Mercado financeiro projeta PIB ainda maior e inflação ainda menor para este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6% para 5,88% neste ano. É a 13ª redução consecutiva da projeção.

A estimativa está no Boletim Focus de hoje.

Taxa de juros
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nesse patamar. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. 

PIB e câmbio
As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano de 2,65% para 2,67%. Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 0,5%. Em 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,75% e 2%, respectivamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Engraçado que o povo trabalhador não sente no bolso, ou seja, quem não está "desempregado" está "ganhando cada vez menos". O preço dos alimentos continuam nas alturas para o povo pobre trabalhador. O óleo diesel baixou, mas não baixaram as passagens dos ônibus.