MP do governo federal permite suspensão dos empregos por até quatro meses

O governo federal publicou, ontem a noite, medida provisória (MP) que dispõe sobre as medidas trabalhistas durante o período de calamidade pública no país.

As regras já tinham sido divulgadas pelo Planalto, mas agora foram detalhadas e oficializadas.

A MP tem vigência imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em 120 dias para não perder a validade. Entre os principais pontos do texto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, estão:

- Suspensão do contrato de trabalho até quatro meses, que poderá ser acordada individualmente ou com um grupo de empregados, e será registrada na carteira de trabalho. A suspensão está sujeita a regras.
- Recolhimento do FGTS fica suspenso quando referente aos meses de março, abril e maio de 2020. O pagamento dessas obrigações será quitado em até seis parcelas mensais, a partir de julho.
- Férias: durante o estado de calamidade pública, "o empregador informará ao empregado sobre a antecipação de suas férias com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas.
- Férias coletivas - As empresas poderão, a seu critério, conceder férias coletivas, devendo notificar os empregados afetados com antecedência de no mínimo 48 horas.
- Feriados antecipados - Conforme a MP, "os empregadores poderão antecipar o gozo de feriados não religiosos federais, estaduais, distritais e municipais", comunicando os trabalhadores com antecedência de, no mínimo, 48 horas.

8 comentários:

Anônimo disse...

Aí quer matar o pião de vez. Imagina? Se o salário já é baixo, ainda ficar sem ele por quatro meses. PQP. (Isso quem tem algum emprego).

Anônimo disse...

Bolsonaro está louco?

Anônimo disse...

Duro golpe a classe trabalhadora. Essa medida fere a dignidade da pessoa. Um absurdo!

Anônimo disse...

A previsao da XP Investimentos é que tenhamos 40 milhões de desempregados no próximo semestre. Uma hecatombe. E o Bozo, aniquilando com a possibilidade de uso dos recursos do FAT, para essas hipóteses da MP, ainda coloca mais lenha na fogueira. Que sua trágica presidência seja enterrada logo, na vala comum. Não é líder. Não é Estadista. É um porra-louca.

Anônimo disse...

LÚCIDO COMO UM COMUNISTA TIPO MADURO.

Anônimo disse...

O MADURO E O RAUL CASTRO ACABARAM COM O EMPREGO PRIVADO!

Anônimo disse...

É VERDADE. DAQUI A POUCO FICA TODO MUNDO COMO EM CUBA: PATRÃO DITADOR E CUPOM MENSAL DE RAÇÃO, ENTENDEU ISENTÃO OU JUMENTO?

Anônimo disse...

Com essa medida, se não morrer de coronavírus , morrerá de fome.
Ele é demente!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/