A repetição de “Tragédias do Rio” é culpa da sociedade.

As TVs comprometidas ou não com conteúdos do mundo cão, derramam sons e imagens sobre a tragédia do Rio pelo oitavo dia consecutivo, como fizeram durante 45 dias no caso das enchentes de São Paulo.

. São situações recorrentes.

. Os câmeras mostram sucessão de mulheres desesperadas, autoridades e especialistas explicando o que aconteceu e paisagens urbanas desoladoramente laceradas, pobres e amedrontadas.

. O telespectador é transformado no espectador emasculado, que tudo consome no conforto da poltrona, enquanto traga o trago da noite, mordisca o jantar em preparo e dá uma passada de olhos pelos jornais do dia.

. É um BBB de povo pobre.

. A tudo vê e ouve o governador do Rio, Sérgio Cabral, que acerta em cheio o diagnóstico: "A culpa é da sociedade". E é. A sociedade que elege gente como o governador Sérgio Cabral ou Lula, não tomou consciência de que tudo o que acontece pode e deve ser resolvido e prevenido pelos governantes que elege a cada dois anos.

. Foram por água abaixo os PACs 1 e 2 e o programa Minha Casa, Minha Vida, como até mesmo o Bolsa Família, que não atacaram os problemas de infraestrutura material e social responsáveis pela tragédia repetida e que se repetirá ad nauseam.

. É só olhar para a Europa Ocidental, para Estados Unidos e Canadá, para o Japão ou Coréia, Nova Zelândia e Austrália, e constatar que o estado de bem-estar social está ao alcance das mãos de cada um, bastando que eleja governantes decididos a melhorar os padrões de vida do conjunto da população brasileira.

. O editor não entende como é que os jornalistas não fazem a sua parte ao buscar as imagens e as falas, enfiando os microfones nas bocas da população humilhada e das autoridades que se escondem nestas horas, com o objetivo de fazer uma única pergunta:- Por que você não está no meio dessa sujeirada toda, encharcando as mãos e decidindo que isto nunca mais voltará a acontecer no Brasil?

. Desta vez, ao contrário do que fez quando conquistou a sede das Olimpíadas de 2014, o governador Sérgio Cabral não verteu uma só lágrima, como também Lula nem de longe.

. Desta vez não mandou ao Rio, fardado de soldadinho de campanha, o seu ministro da Defesa, Nelson Jobim.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Políbio

Tanto nos ensinaram que o momento apropriado para curar todos os males é "nas urnas".

Então, acho, o povo se acomodou ou esconde a indignação. Aceita passivamente e resignado todas as desgraças que acontecem.
Espera que, nas urnas, possa tentar eleger um futuro melhor. Só que, do jeito que vai, o futuro fica cada vez pior.
Acho.

HOH-POA

Anônimo disse...

Se fosse em São Paulo, a culpa era exclusivamente de José Serra.

Surfista Prateado disse...

Acho que não é pergunta que cabe, é afirmação: "não pergunte o que o país (ou estado ou cidade) pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer pelo país". Eu complementaria "e por você mesmo". Acho que todos que moram nessas condições sabem bem porque estão lá: não trabalharam o suficiente (não geraram riqueza o suficiente) para poder comprar uma casa decente. Não é função do Estado fazer isso: é função do Estado só impedi-los de construírem casas em terrenos inapropriados para tal. Não é em eleição que vou "ganhar a minha casa" e quem pensa assim, só demonstra o quão subdesenvolvidos nós somos, sempre esperando que o Estado resolva problemas que são nossos. E a partir disso, requerermos uma grande diminuição de impostos cobrados em troco de nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/