Artigo, Leonardo Busatto - Concessões rodoviárias: hora de deixar o passado para trás

- O autor é secretário estadual de Parcerias do RS.

 O Rio Grande do Sul é reconhecido como um Estado afeito ao bom debate. Um deles, motivo de acaloradas discussões eleitorais do passado, está mais do que na hora retornar: as concessões de rodovias.

O RS parou com as concessões e, não por coincidência, escassearam os investimentos. A reação negativa em cadeia foi completa. Infraestrutura precária, produção com dificuldade de ser escoada e índices de competitividade ladeira abaixo. Ou seja, todo mundo perdeu.

(...)

Vamos repassar à iniciativa privada 1.131 quilômetros, em três lotes, com tarifas justas e 73% da malha com pista dupla ou tripla.

Os investimentos previstos serão de R$ 10,6 bilhões em 30 anos, sendo R$ 3,9 bilhões nos primeiros cinco anos. 

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4 comentários:

Anônimo disse...

'Bom debate' é eufemismo para andar de lado tal qual caranguejo. No RS há sempre o mal debate, principalmente quando vem das esquerdas.

Anônimo disse...

Ninguém quer pagar pedágio, mas querem trafegar em rodovias com boa pavimentação, boa iluminação, sinalizada, serviços de socorro medico , socorro mecânico......., mas acham absurdo pagar por isso pois já pagam o IPVA. Então que seja feito uma prestação de contas com o valor arrecadado pelo referido imposto e vejamos se é suficiente. Porem se a proposta de concessão não contemplar implantação de BALANÇAS para pesagem de carga no inicio do contrato , ou a tarifa será caríssima ou o modelo será fadado ao fracasso, a deterioração prematura dos pavimentos é causada pelo excesso de peso.

Anônimo disse...

O RS ficou anos luz atrás de qualquer outro Estado! Até o Nordeste com o a vinda da água em abundância vai passar o RS pra trás na produção agrícola! Fui….

Anônimo disse...

Deve-se usar o Modelo do Tarcisio de Freitas em que o Concessionário vobra um Pedágio baixo e com a obrigacao5de investir em estradas vicinais ou duplicações de outras rodovia que serão pedagiadas no futuro sem mandar dinheiro para os cofres do Estado como em São Paulo. O Paraná já está utilizando essebmodelo e diminuindo o valor dos Pedágios, é só acompanhar como será a concessão da Via Dutra que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, a Empresa que ganhar o Leilão terá que duplicar a pista da Serra das Araras e dupicar o trecho da Br 101 do Rio de Janeiro a Angra dos Reis.

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