Guedes: "Agronegócio passou a indústria de transformação pela primeira vez"

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a economia brasileira passa por um processo de desindustrialização. 

"Neste ano, o agronegócio passou a indústria de transformação pela primeira vez. Fomos sendo desindustrializados lentamente, o que é ruim para o País. Agora o setor agro desafiou a baixa qualidade de políticas econômicas e afirmou sua vantagem comparativa no cenário mundial", afirmou.

Guedes e outras autoridades do governo participam nesta segunda-feira de evento do Banco do Brasil de lançamento do Plano Safra 2021/2022.

16 comentários:

Anônimo disse...

bota ruim nisso...

so estamos produzindo materia prima para os outros industrializarem e nos venderem de volta pelo triplo do preço...

por isso nao conseguimos comprar quase mais nada, todo produto industrializado esta pela hora da morte...

especialmente os que envolvem tecnologia...

Joel Robinson disse...

Deveria se preocupar pois quando isso acontece significa que algema esta fabricando em nosso lugar e ficaremos refém deles, da China principalmente.
É um idiota ignorante achar que isso é bom.

O cara estudou economia onde?

Ministro meia tigela.

Anônimo disse...

Brasil passa por desindustrialização desde 1500.

Portugal não industrializado o país. Barão de Mauá tentou e foi derrubado pela elite política do agronegócio e os ingleses. Delmiro Gouveia morreu tentando industrializar o nordeste. Isso no século 19.

No século XX teve inúmeras fábricas como Gurgel, Puma, Kasinski e outras que faliram por falta de apoio do setor privado e do governo.

Empresas como Weg, Embraer, Marcopolo, Baterias Moura, Garoto e outras fábricas brasileiras são excessões. Uma minoria que tiveram sucesso por que aprenderam rápido a como sobreviver nesse país, se adaptaram e com muita gestão forte souberam sobreviver.

PMDB, PSDB e PT não tiveram 1 projeto industrial marcante em 30 anos.

Regiões como Norte, Nordeste s Centro-Oeste tem regiões enormes com carência de indústrias.

E projetos como ferrovias, energia elétrica e fornecimento de água demoraram 30 anos com muito escândalo só começaram a ser entregues agora.

Quem amou tudo isso foram países como USA, Europeus, China, Japão, Coreia do Sul, tigres asiáticos e outros mais que tinham um país como um eterno exportador de matéria prima e produtos de base por décadas.

Eduardo disse...

ISSO NÃO É BOM....O AGRO NÃO OFERECE TANTOS EMPREGOS COMO A INDUSTRIA

Anônimo disse...

E tem algum plano pra mudar isso?
Vamos continuar e ampliar a dependência da produção chinesa?

Hora de trabalhar...............encontrar soluções. Dizer o óbvio não resolve nada.

Anônimo disse...

Esse é o Sonho do Guedes e do minto, quebrar as empresas públicas e nacionais e tornar o Brasil um pais "eminentemente" agrícola, ou seja, colônia...

Anônimo disse...

Mas, não temos estoque regulador porque os ministros da economia e agricultura somente querem dar comida para a China comunista e não se preocupam com o povo brasileiro. Se eu fosse dá esquerda comunista bateria neste ponto nas próximas eleições. É o maior tendão de Aquiles do governo Bolsonaro.

Anônimo disse...

O agronegócio anda pela suas próprias pernas. A Industria depende do consumo da classe média. Dai para frente todos sabem os porquês. Tributos altos e pode aquisitivo da classe média encolhendo...

Anônimo disse...

Foi o agronegócio que subiu ou a indústria que caiu?
A china é a causa do "termômetro"? Aposto que sim.

Anônimo disse...

Isso é ruim porque vamos continuar dependendo da China para produtos manifaturados e o agro não gera suficiente emprego para todo mundo. Concentrado em grandes conglomerados.

Anônimo disse...

Brasil tem que diversificar sua industria não estimular só um setor. O Agro não gera tantos empregos como a industria manufatureira.

Anônimo disse...

Isso que a área usada para agropecuária não chega nem a dez por cento da área total do Brasil. Se fosse na China, a área utilizada seria bem acima de 50% do total, lá sabem usar e valorizar as terras transformando lugares ingremes em produtivos através de práticas conservacionistas milenares, mais o Brasil ainda chegará lá, mesmo contra todos os obstáculos criados por mentes medievais disfarçadas de modernistas, meros ignorantes ou semoventes por interesses escusos. Se alcançados os 50% da área plantada o PIB brasileiro agricola, fora a pesca maritima, lacustre,fluvial e em criatórios, saltaria para mais 3 trilhões de dólares/ano, por baixo. Só não vê quem não quer esta realidade, que é a conhecida turma do contra que se encarrega de jogar o Brasil para a pasmaceira, colocando todos os empecilhos do mundo para que tal ocorra!

Anônimo disse...

Enquanto isso o governo corre atrás da regularização fundiária dos imóveis rurais para enfiar impostos e mais impostos no rabo dos agricultores.

elias disse...

Mas a indústria nacional já está colocando código 789 em produtos fabricados na China!
E fica por isso mesmo

Joel Robinson disse...

CADE OO PLANEJAMENTO?

GOVERNO PIFIO SÓ SABE BRIGAR COM TODO MUNDO.

A ITALIA TRIPLICOU A ENERGIA SOLAR, BAIXOU OS IMPOSTOS.

e AQUI? MOTOBOIADA

Anônimo disse...

A culpa é do próprio governo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/