Ministro da Cultura, Mario Frias, afirma que Museu da Língua Portuguesa ‘vandaliza’ cultura ao usar pronome neutro

A chamada linguagem neutra empobrece a língua portuguesa e visa apenas atender reclamos de minorias sociais muito específicas e não determinantes.

O secretário especial da Cultura, Mario Frias, criticou o uso do pronome neutro “todes” pelas mídias sociais do Museu de Língua Portuguesa. “O governo federal investiu R$ 56 milhões nas obras do Museu da Língua Portuguesa, para preservarmos o nosso patrimônio cultural, que depende da preservação da nossa língua”, disse o secretário. “Não aceitarei que esse investimento sirva para agentes públicos brincarem de revolução". disse Frias. “Se o governo paulista se comporta como militante, vandalizando nossa cultura, não o fará com verba federal”, asseverou.

O Museu da Língua Portuguesa adotou a escrita de pronome neutro em seus perfis nas mídias sociais. Em 12 de julho, a instituição publicou um post em que aparece escrito o termo “todes”, apesar de ele ser inexistente nas normas oficiais do idioma.

Escreveram os "doutores" do Museu:

Nesta nova fase do MLP, a vírgula – uma pausa ligeira, respiro – representa o recomeço de um espaço aberto à reflexão, inclusão e um chamamento para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma: venham, voltamos! #31JulhoMLP pic.twitter.com/5fMXTlBIJI— Museu da Língua Portuguesa (@MuseudaLingua) July 12, 2021

22 comentários:

Anônimo disse...

Isto tudo vem de arrasto nas mentes pervertidas de pessoas que são contra a pena de morte de banidos da pior espécie, mas acham normal o aborto....

Renato disse...

A Lingua do Mussum,tá vingando ele não falava sai com os amigues para tomar um mé. Visitei este museu há anos e até era interessante,mas o pessoal responsavel por estas instituições quer destruir nossa cultura e criar outra.Apagar a hISTÓRIA E CRIAR OUTRA mas como museus e instituições deste tipo são para minorias no nosso pais não faz muita diferença,o pio são as escolas e o emburecimento maior dos alunos.

SCHWEIZER disse...

A GENTALHA tomou conta. Esta na hora de dar um basta.

Anônimo disse...

Que entende de cultura esse ator medíocre? É bem a cara do governo Bostonaro e os seus puxa-saco de aluguel passando pano.
Dale Centrão!

Anônimo disse...

Mas essa GENTE não cansa. Era presidenta e AGORA, pra agradar uns idiotas, querem estuprar a língua. São tao infantis q ficam birrentos kkkk pobre coitados e infelizes q necessitam disso pra " afrontar " kkkkk tudo cria do lixo dessas FEDERAIS.

Anônimo disse...

Esse ator fracassado e sem talento mal deve saber a língua portuguesa. Aposto que nunca leu sequer Guimarães Rosa.

Anônimo disse...

Um BOSTA igual ao Dória, que gasta dinheiro público para espalhar ERROS DE PORTUGUÊS, não pode vir a ser eleito Presidente da República de jeito nenhum!!!

Anônimo disse...

Quem autorizou esses EXCREMENTOS a destruírem a Língua Portuguesa, usando inclusive dinheiro do povo? De que buraco fétido saem governantes desse jaez?

Anônimo disse...

De latrinas somente podem vir odores fétidos.

Anônimo disse...

Falta pouco para que esses vermelhos "doutores nobélicos" digam que 1+1=3, mas se vê que o esforço é tremendo para isto, o que fazem os doutrinados !

Ricardo disse...

Esses "dotôres", em primeiro lugar, traidores da espécie humana: o cérebro do Homem é o epítome da Natureza e sua maior virtude é a capacidade de discriminar entre categorias o que, aliás, nos concede a capacidade de rir-nos. A castração que essas hienas desejam operar em nossos cérebros visa favorecer seus feitores na tarefa demoníaca de submeter a Humanidade ao regime de controle do pensamento através do controle da linguagem: sem esta, o pensamento é plenamente IMPOTENTE! Em segundo lugar, essas hienas, como seus antecessores e os formuladores das teses que as animam, são apátridas e traidores do Brasil por intentarem subverter a Língua Portuguesa, que é o instrumento de unificação nacional. Por fim, são traidores de cada um dos brasileiros das classes mais baixas, garanto-lhe a possibilidade de ascenção social, só possível através da compreensão do idioma pátrio e sua riqueza. De outro modo, como poderá um operário entender uma ordem de serviço, uma regra ou, mesmo, um manual de instruções de uma máquina, um aparelho um dispositivo!
Não passam de cães danados a serviço do que há de pior no mundo.
Indivíduos com insolúveis questões de identidade, plenamente ignorantes de seu próprio valor.

Anônimo disse...

olhem o ultimo paragrafo...

coisa de quem nao tem mais que plantar para comer, porque a modernidade supriu as suas necessidades...

e agora, COM A MENTE OCIOSA, tem tempo para criar problemas onde eles simplesmente inexistem...

vale mil vezes mais um analfabeto detentor da sanidade mental do que um letrado militante...

Anônimo disse...

PETISTA LADRÃO

PETISTA LADRA

COMO VAI FICAR?

Anônimo disse...

Português tem uma grafia oficial, se esta turma está desrespeitando isso, a demissão tem que ser sumária por justa causa.

Anônimo disse...

ADIVINHA DE QUEM É ESSA IDÉIA DEE JERICO.

ORIMEIRO: A TURMA DOS JORNALISTAS MALOQUEIROS Q N SÃO POUCOS E ESTÃO ENRUSTIDOS ONDE VOC~e menos pensa.

SEGUNDO: REPERCUTIDOS PELA GLOBOLIXO PQ BOA PARTE DELES ESTÃO LÁ.

TERCEIRO: COPIADOS PELA MACACADA PTLIXO, PSOLICA E AFINS, PQ SÃO PAGOS P FAZER ISSO.

RESUMO: PEGA TODOS ESSES E JOGA NO ATERRO SANITÁRIO. È P ISSO Q SERVEM.

Anônimo disse...

Sou servidor público e vivo de burocracia... Faço intimações, ofícios, mandados, alvarás... O dia que esta MERDA DE LINGUAGEM NEUTRA for adotada no serviço público, com toda certeza, vou ser punido... Porque eu não mudarei o meu Português para contentar essa classe que se tornou um DEUS no meu país e no mundo: homossexuais.

Anônimo disse...


E ESSA MERDA ESQUERDOPATA REALMENTE NÃO TEM LIMITES !!
ATACAM A SOCIEDADE ATÉ NOS "MÍNIMOS DETALHES " !!!

Anônimo disse...

Desastre!
É o que esses " intelequituais" estao produzindo!
Qual futuro tem um país, com esse tipo de "estudiosos"
Não conseguem formular um texto. Mal rasbicam letras.
Mal sabem ler. E quando leem, não conseguem interpretar.

Anônimo disse...

Mario Frias é tão culto que deve achar que o Bruxo do Cosme Velho é algum pai de santo amigo do Paulo Coelho.

Anônimo disse...

A KRIPTONITA ESTÁ PARA SUPER-HOMEM ASSIM COMO O VOTO AUDITÁVEL ESTÁ PARA LULA!

SEM VOTO AUDITÁVEL, JÁ ESTÁ NA MÃO DO LULA! ELES QUEREM IMITAR O QUE OS DEMOCRATAS FIZERAM NOS EUA! E VÃO FAZER... SEM O LULA NAS RUAS, SEM MASSA VOLUMOSA DE ESQUERDA NA RUA... VÃO REPETIR ESSAS PESQUISAS FALSAS ATÉ O SEGUNDO TURNO E VÃO DAR A VITÓRIA DO LULA... OU DÃO A VITÓRIA DO LULA NOS DOIS TURNOS OU DÃO SOMENTE NO SEGUNDO TURNO! SOMENTE O VOTO ELETRÔNICO AUDITÁVEL PODE PARAR ESSA TURMA DO LULA!!!

Anônimo disse...

afrouxaram um pouco não cortando estes cretinos no inicio, deixando que se multiplicassem com estas ideias de jerico. Agora temos que usar pesticidas fortes para elimina-los. Estes imbecis partidários também das pautas do "politicamente correto" e da negação social precisam ser combatidos sem descanso, sem dar-lhes tréguas.

Anônimo disse...

COISE DE PEDERASTES.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/