Entenda melhor a pesquisa eleitoral da Vox Populi

Tecnicamente empatados, o ministro Tarso Genro e o prefeito José Fogaça vão para o tudo ou nada na busca de aliados de peso para disputar as eleições para o governo do RS.

. A pesquisa da Vox Populi, contratada pela Band, é tecnicamente correta, obedecendo critérios universalmente bem aceitos, inclusive o da distribuição espacial dos entrevistados, embora tenham sido apenas 700 no Estado. Vox Populi aparentemente buscou garantir-se ao informar que trabalhou com enorme margem de erro, ou seja, 3,7% para mais ou para menos.

. A Band não divulgou os números sobre a pesquisa para presidente - até o momento. Além disto, embora Vox Populi tenha também pesquisado, não divulgou o índice de rejeição de cada candidato.

. O instituto cometeu apenas uma impropriedade, que foi a de não incluir na lista o nome do deputado Luís Lara, do PTB, que está em campanha aberta no RS.

. Se em relação a Tarso e Fogaça não restam dúvidas, sobre os demais candidatos o editor não bota a mão no fogo, destacando os casos de Yeda e Beto Albuquerque. Yeda aparece com 7%, mais do que os 5% do DataFolha, mas muito aquém dos 12% do Instituto Methodus, enquanto que Beto está muito, mas muito aquém (2%) dos 8% que registrou com DataFolha e Methodus.

. Os números de Yeda, considerando-se as margens de erro, encontram-se dentro do círculo pelo qual transitaram os números do DataFolha e do Methodus.

. No caso de Beto Albuquerque, não existe uma só razão que explique tanta diferença, totalmente fora das margens de erro. Ela não parece confiável.

* Nota do editor - Os dados técnicos mais relevantes sobre a pesquisa podem ser encontrados no site do TSE. Basta buscar o site do TRE do RS.

CLIQUE a seguir para acompanhar a fala da Band:
http://www.cwaclipping.net/res-vide-tv-nw.php?cod=390287&tjrs=6975&cwa_loged=9

2 comentários:

Matheus disse...

Bom, se for assim estamos bem né. Afinal o Fogaça virá com o PDT e ao que tudo indica o Tarso virá sozinho. Aliás, como é curioso o fato de que nas últimas eleições aqui no sul o PT não tem conseguido apoio de nenhum partido. Os caras tão muito queimados, todo mundo já descobriu que o PT que belo covil.

Angelo disse...

Caro Políbio: como se faz para anular o voto na urna eletrônica?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/