Análise - Copom mantém taxa básica de juros e monitora de perto a alta da inflação

Esta análise sobre a reunião de ontem do Copom, que resultou na manutenção da taxa básica de juros em 2%, é dos economistas do Bradesco. Vale a pena examinar:

Ajustando o tom da sua avaliação para a inflação, comunicado do Copom tende a ancorar melhor as expectativas dos agentes. Conforme esperado, o BC manteve a taxa Selic inalterada em 2,00% a.a., por unanimidade. No cenário global, o comunicado divulgado reconheceu avanços nos testes com vacinas, por um lado, mas apontou a percepção de que os estímulos monetários deverão ter “longa duração”, o que é favorável para os emergentes. No cenário doméstico, a avaliação prevalecente continua sendo a de recuperação econômica, ainda que desigual entre os setores, nos próximos meses, mas com incerteza “acima do usual” para o período posterior ao fim dos auxílios emergenciais. O BC reconhece que as últimas leituras de inflação ficaram acima do esperado, mas continua avaliando que os choques atuais são temporários. Contudo, o colegiado afirma que segue monitorando os preços com “atenção”, em particular os núcleos. Os modelos do BC apontam projeções mais elevadas para o IPCA de 2020 a 2022, mas ainda alinhadas com as trajetórias das metas de inflação. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Estão ferrando o trabalhador e o pequeno poupador, como fez o PT.

Anônimo disse...

Governo Bolsonaro e o BC brincando com a inflação de quase 1% ao mês. Eles esquecem - ou fazem de conta que não lembram - que ela já vinha em forte alta no 1o bimestre, e só arrefeceu pela violenta recessão. Agora, volta com tudo, e para ficar. Queda violenta do pib, inflação em disparada: só o governo Dilma foi pior. Mas será que dá para se contentar em ser "menos pior" do que ela? O governo Bolsonaro é um fracasso em matéria econômica, e isso mesmo antes da pandemia, cujos efeitos serão a desculpa pronta para o péssimo 2021 que se afigura.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/