Saiba por que a Assembléia não deve aprovar a reforma na secretaria da Fazenda do RS.

O editor vem mantendo críticas sucessivas à apresentação dos projetos 300, 301 e 302, que podem ser votados a qualquer momento pela Assembléia Legislativa do RS.

. Os projetos criam de fato uma supersecretária da Receita, algo como entregar o controle das finanças públicas estaduais aos fiscais da secretaria da Fazenda.

. O editor sempre considerou que a política fiscal é uma responsabilidade grande demais para ser deixada exclusivamente nas mãos da fiscalização.

. Não é correto o argumento da Afisvec, Sindaf e Sindifisco RS, segundo o qual algo semelhante existe nos Países mais desenvolvidos do mundo. Por trás da mudança, estaria o próprio Banco Mundial, que teria feito proposta neste sentido ao governo estadual.

. Acontece que o Banco Mundial preconiza outro modelo de reorganização da secretaria da Fazenda do RS, diferente do que é proposto pelos PLs. Trata-se de uma posição isenta e reflete uma posição internacional.

. Uma das críticas do documento que está no link a seguir, é que os departamentos da secretaria da Fazenda são essencialmente operativos, com sobreposição de funções. Então, com a divisão proposta nos PLs em tramitação na Assembléia, será aprofundada a segmentação, o que ampliará ainda mais uma prática tão somente operativa.

. Falta, segundo o Banco Mundial (leia no link) uma referência para a coordenação fiscal que abranja todos os departamentos: um supradepartamento alinhado ao gabinete do Secretário, para responder pela coordenação das políticas.

. Do ponto de vista do processo de trabalho, a capacidade de coordenação fiscal é essencial para o futuro da SEFA e do ajuste fiscal.

CLIQUE AQUI para examinar a proposta do Banco Mundial (esta publicação é inédita).

Bier Markt - Cerveja levada a sério.
42 marcas de chopes e cervejas artesanais, mais petiscos alemães.
Reserve 51-3013.2300. Rua Castro Alves 442, Porto Alegre.
Também reservas para aniversários e happy hours a partir das 18h.
Estacionamento e segurança.
http://www.biermarkt.com.br/

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/