar em frente a campanha política de um peso morto! Êta PeTê velho de guerra em que os PeTralhas partidarizam e particularizam tudo que for recursos e bens públicos.

Anônimo disse...

Homem repulsivo e ignorante, este elemento que neste ano termina sua passagem na Presidência da República deste país de ignorantes e manipuláveis age como uma verdadeira criança mimada em loja de brinquedos caros. Bate o pezinho no chão furioso e chora de birra. Teu tempo esta contado, teu futuro não te pertence, todos estão nas mãos de Deus.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/