Apagão continua nos computadores do CNPq

O comunicado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e que tem como finalidade o fomento da pesquisa científica e tecnológica e o incentivo a formação de pesquisadores no Brasil, fez soar um alerta. A agência teve seus serviços de acesso a banco de dados dos especialistas, dos pesquisadores e dos cientistas, bloqueado por um crash em seu servidor. 

A repercussão é grande. 

Após avaliar o impacto do problema, o MCT se pronunciou destacando que a pane foi limitada a um equipamento e que existe backup dos dados que não estão acessíveis. 

"O incidente viola ainda o art. 46 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que se refere ao comportamento dos agentes de tratamento de dados e da obrigação de adotar medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger informações pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito", diz o advogado Victor Hugo Pereira Gonçalves, presidente da SIGILO, associação sem fins lucrativos criada com o objetivo de proteger dados pessoais e oferecer segurança da informação. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí me lembra alguma coisa

Anônimo disse...

Apagão no sistema do CNPq é síntese da destruição da ciência no Brasil
Segundo relatos na internet, a placa do único servidor que abriga a Plataforma Lattes queimou no sábado 24 de julho. MCTI não informa quando e se voltará ao ar e ninguém sabe se e quanta informação de todos os pesquisadores em atividade no País foi perdida.
ISSO QUE DÁ BOTAR UM ENERGUMENO NO MCT.
BOLSONRO MAIS UM CRIME CONTRA A CIENCIA BRASIEIRA.

ZAPELINO B disse...

Também, esperar o que daquele ministro astronauta, que vive no mundo da lua e recomendando vermífugo annita para curar covid-19!!!
Este é o DESGOVERNO TABAJARA DO BOZÓ!!!

Marat da Silva disse...

Fogo no Museu, fogo na Universidade, servidor CNPq "queimado". Tudo isso é a nossa cultura e a nossa ciência. Fogo no Borba Gato.
.
Precisamos ficar atentos as Usinas Nucleares no RJ, estão na mão do PSOL, bem como, dos museus, capelas, templos e igrejas do País.
.
.
A verdade já existe, a mentira precisa ser inventada.
.
Quanto maior a explicação, maior é a mentira.
.
2022 eleição com voto impresso e auditável, senão só piora.

Anônimo disse...


A ESQUERDALHA É CORRUPTA E IMCOMPETENTE !!!

MUSEU NACIONAL NO RIO DE JANEIRO FOI CONSUMIDO PELAS CHAMAS !!

PERÍCIA APUROU GAMBIARRA (EMARANHADO) DE FIOS EXPOSTOS E MUITOS OUTROS ERROS !

QUEM ADMINISTRAVA ? COMUNISTAS POR SUA COTA POLÍTICA NO GOVERNO TEMER !!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/