Entrevista, Haroldo Ferreira, presidente executivo da Abicalçados - Indústria calçadista gaúcha já contabiliza 2.500 demissões e o viés é de alta.

ENTREVISTA
Haroldo Ferreira, presidente executivo da Abicalçados

Já há demissão em massa de trabalhadores da indústria calçadista ?
Fazemos de tudo para salvar os empregos, mas se o comércio, os serviços e a indústria não abrirem, ninguém venderá calçado e nem haverá consumidor.

E as exportações ?
Quem está comprando calçados no exterior ? Ninguém.

Quantos trabalhadores foram desempregados até agora ?
Ontem, no RS, o número foi de 2.000. Hoje, há pouco, passei a trabalhar com outro número, 2.500. O RS é o maior empregados brasileiro da indústria calçadista, com um total de 87 mil postos.

E a ajuda do governo, tipo ajuda para pagar salários e até pagamento de parte dos salários ?
Estas indústrias que estão demitindo, fazem isto por uma das duas seguintes razões: 1) Não podem aguentar até que a ajuda saia dos cofres oficiais. 2) Ou estão convencidas de que a retomada demorará e mesmo que não demore, será impossível que a roda funcione do tamanho e no ritmo anterior.

E no Brasil ?
A indústria calçadista já demitiu 11 mil dos seus 270 mil trabalhadores.

11 comentários:

Cris disse...

Puxa vida , quanta diferença !!!
Nasci em Novo Hamburgo e até os 11 anos convivi com o pessoal do setor calçadista. ..
Era gente brava, desbravadora, nós éramos muito mais cosmopolitas que meus familiares porto alegrenses...
A Europa e os EUA para nós... era ali na esquina...
As fábricas eram como relógios suiços, com centenas de trabalhadores circulando por lá em suas bicicletas...
Vi nascer a Fenac e a vi crescer. .. do nada...
E agora este mesmo pessoal diz que não pode segurar a onda um ou dois meses?
Os alemães se mudaram de lá?

Ivan Alencar disse...

É muito simples.
O dragão financiou muitos da grande mídia para disseminar o terror e os governadores e prefeitos cairam direitinho na arapuca.
Por longo tempo a indústria calçadista patinará, assim como outras indústrias, e as fábricas do dragão abastecerão o mercado brasileiro.
Estados quebrados aceitarão facilmente "ajuda" dos generosos do dragão e entregarão as chaves da nossa liberdade, para quem?
Valha-nos São Jorge.

Anônimo disse...

Grupo rbs e zero hora, sempre noticiavam em PRIMEIRA MÃO ao ponto de terem orgasmos múltiplos de satisfação, noticias de DEMISOES E QUEBRA DE EMPRESAS, hoje parece SURDOS, MUDOS E CEGOS, nada sobre oque esta acontecendo com demissões, quebra de empresas. Acordem enquanto a tempo.

Anônimo disse...

A Globo 24 horas por dia enchendo o saco.
Pessoas em casa
Comércio fechado
Queriam o que ?
Alice no país das maravilhas !
Não é só calçados, comércio e indústria de todos os segmentos estão demitindo.

Anônimo disse...

Mas o MPE está impedindo a decisão do Prefeito de Farroupilha de liberar o trabalhador que “ ainda ” tem Emprego de exercer o seu livre direito de ir e vir. Todos somos responsáveis pelas nossas atitudes até porque arcamos com as consequências. Ou estamos Confinados porque somos I N Ú T E I S? Os úteis não pararam de trabalhar, nem se contaminaram. Queremos uma Estatística das pessoas que foram obrigadas a nos servir e que por ficarem expostos se contaminaram.

Anônimo disse...

Nessa época a carga tributária era bem menor e o caixa das empresas tinha dinheiro.
Hoje é uma engrenagem que quando um elo se rompe fica difícil, sem contar que a carga tributária quase dobrou nesses 40 anos.

elias disse...

São Jorge, cara. O do dragão? Temo fu.

Anônimo disse...

Excelente entrevista, Políbio!

Calçadistas são guerreiros teimosos e resilientes como ninguém!

E estes sofreram muito com a China Vírus desde os anos 80....!

adilson disse...

O ocidente é fraco, desunido,mimado, viciado e histérico.Erigiu,equipou,armou e se colocou na dependência de um único país.Perderam soberania, valores morais,religião.Eles nos dobram com ameaças, coação ou com um mal explicado vírus.Sem dar um tiro só gritando fogo e providenciando cadáveres,nos colocaram de joelhos,na lona,desfizeram tudo o que a duras penas,recuperamos.Gente ruim,raivosa,vingativa,ressentida.Totalitários no mais alto grau!

Anônimo disse...

Se não aguenta 15 dias fechado é porque já estava fazendo água. Desde que comecei a trabalhar com financiamento a indústrias o setor coureiro/calçadista do RS fica de chororó, nunca se reinventou. Choram, choram, choram. É o chinês, é o nordeste, é o governo, é o vírus.

Cris disse...

Entendi...
Eram capitalistas...
Agora são capitalistas tutelados...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/