Artigo, Astor Wartchow - Planeta Terra Urgente

- O autor é advogado no RS.

Até há poucas décadas, o assunto “meio-ambiente” era marginalizado, tanto na política e na economia quanto na imprensa. Aliás, os militantes da causa eram chamados de chatos. Ecochatos!

Mas, paulatinamente, entrou nas conversas e ações de famílias, escolas e governos. Atos simples, mas importantes, como coleta seletiva de lixo e a economia de água e energia. 

Motivadas pelo marketing, as empresas incorporaram o tema aos seus processos comerciais e industriais. As ações verdes, os produtos ecológicos e as práticas sustentáveis são os exemplos mais comuns. 

A emergência e gravidade da questão climática foi alavancada com a exibição do documentário 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

13 comentários:

Renato disse...

Qualquer pessoa que estudou um pouco e acredita nas transformações que o planeta passou ele esfriou esquentou esfriou e agota esquenta um pouco mas pode esfriar de novo e nada tem a haver com o ser humano. A imensa maioria das pessoas infelizmente aó tem funções biologicas,come caga e urina mas não pensa . Poluição existe é indiscutivel,mas devido a esta poluição que pode ser aqui ou do outro lado do mundo é que as pesoas vivem mais e tem mais conforto, Alguem faz campanha contra fralda descartavel ou absorvente intimo que são coisas altamente poluidoras,claro que não seria tocar em vespeiro,selos verdes,economias sustentaveis alimentos organicos é só uma forma de cobrar mais caro os produtos certamente para quem pode pagar e o documentario citado é uma piada nem o Al gore acredita naquilo,quer ver um documentario serio procure no You Tube Planeta dos humanos onde um ambientalista demonstra a farsa das energias renovaveis tanto no seu aproveitamento quanto o que destroem o propeio meio- amniente.

G.M disse...

Estamos entrando na era do comunismo VERDE. Querem nos empurrar um planeta verde com carros elétricos caríssimos, um planeta clean, "limpo" (de nós,povo claro), enquanto isso 1 navio cargueiro polui o equivalente a milhões de carros,e olha a quantidade de navios cargueiros e cruzeiros no mundo, e eles vem dizer para eu e você largarmos nosso carro que usamos para trabalhar para andarmos de bicicleta!

PENSAR FAZ BEM,QUESTIONAR FAZ BEM.

Anônimo disse...

Outra questão: a terra está com superpopulação, tem gente demais no planeta. O problema do aquecimento é bem complexo, mas fica dificil acreditar que podemos esfriar ou esquentar nossa casa, já questões gigantescas envolvendo sol e planetas sim. Mas não devemos ficar preocupados o STF já está decidindo a causa, segundo Barroso, com fatos e provas.

Anônimo disse...

para esclarecer a terra não tem super população.
a população da terra cabe toda no estado do texas.entendeu ou precisa desenhar?
Depois o homem não tem poder sobre o clima quant mais baixar um grau.

O Observador disse...

Adivinha a família de QUEM eles vão diminuir pra resolver o “problema da superpopulação”? Te garanto que não vai ser a deles kkk.

Depois de pensar isso agora pense que meios eles poderiam utilizar para realizar essa diminuição?

Anônimo disse...

Papo de pseudo cientistas para os ignorantes comprarem!
A antropoatividade não chega a ser responsável por 5% das mudanças climáticas.

Mas...
Se é para conter a poluicao:
Pode-se iniciar pela CHINA ASSASSINA, que diariamente despeja toneladas de lixo plástico nos mares, matando incontáveis espécies marinhas.

O agro brasileiro poderia ajudar, CESSANDO remessa de alimentos para alimentar os MATADORES da fauna Marinha!

Anônimo disse...

É mentira a afirmação de que o assunto meio-ambiente era marginalizado, pois já na década de 1970, já se estudava no colégio as gravíssimas consequências das agressões ao meio-ambiente. Dizia-se à época, que ao chegar o ano 2000, o planeta estaria tão poluído, que não se poderia mais respirar e tudo estaria devastado pelo excesso de poluição, e daí não se conseguiria produzir alimentos para a crescente(e sem controle) população mundial. Dizia-se que antes do ano 2000 o mundo estaria no caos pela poluição e escassez de recursos naturais, sem falar que o Petróleo acabaria já pelo ano 2000, e não haveria outras fontes de energia.
Pois é, a memória é curta, e muitos estudam muito pouco, mas mesmo assim se empenham em propagar o caos. Então passou 2000, e chegamos a 2020, e ainda conseguimos respirar ! e a produção mundial de alimentos, aumentou em mais de 540 % !... e se constata em muitas áreas no Brasil, que já está com cobertura mais verde do que há 20 anos ! Ao mesmo tempo se encontrou mananciais de água (aquífero Guarani) com capacidade de suprimento de água por séculos (na Amazônia tem outro também). Portanto, ou falta muito estudo, ou falta muita inteligência, mas de certo sobra oportunismo! Exemplo disso, é que agora não é mais aquecimento global, agora o novo vilão, é a tal mudança climática!... e a cantilena continua...

Renato disse...

https://www.youtube.com/watch?v=2qFnOfZsN3M olha este video

Unknown disse...

Será que está faltando.neurônio na praça? Falar que a amazonia es pegando fogo e de uma ignorância superlativa. A floresta e úmida e não vai sofrer isto a ana o ser que soltem uma bomba atômica no local. Quanto ao pantanal, não tem nada a ver com o governo. E onde há incêndios criminosos o governo age com rigor. Mais um discurso que aqui no Brasil não altera nada quanto ao forte apoio do povo a Bolsonaro.. Narrativa da esquerda quanto ao meio ambiente e de um.pibreza magnífica..

Anônimo disse...

Concordo "QUASE" totalmente contigo.
Lembra do desodorante que acabava com a camada de ozônio?? Pois é, o mesmo ozonio - 3 atomos de oxigênio produzido por descargas elétricas atmosféricas.
Isso era "ciência"!

Já quanto a RESPIRAR em 2020:... Obrigados a usar "focinheiras" temos sentido dificuldade mesmo!

Anônimo disse...

Estes que criticam o Brasil diariamente são predadores, cínicos e hipócritas, não valem o ar que respiram. E temos aqui dentro seus seguidores que não servem nem para adubo, mas fazem bastante barulho e estragos! Contudo a parasítica e devastada ambientalmente, a China, esta é admirada por eles.

Anônimo disse...

O STF já tem tudo na mão para resolver a questão ambiental. Quer prender Bolsonaro e suas muitas dezenas de milhões de apoiadores e depois vai chamar seus amigos chineses e os globalistas para tomar conta de tudo.......kkk

Anônimo disse...

Também acho importante preservar o meio ambiente, vamos expulsar todas as centenas de navios pesqueiros chineses que há anos depredam intensamente nossa fauna marinha, tenho a certeza que o STF já denunciou isto na ONU, ou não? É, o problema é o Bolsonaro.......kkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/