Pré-sal: Lula armou o rolo, sai de cena e agora tudo fica nas mãos do Senado

Quem criou toda esta confusão sobre a partilha dé royalties do pré-sal foi o governo Lula, porque ele resolveu fazer figuração, alterando o sistema já existente. A solução do imbroglio está nas mãos do senado, porque Lula fugiu da questão e tenta empurrar adiante a resolução do nó, armado por ele mesmo. Na Câmara, o deputado Ibsen Pinheiro percebeu a burrada e promoveu um verdadeiro levante político. Na segunda-feira, Ibsen reunirá a bancada federal gaúcha em Porto Alegre,a pedido de Yeda, para discutir o que fazer. Leia o que escreve, hoje, o ex-prefeito Cesar Maia:

1. Lula criou uma enorme confusão em relação aos investidores, em relação à Petrobrás e em relação à Federação. Nem no Império, nem na República, produziu-se um conflito dentro da Federação pela distribuição de recursos tributários e para-tributários como esse. Isso tudo porque Lula resolveu mudar o sistema que funcionava, querendo adotar o sistema de partilha. Além disso, decidiu criar mais uma empresa estatal, contrariando a Petrobrás. E no final, fez explodir uma granada no colo da Federação.

2. Ontem, pelo menos 22 senadores afirmavam que vão rediscutir no Senado o sistema de partilha, com vistas a estabelecer para o Pré-Sal o mesmo sistema que opera hoje nas bacias petrolíferas. Ou seja, virá a emenda de senadores, e quem sabe até do senador-relator, retomando o sistema de concessão.

3. A probabilidade dessa emenda, ou mesmo parecer do senador-relator, ser aprovada no Senado é muito grande. Com isso, o Senado estará realizando pelo menos duas modificações: a) a garantia aos estados e municípios de que o que recebem hoje pelos royalties do petróleo não será alterado e caberá à parte do governo federal a compensação. b) restabelecer o sistema de concessão, o que torna a criação de uma nova empresa estatal inócua. E ainda economiza recursos, de bilhões de reais, que viriam para capitalizar essa nova empresa.

4. O governo quer ganhar tempo para ver se os pontos polêmicos ficam para depois das eleições. Mas os senadores não vão querer ficar com esta batata quente em suas mãos. Tendem a cumprir os prazos de urgência e devolver à Câmara de Deputados. Essa, por sua vez, vai aprovar pelo menos a parte de compensação aos EEs e MMs produtores e, com rapidez, com o que caberia ao governo federal a decisão final.

5. Observados os prazos de tramitação, a possibilidade maior é que as leis sejam submetidas a Lula dentro do processo eleitoral. E aí, qualquer decisão que tome -veto, sanção parcial, sanção total- desagradará muitos ou alguns. Uma cama de gato de difícil solução sem desgaste. Resta saber o que Dilma pensa disso tudo, pois na primeira oportunidade os repórteres a estarão questionando. E não vai dar para ficar calada ou enrolar. Será: sim ou não.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lula não armou nada, só supervalorizou o PRÉ-SAL afinal de contas ele precisava conseguir dinheiro em algum lugar. Usou a PeTrobrás, cujo individamento está 12 vezes a sua capacidade. É isto mesmo, 12 vezes, "AMPARADO" no pré-sal...
Quanto as mega-encomendas da Transpetro, kkkkk. Veremos se estes contratos não serão revistos pelo próximo presidente. Só continuará esta roubalheira se a "cumpanheira" Dilma for eleita.

ATENTO disse...

LULA, O PILATOS

LUÍS INÁCIO PONCIO PILATOS DA SILVA

"LAVANDO" AS MÃOS TAL QUAL PILATOS,LULA CONTINUA O SEU TURISMO MILIONÁRIO,ÀS NOSSAS CUSTAS,DEIXANDO O PEPINO PARA O CONGRESSO.

Anônimo disse...

Se a oposição vencer, abrirão a caixa de pandora do lulismo, sairá a MAIOR ROUBALHEIRA JAMAIS VISTA NA HISTÓRIA DA REPÚBLICA. O grupo RBS está quieto, nem se toca com o caso BANCOOP/MENSALÃO DO PT - é só escutar o gaúcha atualidade da rdgaúcha pela manhã, nadica de nada sobre o caso. Inclusive tem uma propaganda(no final não diz de quem é) na rdgaúcha atacando o gov.Fogaça, falando em 10 milhões da saúde. Qto ao pré-sal é pura propaganda desse desgoverno lulla. A petrobrás já na década de 70 havia descoberta petróleo em tal profundidade - não havia dinheiro e mto menos tecnologia. No gov.Itamar voltou a baila o caso da camada do pré-sal, igualmente deixaram de lado. Agora no gov.corrupto do iluminado - a petrobrás faz esse carnaval c/o pré-sal. Inclusive já estão dividindo os lucros.

Anônimo disse...

Esperar ressarcimento do governo federal é o mesmo que esperar democracia na Coréia do Norte, não passa de uma piada cínica, morta antes de nascer. Quem em sã consciência confia em Lula? Eu disse em sã consciência, esquerdopatas não se enquadram nem de longe neste caso, são tão recuperáveis quanto viciados em crack.

Anônimo disse...

PAIM, NUNCA MAIS!!

Sobre essa "proposta" do vigarista Paulo Paim, de dar parte do "Pré-Çal" aos aposentados, isso não passa de mais um engodo do senador gaúcho, que espero não se reeleja (atenção aposentados gaúchos, ferro no pilantra!!). O pilantra promete uma coisa que não existe, aos aposentados! O "pré-çal" do PT é apenas uma maquete, uma peça de ficção e corruPTção! Essa triste figura, como o seu chefe, o Lulla, promete coisas aos aposentados desde 2002!!Mas até agora o que essa corja deu aos aposentados foi apenas fumooo!!!Fummooo e nabbooo! Vagabundos!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/