Entendimento sem confronto levou a acordo na Brigada Militar.

Foi decisiva e pró-ativa a posição do Presidente da Assembléia do RS, Deputado Giovani Cherini, para a construção do acordo que resultará na nova proposta de aumento salarial que Yeda Crusius poderá sacramentar na próxima quarta-feira.

. Ao contrário do antecessor, o Deputado Ivar Pavan, do PT, que transformou a Assembléia num poço de ressentimentos contra o governo, o novo presidente assumiu a condição de chefe de um dos Poderes. Esta autoridade permitiu-lhe alcançar o sucesso deste final de semana.

. Foram os Deputados Giovani Cherini e Adilson Troca, este falando em nome do governo (Yeda concedeu plena autoridade ao seu líder), que costuraram a seguinte proposta:
Soldados, cabos, subtenentes, tenentes e capitães – R$ 180 milhões para ser distribuído entre todos, proporcional ao que cada um recebe.
Oficiais (majores, tenentes-coronéis e coronéis) – 19,9% de aumento, referente à Lei Britto (só os oficiais não tinham recebido o benefício), sendo que o retroativo de um ano sairá de modo parcelado.

. O dinheiro da matriz salarial acabará beneficiando servidores da Polícia Civil.

. Aqueles brigadianos que ainda não pagam previdência, terão que fazê-lo, mas a alíquota começará com 67,5%, até alcançar 13,5% dentro de três anos.

. As propostas irão a exame dos brigadianos na segunda. Na terça, um ato público sairá na Assembléia para fechar o acordo. Se tudo ocorrer como se espera, na terça mesmo os subscritores do acordo irão a Yeda para que ela remeta o projeto final à Assembléia.

. Há apenas uma semana, as apostas num entendimento eram pule de zero.

2 comentários:

ganhatudo disse...

Bons políticos se reunem e buscam uma solução para o problema.
Os maus políticos vivem do quanto pior melhor, apenas para poderem criticar.
Procedimentos assim credenciam um parlamentar para funções cada vez mais elevadas.
Espero que concretizem o acordo e depois busquem um entendimento com os professores.
Muito boa a delegação da Governadora para esse entendimento entre os parlamentares e a categoria.
Pode servir de exemplo, pois Yeda abriu mão de ser a estrela da negociação; certamente não ficará sem méritos, no entanto deixa os maiores elogios para o Deputado Cherini e para o Deputado Troca que souberam dialogar com a categoria.
Certamente os demais deputados não vão atrapalhar o entendimento.

Cláudio Moreira Bortowski disse...

REAJUSTES SALARIAIS na BM:
O acordo possível,frente a um exíguo e fatal prazo!
Pode não ser o melhor dos mundos o consenso que se conseguiu; mas este acordo (o que foi possível tirar na discussão e no desgaste todo) possibilita um aumento nos salários dos brigadianos agora. Imediatamente.
Com reflexos consistentes de aumentos salariais previstos para os de nível médio nos próximos 02 anos, por conta da matriz salarial e seus índices definidos por escalão. Não seria plausível a BM, seus praças e oficiais,passarem mais um ano,até 2011,sem nada de reposição salarial! É para aonde estavam caminhando (quase como suicidas) associações de classe de nível médio levadas por suas lideranças radicais,em tom quase rancoroso. “Discutam e se acertem…” foi o que disseram.
Um impasse (e um “tiroteio” que desmereceu a todos os envolvidos) entre policiais militares, onde ninguém (ao final) ganharia nada! Absolutamente nada!
Pelo menos fizeram, agora, o acordo possivel de se fazer, no momento atual, com o prazo legal (e fatal) para encaminhar os projetos e votar o aumento se esgotando rapidamente (06/04),em decorrência das eleições nacionais de outubro vindouro.
Parabéns ao deputado CHERINI!
Um homem,até aqui,admirável na harmonização e condução de todo o difícil processo de discussão do reajuste para a BM. Como parlamentar e hoje presidindo a assembleia,CHERINI está no lugar certo. Sem ódios ou prevenções está usando bem o diálogo e o bom senso!
Cláudio Bortowski.
POA/RS

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/