PIB avança veloz e ameaça produzir inflação de demanda.

O ministro Guido Mantega teve muita dificuldade para aplacar os temores dos empresários com os quais se reuniu na Fiergs e que se assustam com os sinais de que a inflação recrudesceu.

. Os economistas que se dedicam a desagregar os conjuntos de indicadores do IPCA, já perceberam que há, sim, inflação de demanda. O IPCA do trimestre foi de 2,06%, quase a metade do total da meta para este ano, que é de 4,5%.

. Começou a ocorrer um sério descompasso entre a oferta e a procura por produtos, característica da inflação de demanda. O mais importante é saber se a produção industrial pode mesmo ocupar toda a sua capacidade ociosa e transmitir sinais de que fará isto e algo mais. Sobre setembro do ano passado, auge da crise global, a produção industrial está apenas 3,2% abaixo, mas cresce veloz e sustendamente.

. O PIB trimestral poderá mostrar crescimento de até 6%, teto máximo para ao equilíbrio entre oferta e produto, levando-se em conta os ainda baixos níveis de investimento na produção (17%) quando deveria ir a 25% do PIB.

- O desajuste evidente das contas públicas federais e nas contas externas também ameaça os preços.

Bah Restaurante - Gastronomia Regional Contemporânea
BarraShoppingSul, Porto Alegre. Almoço executivo de segunda a sexta-feiras. Couvert + 4 opções de prato principal + sobremesa. R$ 29,00 com cálice de vinho e R$ 24,00 sem vinho. Também a la carte no almoço e jantar. Adega com 400 rótulos, 40 opções de vinhos em cálice e Sommelier na casa. Reservas: 51-3247.3000. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

2 comentários:

Anônimo disse...

A (volta da) inflação é a herança maldita que o Lula nos deixará ?

HOH-POA

Anônimo disse...

Não gostei da conversa de Mantega quando fez questão de dizer que um dos motivos da gastança(déficit) do governo federal é a previdência(deixou de esclarecer que é a do setor público). Perdi o respeito. Transparência e seriedade acima de qualquer coisa. Quanto ao Lula, bem, acho que nunca consegui respeitar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/