Fariñas, dissidente político à beira da morte, pede flores para Walesa

O jornalista Guillermo Fariñas, como Zapata antes, imola-se em greve de fome para defender a liberdade de todos os presos políticos e da população de Cuba. É mais um mártir que a tirania cub ana da cruel dinastia dos Castro, há 50 anos no Poder, está produzindo. A notícia a seguir, deste final de sexta-feira, reproduz o pedido de Guillermo para que o líder sindical Lech Walesa, o homem que libertou a Polônia do tirânico jugo comunista da URSS, deposite em seu túmulo uma coroa de flores. Walesa e Guillermo falaram nesta quinta. O sindicalista pediu a interrupção da greve de fome, mas o jornalista avisou que estava pronto para se imolar em defesa da liberdade para Cuba. No Brasil, o presidente Lula, ex-sindicalista como Walesa, considerou que Guillermo é um bandido comum e não merece apoio algum, mantra repetido por todos os membros do seu traiçoeiro governo e do PT.

Cuba: Fariñas pede a Walesa que deposite flores em seu túmulo
17:02 12 de Março de 2010
GDANSK, Polônia (AFP) - O dissidente cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias, pediu a Lech Walesa, líder histórico do sindicato polonês Solidaridad, que deposite uma coroa de flores em sua tumba "quando Cuba for livre", informou nesta sexta-feira o ex-presidente polonês.
Walesa e Fariñas falaram por telefone na quinta-feira, horas antes da hospitalização do jornalista cubano na unidade de cuidados itensivos do hospital de Santa Clara (270 km ao leste de Havana).
"Fiquei muito impressionado, eu tentei convencê-lo a interromper a greve. Disse que para construir uma Cuba livre é preciso gente como ele, viva", contou o Prêmio Nobel da Paz, em 1983.
Segundo Walesa, o dissidente manteve a decisão de continuar com a greve de fome.
"Fariñas me respondeu: se morrer, rogo que deposite uma coroa de flores sobre a minha tumba quando Cuba for livre", contou Walesa.
Guillermo Fariñas, um ciberjornalista de 48 anos que reivindica a libertação de 26 presos políticos doentes, iniciou uma greve de fome e de sede pouco depois da morte do preso político Orlando Zapata, de 42 anos, que se seguiu a um jejum de protesto de dois meses e meio.

11 comentários:

Anônimo disse...

enquanto isso...


FILME DO LULLA EM CUBA.

Entidades dos Direitos Humanos denunciaram que o filme “Lulla, o Filho do Brasil”, tem sido utilizado nas torturas dos presos políticos em Cuba....”Trata-se de um suplício aterrador, cruel, ultrajante, desumano e degradante, que nem Torquemada ousaria utilizar na Inquisição Espanhola”, disse Magdalena Ortiz, chefe do setor Caribe da Cruz Vermelha.

Fitzcarraldo Silva

Anônimo disse...

Sexta-feira, Março 12, 2010
"Eu sou um bandido!"

Carta Aberta ao Presidente Lula


Não se assustem não. Os chimpanzés, os grandes primatas e o GAP nada tem a ver com isso. Isto está relacionado com o meu passado cubano. Eu sou um ex–prisioneiro político, que, para o nosso Presidente, são comparáveis aos bandidos que lotam as prisões paulistas, e não teria direito a protestar, nem a fazer greve de fome, como o operário cubano Orlando Zapata, que morreu após 85 dias desse protesto. Em 1961, eu tinha 20 anos. Desde os 16 lutei contra a Ditadura de Batista e anos depois tive que lutar contra a dos irmãos Castro, amigos fraternos do nosso Presidente. Na prisão de Cabana, dirigida por Che Guevara, passei várias semanas. Presenciei a morte de vários de meus companheiros estudantes, garotos até mais jovens do que eu. Também presenciei a morte do Comandante Humberto Sori Marin, que redigiu a primeira lei de Reforma Agrária quando lutava na Serra Maestra, junto aos irmãos Castro, e depois lutou contra a ditadura implantada por eles. Todos aqueles fuzilados no Paredão da Cabana nunca tiveram um julgamento, um advogado de defesa, nem puderam falar sua verdade. Essa história se repetiu centenas, milhares de vezes. Algum dia essa história terrível e tenebrosa da Cuba Castrista será conhecida...
Dr. Pedro A. Yinterian

Diretor Presidente e Fundador do Grupo Interlab, criou no município de Sorocaba, São Paulo, um criadouro conservacionista para fauna silvestre e um santuário para grandes primatas que se converteu no maior centro de primatas da América Latina de origem privada. O empreendimento recebe e mantém primatas e outros animais ameaçados de extinção.

Leia a íntegra desta lição dada em Lula por um ex-preso político cubano no Blogs pela Democracia

Anônimo disse...

A esperança (no caso, ver Cuba livre) é a última que morre. Mas também morre.
HOH-POA

Anônimo disse...

Dillma é mineira, gaúcha ou paulista??

12/03/2010 14:56
cara de quem,
cara-pálida?


- Sabe por que Dilma diz isso? Porque essa mineira tem a cara e a alma de São Paulo, tem a cabeça moderna, gosta de trabalhar duro e fazer as coisas bem feitas. A Dilma é assim, São Paulo é assim - é Lula hoje, no programa de rádio do PT. Toc Toc Toc. Dilma Vânia nasceu em Minas, onde se iniciou no terrorismo comunista. Quando ele foi dizimado, mudou-se para o Rio Grande do Sul e lá tocou sua carreira política, e nem foi no PT, mas no PDT de Leonel Brilzola. Paulista, né? Sei

ganhatudo disse...

Algo esta mudando.
Quantos já morreram em Cuba?
Quantos já foram mortos pela Ditadura cubana dos Castro?
Pouco ou quase nada se ouvia.
Eram pouco divulgados os atos de violação de Direitos Humanos em Cuba, que contava com uma proteção muito grande da maioria da imprensa.
Poucas vozes se levantavam.
Nos dias de hoje os fatos ficam mais evidentes, mais nítidos, são divulgados pela imprensa internacional.
Quem diria que poucos meses atrás, uma foto do dissidente moribundo, há vários dias em greve de fome, poderia sair de Cuba e ser divulgada no exterior.
Hoje só não vê a violência de Fidel e seu irmão quem não quer ver; apenas uns apoiadores de uma ideologia totalitária implacável com seus opositores.
Entre estes esta o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também sua candidata Dilmáh, assim como membros de seu partido totalitário.
E se deixarmos eles vão transformar o Brasil numa grande Cuba.
Não podemos permitir isto.
O povo preciso se acordar deste pesadelo petista e começar a contestar um comportamente totalmente incompativel com a democracia brasileira.
O Lula precisa ser obrigado a fazer uma declaração pedindo desculpas aos dissidentes de Cuba e exigir do governo cubano providencias imediatas para conter as violações dos direitos humanos em Cuba.
Cada dia que passa sem ele fazer uma declaração cabal, é mais um motivo para ser derrotado em sua pretensão de eleger sua candidata.

N67 disse...

Mas o que poderiamos esperar de um governo comunista como este do PT. Elles falam em democracia, enchem a boca falando em democracia prá ludibriar os incautos. Na 1ª oportunidade elles levarão o Brasil a uma situação parecida da que vive o venezuelano. A segunda etapa de caminho rumo ao comunismo é pela eleição dessa guerrilheira, que inclusive foi treinada em cuba. Mas elles que não tentem pois isto aki não é a venezuela e mto menos cuba.

Anônimo disse...

A fala do trono do ilustre molusco nos enche de vergonha.

Anônimo disse...

Lullatoiá não se importa com a greve de fome dos coitados dos cubanos presos por que é sabido que pinguços e bêbados não sentem fome.

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
SOMOS TODOS BANDIDOS.
ESTAMOS SOLIDÁRIOS COM TODOS OS PRESOS DE CONSCIÊNCIA, DA ILHA DOS HORRORES. PEÇO QUE ME PERMITA REITERAR O QUE SEGUE, COM MAIOR ÊNFASE, AINDA:
", PESSA CANALHA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES É FORMADA PELOS MAIS FACÍNORAS DA BANDIDAGEM NACIONAL. SÃO PIORES DO QUE OS PIORES QUE SE ENCONTRAM CUMPRINDO PENA NAS MASMORRAS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO, ESSES MESMOS, QUE LULA, CRETINAMENTE, QUIZ ASSOCIA-LOS AOS PRESOS POLÍTICOS DA ILHA COMUNISTA DE SEUS LIDERES ESPIRITUAIS, OS CRIMINOSOS, FIDEL CASTRO E SEU IRMÃO.
O QUE MAIS ME IMPRESSIONA É A APARENTE APATIA (ESPERO QUE NÃO SEJA COVARDIA) DOS LEITORES DE NOSSO BLOG. ATÉ ESTE MOMENTO, NINGUÉM HAVIA SE ENCORAJADO A DAR UMA PALAVRA SOBRE ESSA PODRIDÃO QUE ASSOLA O NOSSO PAÍS. ENTENDO QUE ESTÁ NA HORA DE PORMOS A BOCA NO TROMBONE E DIZER, BEM ALTO, QUE ESTAMOS NOS PREPARANDO PARA EXPULSAR ESSA CORJA DE SAFADOS QUE ASSUMIU O PODER DA REPÚBLICA E PARECE NÃO QUERER LARGAR O OSSO.
A SOCIEDADE ORGANIZADA, PELOS SEUS CORAJOSOS MEMBROS, TEM O DEVER DE MOBILIZAR AS FORÇAS DEMOCRÁTICAS PARA, EXTRAIR O MAL PELA RAÍZ, POIS NÃO PODEMOS CORRER O RISCO DE TERMOS ESSA CORJA, TRATANDO-NOS COMO SEUS PRISIONEIROS.
NO BRASIL, ELES NÃO PASSARÃO.
REITERO: "FOGAÇA E TARSO, COM DILMA NO PALANQUE, NÃO PASSARÃO.
PODES CRER.

Anônimo disse...

A oposição, na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, tentou aprovar uma moção de condenação ao posicionamento do governo brasileiro em relação aos direitos humanos em Cuba.
Adivinha !? A base aliada conseguiu derrubar.
Pode !?
É... se a (com)posição da Comissão pode ser considerada uma fotografia do Congresso estamos hodidos !
HOH-POA

Anônimo disse...

Quais deputados gaúchos assinaram contra esta moção praticamente decretando a morte de um cara que só luta por liberdade? Quem são eles, é útil saber isto, pois estes mesmos sempre defendem bandidos quando a polícia faz o seu trabalho aqui para defender nossa sociedade que clama por segurança.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/