Pesquisa Ibope, quarta-feira (entre parênteses, números da pesquisa de 17 de dezembro.
Primeiro turno
José Serra, 36% (38%)
Doilma Roussef, 25% (17%)
Ciro Gomes, 11% (13%)
Marina Silva, 8% (7%)
Segundo turno
Serra, 47%
Dilma, 33%
CLIPPING
Site http://www.veja.com.br/
Pesquisa mostra Serra com 36% e Dilma com 25%
17 de Fevereiro de 2010
Por Gustavo Uribe e Elizabeth Lopes
São Paulo - Pesquisa Ibope/Diário do Comércio, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre os dias 6 a 9 deste mês, indica que a corrida à sucessão presidencial de outubro continua polarizada pelos pré-candidatos do PSDB e do PT, respectivamente o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nessa mostra, Serra tem 36% das intenções de voto e Dilma 25%. Em terceiro lugar está o deputado federal Ciro Gomes (PSB) com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV) com 8%. O porcentual de votos brancos e nulos somou 11% e dos que disseram não saber em quem vota atingiu 9%.
A última pesquisa divulgada pelo Ibope foi no dia 7 de dezembro do ano passado. Na mostra, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Serra registrava 38% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff com 17%, Ciro Gomes com 13% e Marina Silva com 6%. Naquela pesquisa, o porcentual de votos brancos e nulos atingiu 13% e dos que disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder somou 12%.
No cenário sem Ciro Gomes, a pesquisa Ibope/Diário do Comércio aponta José Serra com 41%, Dilma Rousseff com 28%, Marina Silva com 10%, brancos e nulos 12% e não sabem ou não opinaram 9%.
Na simulação de um eventual segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff, o tucano lidera com 47% e Dilma registra 33%.
A maior rejeição apontada pela pesquisa é de Ciro Gomes, com 41%, seguido de Marina Silva com 39%, Dilma Rousseff com 35% e José Serra com 29%.
Continuidade
A pesquisa Ibope/Diário do Comércio avaliou também o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 47% dos entrevistados, a administração de Lula é boa, para 29% é ótima, para 19% é regular, para 3% é péssima e para 2% é ruim.
A mostra indagou ainda o que os eleitores gostariam que o próximo presidente fizesse. Do total de entrevistados, 34% querem a total continuidade do atual governo, 29% querem pequenas mudanças com continuidade, 25% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças e 10% querem a mudança total do governo do País. Para 78% dos entrevistados, o presidente Lula é confiável, enquanto 18% disseram não confiar no presidente.
A pesquisa, que será divulgada amanhã pelo Diário do Comércio, foi realizada com 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o Brasil. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 3196/2010.
CLIQUE na imagem acima e compreenda melhor a pesquisa, com análise do ex-prefeito do Rio, César Maia, no seu blog diário.
2 comentários:
As estatisticas para serem mais esclacedoras deveriam ser proporcionais aos eleitorados de cada estado, assim SP, MG e RJ deveriam ter amostras muito maiores que PE, BA, RS e CE. As análises deveriam considerar por estado porque haveria uma tendencia prévia da eleição. Uma pergunta que se faz, não sou estatistico, quanto cada percentual representa em termos de milhões de eleitores nestas amostragens.
Os petralhas deverão fazer um manifesto na reunião dos sindicatos (em congresso petistas é só o que junta), porque isso não passa de um golpe da imprensa maniqueista na tirania, melhor digo, democracia socialista, ainda que não tenha sido alardeado pelas imprensa chapa branca, pelega da CUT, como Folha de SP e jornais da RBS e Globo, que Dilma não saiu do lugar e que desde dezembro esse é o quadro da eleição (36 a 25%), ou seja sem Ciro (41 a 28%), Serra bate Dilma no primeiro turno. Certamente com esta última pesquisa Lula poderá justificar mais um baita porre porque a cumpanhera não levanta vôo e depois sabe que congresso do PT é outro tremenda porre. Já circulam no congresso camisetas do PT dizendo "I belong to Lula", porque Lula já virou PMDB faz muito tempo!!
Postar um comentário