Assassino de João Hélio é solto e ganha proteção

Direitos Humanos? Condenado por morte do menino João Hélio vai morar na Suiça

Ezequiel Toledo de Lima, um dos acusados de participação do assassinato do menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, no dia 7 de fevereiro de 2007, já está na Suíça com a família. Ele foi solto no último dia 10 pelo juiz da Vara de Infância e da Juventude, que ainda determinou que Ezequiel ingressasse no Programa de Proteção à Criança e Adolescente, destinado aos que estão ameaçados de morte.
Ezequiel teria sofrido ameaças de morte no Instituto João Luiz Alves, onde cumpriu pena. A mãe do rapaz também teria sido ameaçada. Através da ONG Projeto Legal, ele conseguiu embarcar para a Suíça, com garantia de casa e identidade novas para recomeçar sua vida.
O menino João Hélio foi arrastado por cerca de sete quilômetros, depois de ter ficado preso pelo cinto de segurança do carro da mãe, após um assalto na Rua João Vicente, perto da Praça do Patriarca, em Oswaldo Cruz. Os bandidos abandonaram o carro na Rua Caiari, com o menino já morto.
Nota do editor - Este caso é chocante, nojento e repugnante - inaceitável. A responsabilidade penal deve alcançar qualquer bandido brasileiro, tenha a idade que tiver o delinquente. A legislação e o legislador brasileiros são frouxos, covardes, incapazes de dar uma resposta à crescente onda de violência. Este caso é mais um ultraje às vítimas e às suas famílias, sobretudo aos familiares que permanecem vivos para sofrer até o último dos seus dias. O que recebeu o canalhinha assassino foi um prêmio ao assassinio que praticou, auxiliado por uma dessas ONGs que jamais se preocupam em amparar as famílias vitimadas por estupradores, assassinos, sequestradores e torturadores, para os quais só a pena de morte ajudaria a purgar o que fazem todos os dias.
LEIA também:
MATEMÁTICA DA DOR Em fevereiro de 2007 Rosa Cristina Fernandes e seus filhos Aline, 13 e João Hélio, 6, foram abordados por homens armados ao parar seu Corsanum sinal de trânsito, no Rio de Janeiro. Todos saíram do carro, mas João Hélio ficou pendurado do lado de fora, preso ao cinto desegurança. O menino morreu ao ser arrastado por sete quilômetros, mesmo com populares avisando os bandidos. Difícil de lembrar. Os cinco assassinos foram presos, julgados e condenados: Carlos Eduardo pegou 45 anos de prisão, Diego Nascimento, 44 e Carlos Roberto eTiago de Abreu 39 anos cada um. O quinto bandido, Ezequiel Toledo de Lima, que teria sido justamente quem fechou a porta com João Héliopreso do lado de fora, era menor. Cumpriu uma pena sócio- educativa até completar 18 anos, três anos após o crime. Mas enquanto detido noInstituto João Luiz Alves, na Ilha do Governador, Ezequiel foi ameaçado e, ao ganhar liberdade em fevereiro de 2010, um Juiz da Vara daInfância e Juventude determinou que ele ingressasse no Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente. E como sua mãe também sofreu ameaçasa Justiça determinou que os pais do rapaz entrassem no programa por meio do Conselho de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente,presidido pelo advogado Carlos Nicodemos, diretor da ONG Projeto Legal. No site da ONG encontramos: "O Projeto Legal é uma organização não-governamental que desde 1993 desenvolve projetos sociais na área dadefesa, garantia e promoção dos direitos humanos, especialmente de crianças, adolescentes e jovens. Nosso foco é o atendimentojurídico-social a cidadãos que tiveram seus direitos violados. (...) Temos como meta contribuir para o pleno exercício da cidadania e odesenvolvimento de uma sociedade mais humana, justa e democrática." A ONG providenciou para que Ezequiel e seus pais obtivessem documentos e recursos para sair do Rio de Janeiro. A imprensa carioca disse queo destino teria sido a Suíça, mas a ONG garante que ele não saiu do Brasil. O fato é que três anos após o crime hediondo, Ezequiel ganhou achance de reconstruir a vida, com ficha limpa e apoio financeiro. Bem, qualquer comentário neste momento será considerado "visão de um leigo sobre a justiça", distorcida e vingativa. Justiça não se discuteao calor das emoções, como sempre ouvimos das autoridades após os crimes que nos chocam. Então deixarei a emoção de lado para fazer como os políticos: recorrer à fria matemática. Assim ninguém me acusa de ignorante. Veja só: dos cinco assassinos, quatro estão na cadeia com penas de cerca de 40 anos e só um está livre, pois era "de menor". Isso quer dizerque 80% da justiça foi feita, não é? Pô, considerando a realidade brasileira, é um índice muito bom! Pois é. Mas perdemos 100% do João Hélio. Me desculpem o juiz, o advogado, a Justiça, a ONG, os direitos humanos ou o raio que o parta, mas nos meus esforços para desenvolvimento deuma sociedade mais humana, justa e democrática, essa conta não fecha. Quero 100% na cadeia. Luciano Pires

15 comentários:

JVS9999 disse...

Inversão total de valores.
Alborguete neles...é a solução.
Serio mesmo, o sujeito vai para a Suíça?! Nova vida?! Uma pergunta:
A familia do menino morto vai para onde?? Vai para PQP, pois o governo não deu segurança.

JVS9999 disse...

Inversão total de valores.
Alborguete neles...é a solução.
Serio mesmo, o sujeito vai para a Suíça?! Nova vida?! Uma pergunta:
A familia do menino morto vai para onde?? Vai para PQP, pois o governo não deu segurança.

Anônimo disse...

Estão implorando :" façam justiça com as propias mãos.."

Infante_PE disse...

É isto que enoja nesta terra!
O cara é um assassino,na prisão se envolveu em uma tentativa de homicídio contra um agente penitenciário..
Sai, ganha proteção oficial,vai viver na Europa e o resto do zé povinho que se ferre!!
E os pais do menino?Ganham o que ?A eterna saudade e dor pela perda do filho ?
Até quando teremos que conviver com uma jsutiça porca,canalha,que formata as leis para beneficar vagabundos,assassinos,traficantes,
corruptos?
E tem elementos,dizer gente deria ofender, que defendem direitos humanos!
Não se viu na grande mídia nenhum tipo de artigo reprovando a atitude deste "juíz"..e se fosse com algum parente ou filho deste "magistrado"? Seus pares soltariam este animal?
Tem é passar fogo!!
Vadio bom é vadio morto!!!

Anônimo disse...

Polibio,

Delinqüente é o digníssimo juiz de infância e da juventude que promoveu a ida do assassino para o Spa do judiciário brasileiro nos Alpes suíços, às nossas expensas.
Eu não tenho dinheiro para fazer turismo sequer no Nordeste brasileiro, embora tenha trabalhado muito,como tantos outros compatriotas.
O negócio do momento é ser criminoso: tem o amparo da lei; ganha bolsa-reclusão de R$ 758,00,por dependente;ganha passagem,hospedagem e verba para manter-se em turismo até morrer...na Suíça,e com os familiares, que não souberam educar o pobre aborrecente. Estudar para quê!?Aí está o resultado do aparelhamento das instituições pelo famigerado PT.
Como o assassinado não era pobre, não era marginal, não cheirava cola e cocaína, não roubava, não matava e não tinha fichário na DP,
ENTÃO não preenchia os requisitos para obter a proteção da Justiça(?).
Os pais e irmãos do infeliz João que se virem, não educaram adequadamente o filho, como fizeram os pais do ASSASSINO!

Que revolta causam esses barbudinhos comunistas, em todos os níveis!!!

Anônimo disse...

O bandido matou uma criança, e ganhou proteção da "justiça" dos direitos humanos, das ongs,uma residência na Suiça e uma vida nova. Só faltou bolsa família. Agora os assassinos são premiados pelo "estado de direito".
É o que nós esperamos do judiciário brasileiro: lento e incompetente ao extremo ou, mal intencionado.

Anônimo disse...

Um canalha ganha a "chance" de viajar para a Suíça para começar vida "nova", a custa do dinheiro público desta infeliz república bananeira do Brasil. Isto me lembra do caso Battisti, que, aqui no Brasil, está "ganhando" do covarde governo de esquerda, vida nova para escapar da justiça democrática de uma república com "R" maiúsculo, no caso a Itália. No Brasil o crime compensa, a justiça não pune e nós é que temos que nos defender, sem armas, de todos os "anjinhos" dos bandidos defendidos por esta corja.Podem de me chamar de reacionário, porém chamo e, com razão, este pessoal de COVARDES!

Anônimo disse...

Prezado Políbio.
Estamos diante de uma situação crítica a qual promotores e juízes soltam bandidos com medo de represálias de outros bandidos. Tudo isto sob a desfaçatez da "interpretação da lei". Ao mesmo tempo, os "deuses da caneta", estão encastelados nos seus condomínios de luxo, cercados de seguranças, e recebendo polpudos proventos (seriam subsídios???) a nossas custas. O artigo publicado por Percival Puggina a respeito da Associação Brasileira dos Juízes Democráticos (ou algo assim com este nome, tipo uma associação de bairro) é grave e emblemático.
Está na hora de aparecer alguém com "aquilo roxo" para modificar a Constituição, enquadrar esta turma e acabar com a vitaliciedade.

Anônimo disse...

É isto aí... Brasil é tão bonzinho para marginais.

Anônimo disse...

Mas gente... O que vocês poderiam esperar? Os caras que estão lá em cima, são os mesmo marginais que barbarizaram o país nas décadas de 60/70. Agora estes bostas são o poder! Eles só podem defender seus pares... O que teremos de fazer é implorar que "alguém" derrube estes merdas.

Anônimo disse...

É BRASIL DE MERDA, JUSTIÇA DE MERDA, CADA DIA QUE PASSA SINTO NOJO DESTES POLÍTICOS, JUÍZES, ETC, GENTE QUE GANHA DINHEIRO, NOSSO DINHEIRO PARA PROTEGER BANDIDOS,PROTEGER ASSASSINOS E ESTUPRADORES.PORQUE ESTE PRESIDENTE QUE ESTÁ AÍ,NÃO FAZ ALGO PARA MUDAR ISTO,SERÁ QUE É PORQUE ELE PASSA A MÃO NA CABEÇA DE VAGABUNDOS? CERTAMENTE.TOMARA QUE ACHEM ESTE LIXO E ACABEM COM ELE.

Anônimo disse...

Não adianta lhe darem uma ficha limpa pq logo logo ele vai sujá-la.
O cara é ruim, é bandido e vai continuar sendo.
Este é o Brasil asqueroso onde vingam lulas, ongs e marginais.

Luiz Felipe Petrucelli disse...

O que faz um juiz tomar a atitude que tomou este que mandou libertar o assassino confesso do menino João Hélio? Não quero cair no sentimento piegas e ficar dizendo que ele não tem família e que deveria conhecer os pais do menino e etc__ Eu fico tentando analisar o motivo de tal atitude Não gostaria de ir pro lado da corrupção, porque acho não ser este o caso! O que gostaria de focar é o comprometimento desse senhor com a verdadeira justiça e o que ele entende como sendo . ________Então, o que seria? Despreparo para ocupar o cargo? Ingenuidade e uma crença exacerbada no poder de recuperação do indivíduo, através do convívio com a sociedade; resultado de uma visão ideológica e romântica da natureza humana ? Ou seria, ainda, tudo isso mais uma confissão de que o sistema correcional brasileiro está falido e nada pode ser feito, senão por nas ruas delinquentes incorrigíveis?__Infelizmente este juiz não está só! Há outros que pensam de forma igual. Convertem o réu em vítima e esta em algoz! Tal qual agiu Pôncio Pilatos ! Desta forma, mais uma vez, condena-se a vítima que nada pode fazer, senão se sentir acuada e indefesa.
Por conta disso, dizer que ações judiciais não devem e não podem ser contestadas, é absurdo. Repetir isso é burrice. Pois um dia essa frase pode se voltar contra nós mesmos! O que dizer dos veredictos dos juízes do Holocausto, que condenaram milhões á morte? E os membros do clero, que durante a santa inquisição mataram tantos em nome de Deus? .....Por fim, o que pensar daqueles que condenaram Jesus ao martírio, respaldados pelas leis do Império Romano ? ___Se não pudessem ser contestadas, não haveria instâncias superiores as quais pudéssemos recorrer! Na minha humilde ignorância e ??leiguice?? do que seria a melhor forma de se aplicar as leis, entendo que se fosse para aplicar a constituição e todos os demais códigos contidos nela, sem interpretar o que querem dizer seus respectivos artigos no subtexto, não precisaríamos de Juízes, bastaria alguém que soubesse ler corretamente!
Por outro lado, o que não faltam são ONGs ??interessadas?? e ??preocupadas?? com a integridade física e moral de assassinos frios, cruéis e que qualquer outro adjetivo acrescentado a estes não passaria de redundância!___Há também pessoas bem intencionadas que , por motivos religiosos, pensam que podem mudar, regenerar e resgatar alguém do mundo do crime. Até podem,sim, não vamos ser radicais, mas não acredito que deste grupo façam parte seres abomináveis que matam friamente, sem demonstrarem o mínimo remorso! Ora, são pessoas manipuladoras, que se mostram gentis enquanto lhes convém, mas que, na primeira oportunidade, darão o bote! São os chamados ??SOCIOPATAS?? ou ??PSICOPATAS?? ! ___Estes, segundo a psiquiatria moderna, NÃO TEM RECUPERAÇÃO. Simplesmente porque gostam e sentem prazer nos atos dantescos que praticam; sendo assim, não podem sentir arrependimento!

Petrucelli disse...

O que faz um juiz tomar a atitude que tomou este que mandou libertar o assassino confesso do menino João Hélio? Não quero cair no sentimento piegas e ficar dizendo que ele não tem família e que deveria conhecer os pais do menino e etc__ Eu fico tentando analisar o motivo de tal atitude Não gostaria de ir pro lado da corrupção, porque acho não ser este o caso! O que gostaria de focar é o comprometimento desse senhor com a verdadeira justiça e o que ele entende como sendo . ________Então, o que seria? Despreparo para ocupar o cargo? Ingenuidade e uma crença exacerbada no poder de recuperação do indivíduo, através do convívio com a sociedade; resultado de uma visão ideológica e romântica da natureza humana ? Ou seria, ainda, tudo isso mais uma confissão de que o sistema correcional brasileiro está falido e nada pode ser feito, senão por nas ruas delinquentes incorrigíveis?__Infelizmente este juiz não está só! Há outros que pensam de forma igual. Convertem o réu em vítima e esta em algoz! Tal qual agiu Pôncio Pilatos ! Desta forma, mais uma vez, condena-se a vítima que nada pode fazer, senão se sentir acuada e indefesa.
Por conta disso, dizer que ações judiciais não devem e não podem ser contestadas, é absurdo. Repetir isso é burrice. Pois um dia essa frase pode se voltar contra nós mesmos! O que dizer dos veredictos dos juízes do Holocausto, que condenaram milhões á morte? E os membros do clero, que durante a santa inquisição mataram tantos em nome de Deus? .....Por fim, o que pensar daqueles que condenaram Jesus ao martírio, respaldados pelas leis do Império Romano ? ___Se não pudessem ser contestadas, não haveria instâncias superiores as quais pudéssemos recorrer! Na minha humilde ignorância e ??leiguice?? do que seria a melhor forma de se aplicar as leis, entendo que se fosse para aplicar a constituição e todos os demais códigos contidos nela, sem interpretar o que querem dizer seus respectivos artigos no subtexto, não precisaríamos de Juízes, bastaria alguém que soubesse ler corretamente!
Por outro lado, o que não faltam são ONGs ??interessadas?? e ??preocupadas?? com a integridade física e moral de assassinos frios, cruéis e que qualquer outro adjetivo acrescentado a estes não passaria de redundância!___Há também pessoas bem intencionadas que , por motivos religiosos, pensam que podem mudar, regenerar e resgatar alguém do mundo do crime. Até podem,sim, não vamos ser radicais, mas não acredito que deste grupo façam parte seres abomináveis que matam friamente, sem demonstrarem o mínimo remorso! Ora, são pessoas manipuladoras, que se mostram gentis enquanto lhes convém, mas que, na primeira oportunidade, darão o bote! São os chamados ??SOCIOPATAS?? ou ??PSICOPATAS?? ! ___Estes, segundo a psiquiatria moderna, NÃO TEM RECUPERAÇÃO. Simplesmente porque gostam e sentem prazer nos atos dantescos que praticam; sendo assim, não podem sentir arrependimento!

Petrucelli disse...

Quantas crianças mais precisarão ser arremessadas à morte, como bolas de um esporte macabro,num jogo covarde e cruel, onde todos saímos perdendo, mas continuamos fingindo que foi apenas uma partida e que o campeonato ainda está longe de acabar! Ledo engano, já acabou e, se vc ainda não percebeu, digo-te agora: PERDEMOS de mil a zero! Tínhamos a maior torcida, os melhores técnicos, mas não conseguimos desarmar o esquema do inimigo e, com isso, nossos jogadores, guerreiros indefesos, foram abatidos ainda no berço! ____A nós restou a existência cativa e passiva ou a morte eminente, porém digna


Nosso povo é passivo, não se rebela contra nada. Aqui é a terra dos desmandes. E a coisa está de tal ordem, que já não fazem questão de esconder! Até quando vamos agüentar tudo calados? Até quando vamos continuar com este pensamento egoísta de que enquanto não respingar em mim ou em alguém de minha família, vou seguindo num coro uníssono de cidadãos indignados, mas que se acovardam frente à luta para mudar todo o sistema?


Agora vamos fugir do sentimento óbvio de indignação e revolta legítima que acometem a todos que têm um pouco de sangue nas veias....Quero analisar a nós, pessoas comuns e que compõem o povo brasileiro!____Não é de hoje que políticos, magistrados e todo tipo de ??autoridades?? ditam regras que, que a priori, deveriam servir para todos, mas que na prática, só é aplicada aos mais fracos, ou aqueles que assim se julgam. ___
Avante, jovens guerreiros da paz. Empunhemos nossas bandeiras e as armas do amor e da sabedoria, mas sem ceder um só de nossos soldados! Chega de darmos em sacrifício aquilo que temos de mais precioso, a vida dos que mais amamos! Se querem se render aos nossos argumentos, que baixem as armas e venham em missão de paz, mas se é luta que querem, não vamos fugir à raia: AVANTE E SEMPRE!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/