Análise - Saiba por que subiram os juros básicos da economia

Em decisão unânime, Copom elevou a taxa Selic de 3,5% para 4,25% ao ano, conforme esperado, analisam, hoje, os  economistas do Bradesco.

Leia toda a análise:

No comunicado da decisão, o comitê seguiu apontando uma visão positiva para o cenário global, mas ressaltou que as preocupações dos mercados com a inflação podem tornar o ambiente desafiador para países emergentes. Em relação à atividade doméstica, o colegiado reconheceu a resiliência da economia brasileira frente à segunda onda de Covid-19, ao apontar que os indicadores continuam surpreendendo positivamente, implicando revisões relevantes nas projeções de crescimento e na diminuição significativa dos riscos para a recuperação econômica. Ao mesmo tempo, o Copom avalia que a persistência da pressão inflacionária vem se mostrando mais duradoura que o esperado, o que, somada à lentidão da normalização das condições de oferta, à resiliência da demanda e às implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica, tem contribuído para manter a inflação de curto prazo elevada, a despeito da recente apreciação cambial. Sob o modelo do BC, as projeções do IPCA subiram de 5,1% para 5,8% neste ano e de 3,4% para 3,5%, considerando a Selic de mercado, de 6,25% e de 6,50%, respectivamente, ao final de 2021 e 2022.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Inflação no final do ano a 5,8... Não sei em que mundo esses caras vivem, com energia e combustíveis subindo sem parar, sem contar os próximos aumentos da carne e do leite. Claro que para os diretores do BC não faz muita diferença, afinal, são ricos. A inflação chegará ao final do ano acima dos 10% se esses caras não começatem a trabalhar de verdade. Até agora, a autonomia do BC sob o govetno Bolsonaro serviu apenas para produzir desastres. Na inflação e na moeda. Desastre absoluto, com viés de piora, como gostam de escrever naquelas atas pomposas...

Anônimo disse...

A inflação está perto de 20%, e temos um ministro incompetente que está massacrando o povo brasileiro e dando comida e poços de petróleo para a China comunista.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/