Jornalista judeu defende direito de opinião de Monark e diz que não houve crime

Ao lado, o youtuber Monark.

 “Eu obviamente não gostaria de ver um partido nazista no Brasil, mas não me oporia à adoção de uma versão mais robusta da liberdade de expressão, semelhante à praticada nos EUA, onde a Suprema Corte entendeu que mesmo opiniões e manifestações nazistas estão cobertas pela Primeira Emenda”.

Essa é a opinião do jornalista Hélio Schwartsman, manifestada em coluna que escreveu para o jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira, após a repercussão da fala do youtuber Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, defendendo a existência de um partido nazista reconhecido pela lei no Brasil.

O texto acima e que vai a seguir é do site Conjur. Leia tudo:

Segundo Schwartsman, Monark demonstrou ignorância em relação ao nazismo e antissemitismo, mas não praticou crime em suas intervenções, pois não houve apologia ou incitação.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

34 comentários:

Anônimo disse...

O cara só usou uma figura de linguagem, querendo dizer que aceitaria opiniões tanto de esquerda quanto de direita, foi isso. A cagada foi usar o nazismo, mas não justifica prisão nem linchamento na rua como alguns pregam. Qualquer um sabe que o cara não é nazista, palhaçada isso ai já.

Anônimo disse...

Os Uigures estao sendo exterminados nesse momento, e nenhum Judeu protesta.

Anônimo disse...


E olha que o Hélio é um jornalista incisivo e polêmico. Antigo no ramo, costuma chutar o pau da barraca. E o que está se tornando difícil no jornalismo moderno: sabe escrever.
Os boçais fizeram uma puta tempestade em copo d'água.
O acesso da ralé ideológica à midia social só deu merda: todo mundo lacra todo mundo.
Todo mundo se acha com todos os direitos... mas, deveres, necas.
Principalmente o direito de lacrar aquele que tem opinião diferente.
O tam politicamente correto transformou o mundo numa chatice total...
Acho que os terraplanistas têm razão: a Terra é chata mesmo... 😀😃
Se não era, tá ficando.

Anônimo disse...

O Monark é meio bobalhão, fuma muita maconha e já deve estar com o Tico e o Teco um bocado avariados...
Mas ele tem direito de ter a opinião dele.
Aliás, um partido PN organizado fica muito mais facil de saber o que eles andam fazendo.
Por outro lado, temos dezenas de partidos comunistas de todas as cores... Por que o preconceito? Porque os nazistas mataram milhões de judeus? E os judeus são os donos do mundo atualmente?
Pois os comunistas idem. E iam matar muitos mais quando Stalin teve o AVC e morreu.

aparecido disse...

Eu sou a favor da proscrição do comunismo também... o nazismo matou seis milhões de pessoas.. o comunismo matou cem milhões de pessoas no século XX...e os comunistas posam de heróis da humanidade. porque ????

Anônimo disse...

Jornalista Judeu "bolsonarista", diga-se de passagem?

Anônimo disse...

Sergio Moro faz gesto em entrevista que lembra o de Adrilles e é ironizado por jornalista:

"Essa questão de levantar a mãozinha tá complicada”, ironiza a jornalista

11 fev 2022

247 - O ex-juiz parcial Sergio Moro, em entrevista à TV Rede Meio Norte, no Piauí, nesta quinta-feira (10), fez um gesto, parecido ao de Adrilles Jorge, ao cumprimentar um grupo de jornalistas. Uma delas chegou a ironizar o ex-juiz. Adrilles Jorge foi demitido nesta quarta-feira (9) pela Jovem Pan por conta do gesto associado ao nazismo ao falar sobre a polêmica envolvendo Monark, do Flow Podcast.

"Essa questão de levantar a mãozinha tá complicada esses dias aqui no Brasil", disse a jornalista. "Mas eu não tenho nada disso, não", respondeu Moro. A repórter riu e disse que era uma brincadeira para descontrair.

No vídeo, após o apresentador do quadro ‘Jogo do Poder’ anunciar a participação de Moro, o ex-juiz parcial saudou os cinco jornalistas e o público levantando a mão esquerda e deixando-a parada no ar.

Na entrevista, Moro diz que defesa do partido nazista por Kim Kataguiri foi "gafe verbal” e não crime. O ex-juiz foi, inclusive, ironizado pelo pelo grupo Judeus pela Democracia. O coletivo rebateu que “gafe verbal é falar conge”.

Anônimo disse...

Eu obviamente não gostaria de ver um partido racista homofobico no Brasil, mas não me oporia à adoção de uma versão mais robusta da liberdade de expressão que permite que pessoas possam expressar todo seu nojo por seres com pele de outra e cor e que não sabem seu sexo.

Esse é o tipo caso do negro que trabalha na Casa Grande
huahuahuahuahauahuahuahuahuahauhauahuahahahauhauahuahauh

não teve a vida ceifada por uma camara de gás nem um chicote no lombo pra demonstrar o minimo de empatia....

Anônimo disse...

Moro diz que defesa do partido nazista por Kim Kataguiri foi "gafe" e não crime (vídeo):

Ex-juiz, considerado suspeito pelo STF, gaguejou e se enrolou para dar a resposta aos jornalistas

11 fev 2022

247 - O Ex-juiz Sergio Moro, considerado suspeito pelo STF, tentou passar panos quentes nas declarações de Kim Kataguiri, que concordou com Monark quando o youtuber defendeu a criação de um partido nazista brasileiro.

Gaguejando e com dificuldades de formular a resposta, Moro disse que Kim não cometeu crime, mas sim uma “gafe verbal” ao estimular as manifestações nazistas.

“Foi um erro, uma gafe verbal”, disse o político.

>>> Monark pode pegar 13 anos; Adrilles, 10; Kim deve ser cassado

Veja:

A declaração de Kim sobre o nazismo pode barrar sua filiação ao Podemos, partido do pré-candidato Moro. Atualmente filiado ao DEM, ele anunciou na semana passada que migraria para o Podemos na janela partidária de março, mas integrantes da legenda adiantam que medida pode ser revista diante da gravidade das declarações.

Anônimo disse...

mais um bolsonarista "passando pano" em vagabundo?

Anônimo disse...

O ex-juiz parcial e incompetente defendeu o “direito” de Kataguiri cometer um crime: apologia ao nazismo e ao Partido Nazista, ou seja apologia de crime, previsto no Código Penal (art. 287), algo que Moro saberia se alguma vez tivesse consultado as leis brasileiras, em vez de usar um Código Penal próprio (o Código Penal Russo, como diziam os procuradores que foram seus comparsas na Farsa Jato).

Ao defender o “direito” de alguém cometer um crime, Moro está cometendo... um crime: a mesma “apologia de crime” que Kataguiri cometeu. Chamar crime de “gafe” não desqualifica o ato como criminoso, como o ex-juiz incompetente e parcial deveria saber, se já tivesse estudado Direito na vida.

Anônimo disse...

Lutador que encontrou Mario Frias em NY é embaixador do turismo de Bolsonaro e já fez saudação da SS nazista:

Renzo Gracie também já ameaçou estrangular o presidente francês Emmanuel Macron

11 fev 2022

247 - O lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie - com quem o secretário Especial de Cultura Mário Frias se encontrou em Nova York na viagem que gastou R$ 39 mil dos cofres públicos - ocupa desde 2019 o posto de ‘embaixador do turismo’ do governo de Jair Bolsonaro e já criou diversas polêmicas ligadas com a extrema direita e até ao nazismo.

Em 2012, ele postou em sua conta no Twitter uma saudação da SS, a tropa de Adolf Hitler. O ex-lutador do Pride e UFC publicou a frase “Minha honra é minha lealdade” - um dos lemas das tropas de Adolf Hitler, grafado na fivela dos cintos do uniforme da 'SS' da milícia alemã - e o nome de seu autor, Heinrich Hinmler, um dos comandantes e líderes nazistas.

Após ser criticado por um internauta francês, Renzo ironizou a postura do país durante a guerra e zombou da forma como seu território foi facilmente dominado pelos nazistas no início do conflito. "Não é minha culpa que seus avôs deixaram eles marcharem sem lutar. Isso produziu essa geração fraca que votou no seu presidente". Ele também já ameaçou estrangular o presidente francês Emmanuel Macron.....

Anônimo disse...

Judeu bolsonarista... Pensava já ter visto de tudo....

Anônimo disse...

E por acaso não viram o vídeo da palestra do bozo na Hebraica do Rio de Janeiro, onde ele foi altamente racista com os quilombolas e ainda assim foi aplaudido? Pois é, aonde estava a empatia judaica com as minorias pobres?

Anônimo disse...

Pode falar qualquer impropério contra os outros (negros, gays, etc.) que aí é válido (e às vezes incentivado), agora se as injúrias voltam contra eles, ficam ofendidos e posam de ilibados.

Anônimo disse...

Virou casa de mãe Joana, negro racista, gay homofóbico, pobre de direita, funcionário publico privatista, judeu bolsonarista e por aí segue o pesadelo.

Anônimo disse...

BOLSONARO: “QUILOMBOLA NÃO SERVE NEM PARA PROCRIAR”

Pré-candidato à Presidência da República, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) fez ataques de cunho racista contra negros durante palestra no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro. Ele também disparou contra indígenas, mulheres, homossexuais e refugiados e usou a deficiência física do ex-presidente Lula para chamá-lo de “energúmeno”. Em palestra para cerca de 300 pessoas, Bolsonaro afirmou que, se for eleito, pretende acabar com todas as reservas de terra de indígenas e quilombolas (descendentes de escravos que vivem em quilombos). “Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles”, discursou.

Deputado Jair Bolsonaro diz que quilombolas não servem nem… — disq.us
https://congressoemfoco.uol...

Anônimo disse...

O séquito é tão doentio que a síndrome de Estocolmo é fichinha perto de todo resto...

Anônimo disse...

Apoiador usa Hitler como exemplo e Bolsonaro defende mudança na educação de crianças.

Durante uma conversa entre Jair Bolsonaro e simpatizantes, um apoiador do presidente da República usou o regime nazista e Adolf Hitler como exemplos de educação das crianças. Bolsonaro não discordou e defendeu que gostaria de implementar educação “moral e cívica” nas escolas brasileira.
Metrópoles on Twitter: "Apoiador de Bolsonaro cita exemplo… — disq.us
“Presidente, quando a história, né, de Hitler, a gente via muito a questão que ele começou com as crianças. No caso, o senhor acha que o nosso Ministério da Educação já poderia estar também fazendo um trabalho com as crianças para gente voltar, retomar, né, a consciência, a conscientização?”, perguntou um apoiadores do presidente. O momento foi gravado e divulgado em um perfil bolsonarista nas redes sociais.
https://br.noticias.yahoo.c...

Anônimo disse...

Os judeus brasileiros, uma maioria são alinhados com o bolsonarismo e as igrejas evangélicas. São negacionistas, e as vezes, até compartilham fakes news, sem saberem. Tem uma visão anti-esquerda e anti-PT, com linguagens pejorativas. Embora, usem esse antipetismo, por dizer que o partido se posiciona em favor dos inimigos de Israel.

Chega uma pessoa da direita e fazem esses tipos de declaração, e muitos não se manifestam de forma contrária. E até apoiam. Agora, vá ele falar isso em Israel, se os judeus lá não repudiam? É porque os brasileiros são alinhados ao bolsonarismo e a direita. Se fosse alguém da esquerda falando isso, estariam fazendo nota de repúdio e manifestações.

Anônimo disse...

A lista de liberais na economia que apoiam NAZISTAS é cheia de ilustres nulidades mirins:
Joel Pinheiro Fonseca
Kim Katapica
Fernando Roladay
Adrilles BBB
Instituto Milenium
Instituto Mises
Partido Novo
Judeus da Hebraica
E 90% dos neoliberais bem como 70% do empresariado.

Anônimo disse...

Existem judeus nazistas, óbvio... Esse vagabundo deve ser parte daqueles que aplaudiram o racismo de Bolsonaro na hebraica. Sionistas são fascistas e racistas.

Anônimo disse...

ESSE SIONISTA BANCA O ESOERTINHO!

POR SER UM COMUNISTA, PREFERE MANTER O NAZISMO PARA QUE O COMUNISMO NÃO SEJA PROSCRITO NO BRASIL!

Anônimo disse...

Esse jornalista foi aquele que escreveu o artigo desejando a morte do bolsonaro ??? É O PSICOPATA DA FOLHA DE SP.

Anônimo disse...

O foco é Bolso no primeiro turno

Anônimo disse...

A "aparecido" tem medinho do fantasma do comunismo....
buuuuuuu

Ai corre corre loca, o comunismo tá chegando para nos aprisionar e fazer nos andar de Lada...

buuuuuu

corre aparecido corre aparecido, o fantasma do comunismo não come só criancinha ahuahuahuahuahauhauahuahauahuahauhauahuah

Anônimo disse...

Não foi esse jornalista do foice que manifestou desejo da morte do PR? defendeu ou instigou atos de VIOLÊNCIA?

Anônimo disse...

O que ninguém entende é que Bolsonaro tem uma Legião, Exército de Anjos em sua proteção, o eixo do mal foi humilhado pelo Tribunal de Haia que não quer nem ouvir os lacrafores tupiniquins e sem estofo moral.O Brasil está mudando e vai mudar para melhor para que os filhos dessa terra prometida possa viver em harmonia conforme já previsto.

ZAPELINO B disse...

Esse jornalista deve ser da mesma descendência do Judas Escariotes!!!
Alguém sabe a tribo??? Kkkkkkk

ZAPELINO B disse...

Esse jornalista deve ser da mesma descendência do Judas Escariotes!!!
Alguém sabe a tribo??? Kkkkkkkk

ZAPELINO B disse...

Tá bem que não seja nazista, mas também não passa de um IDIOTA, bêbado e chapado - A CARA DELE DIZ TUDO!!!
FORA BICICLETA, FORA ADRILES, FORA BOSTOMINIONS!!!

Anônimo disse...

Essa polêmica escancarou o duplo padrão. O comunismo deveria ter o mesmo tratamento que é dado ao nazismo, mas isso não ocorre.

Anônimo disse...

Pouco a pouco, lentamente mas inexoravelmente essa cambada de milicianos da mídia do ódio bolsopatas de sofá vão sendo eliminados.

Até a jovem Pan se flagrou que esta indo pro vinagre.

Carlos Alberto disse...

Zapelino B:Vai falar assim na China, em Cuba, na Coréia do Norte pra ver o que é bom pra tosse.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/