Opinião do editor - Não compre produto e nem serviço estrangeiro Saiba por que razão.

Já rodam nas redes sociais este tipo de card ao lado, convocando os consumidores a evitar a compra de produtos estrangeiros.

A ideia central é justa para este momento excepcional de crise sanitária, porque estão em jogo a sobrevivência das empresas brasileiras e dos empregos.

É isto.

A ordem é olhar as etiquetas ou informações sobre a procedência do produto e rejeitar produtos estrangeiros, optando pelo equivalente brasileiro.

Não se trata de boicotar apenas material chinês, mas também de cortar a compra de produtos e serviços de qualquer País, inclusive dos EUA,sempre que for possível optar por equivalente nacional.

A cada compra feita aqui, mais chance de sobrevivência tem a empresa e o emprego.

25 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Políbio. Esse post sim merece aplausos...

Anônimo disse...

Concordo, mas é difícil porquê em muitos setores não temos produtos nacionais. O desgoverno Petista acabou com a indústria nacional.

Anônimo disse...

Na minha casa não entra mais uma tralha vagabunda da China. Para sempre, seja quanto for esse para sempre.

Anônimo disse...

eu ja acho que nao deveria ser consumir nada de quem defende esse confinamento insano, como jornais, revistas e sites de notas rápidas babacas que passam o dia inteiro atemorizando a população...

o problema é que é uma campanha inexequivel, porque em muitos casos nao ha produto similar feito no Brasil ou é reconhecidamente de qualidade inferior, sem falar no preço...

estou atras de um espatula de silicone dessas usadas em cozinha e que costumava comprar nessas lojas de ex-1,99 por cinco, seis reais...

fui tentar comprar uma no Big...

alem de so haver UMA UNICA OPÇÃO, os caras queriam quase 30 contos!!!!

nao tem condições...

sem falar que esses produtos não trazem marcado a origem do país onde foram produzidos...

Anônimo disse...

Eu não observam quando eu comprava qualquer produtos, pois agora vou procurar saber onde o produto foi fabricado para comprar. Só vou comprar produtos brasileiros.

Anônimo disse...

O Brasil se caracteriza por produzir bens de baixo valor agregado.
Vamos comprar Tapioca. Não há um eletrônico de qualidade made in Brazil.

Jorge disse...

Concordo em parte. Vamos dar valor as nossas indústrias. Porém, alguns produtos ainda tem que ser importados. Concordo plenamente em boicotar produtos de origem chinesa. Pois, a qualidade destes produtos são de qualidade inferior, 99% são lixo.

Renato disse...

Polibio sempre é valido prestigiar o que é feito em nosso pais,entretanto com o crescimento da globalização nada mais é como dizer puramente nacional,milhares de produtos que fazem parte de nossas vidas diarias são feitas em outros paises e de quebra exportamos vários produtos a distintos paises,esta é a coisa mais estupida que alguem poderia fazer, estes tempos fui ao dentista e ele me indicou uma escova de dentes da Colgate pois me falou que era mais eficiente fui lá e comprei e realmente é eficiente,detalhe feito na Cgina,vamos pegar o exemplo de empresa Tramontina,eu sei de fonte segura que eles pagam 0,50 centavos de dolar por uma frigideira média feita na China e vendem por quanto aqui. Isto é baboseira.

Dona Maria disse...

Há é bébé, tem empresário safado escondendo gás e gel pra vender mais caro e ninguém vai preso, tô fora, aí de nós se não fosse os importados pra derrubar os preços extorsivos dos produtos brasileiros.

Anônimo disse...

Excelente campanha. Bora aderir!
Valorizar o produto nacional.
Seremos uma grande nação

Joel Robinson disse...

Pois é! Vou resgatar um comentário meu de 2018 quando afirmei que se o estado baixasse os impostos da industria não ficaríamos dependentes da China. Um monte de pseudo especia istas bostejaram argumentos contra. Eu tinha razão. Batom, clips, ate´coador de pano de cafe (comprei sem querer um no Zaffari) remédios e brinquedos e um monte de quinquilharias d China virulenta. Mas o argumento do mais barato. Culpado maior o estado elefante que suga de impostos a industria. Nos temos um parqueindustrial latente só esperando ligar as maquinas e com capacidade de produzir produtos melhores que os chineses. mas com um idiota do Bolsonaro ciumento que não é capaz de apresentar um plano.

Anônimo disse...

Faz tempo que só compro produtos feitos no Brasil. Chega de dar emprego para os outros e nós todos desempregados. Até porque muitos produtos feitos aqui no Brasil são muito melhores do que os que trazemos de fora. Exemplo disso: os fabricados na Tramontina.

Anônimo disse...

Tivemos 400.000 casos de dengue em 3 meses de 2020. Cacetada!

Anônimo disse...

Mas, e o preço? Vai ser, ao menos, compatível, ou os empresários vão se aproveitar para lucrar fácil, prejudicando o Brasil?

Anônimo disse...

Da China, never more! Já tem gente suficiente tentando salvar aquela coisa. Leio na Folha por que um bilhao e meio de pessoas aceita aquilo. Segundo a jornalista, elas são felizes, acreditam que o governo faz o melhor por elas, e, principalmente, porque acham, mesmo, que formam uma única família. Mas leio também que está prevista uma nova onda de vírus, começou novo confinamento. Ótimo...então, que fiquem lá, com o vírus gerado e parido lá, que não exportem mais morte do que já exportaram. E já que são tão felizes, que se danem todos juntos, como uma imensa família feliz. Mas lá dentro.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 10:50,
Caro comentarista, então comece usar remédios da medicina natural, pois a maioria quase absoluta dos princípios ativos dos remédios químicos consumidos no Brasil, por decisão das multinacionais, são produzidos na China.
Mas, caso você seja um agricultor, saiba que, da mesma forma, as moléculas para os defensivos agrícolas também são produzidas lá.
De qualquer forma, estamos acordando e a longo prazo poderemos mudar este quadro.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
O Brasil se caracteriza por produzir bens de baixo valor agregado.
Vamos comprar Tapioca. Não há um eletrônico de qualidade made in Brazil.
3 de abril de 2020 10:56


concordo...

tirando ai a indústria têxtil, o restante não vejo produção propria para o consumidor final...

temos indústria que produz em larga escala, mas não competem na are de produto final com valor agregado...

quem ai ai vai comprar uma chapa de aço da Gerdau, um vergalhão e essas coisas "brutas" que a indústria nacional produz para exportar para que depois se transformem em produtos que serão vendidos pelo dobro do preço para nós?

não temos sequer uma indústria que faça (e não apenas monte) simples telefones celulares...



Helmuth disse...

Produtos destes genocidas chineses não entram mais aqui em casa.

Anônimo disse...

Exemplo disso: os fabricados na Tramontina.

Tramontina é gaúcha, não brasileira.

Anônimo disse...


https://www.youtube.com/watch?v=peI2m2pm45Q

https://www.youtube.com/watch?v=Z0RwbaxyuVI

https://www.youtube.com/watch?v=nTnFIyxKu6w

https://www.youtube.com/watch?v=atOs-ay0Acg

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Exemplo disso: os fabricados na Tramontina.

Tramontina é gaúcha, não brasileira.
3 de abril de 2020 13:25


e cara, bem cara...

pode ter qualidade, mas quando voce coça o bolso e não tem dinheiro para adquirir qualidade, faz o que?

Anônimo disse...

Anônimo das13:25 h! E qual é a nacionalidade do gaúcho? A Tramontina é gaúcha, Brasileira e exporta para o mundo inteiro produtos da melhor qualidade por um preço acessível.

Unknown disse...

Bolsonaro com seu ideal brasileiro vai capitaneada a grande virada da nação para o futuro. O governo vem tendo uma ação espetacular nessa pandemia

Anônimo disse...

O problema, sr editor, é que dependemos da China até pra produzir aqui.
Ar condicionado, veículos, refrigeradores e muito mais, dependem de peças produzidas na China.
Uma peça de roupa com etiqueta do Brasil pode depender de matéria prima chinesa.
Se o consumidor der preferência pra produtos fabricados aqui, já é um começo, mas quem precisa acordar são os empresários da produção.

Anônimo disse...

Se o Guedes segurar o dólar lá em cima, pode ajudar. Mas todo mundo torce pra ele cair.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/