Decisão sobre a tabela de frete dos caminhoneiros está nas mãos de Fux


A próxima reunião de conciliação só deve acontecer em março

O ministro do STF decidiu adiar novamente o julgamento das ações que questionam a constitucionalidade do tabelamento do frete rodoviário. 

Luiz Fux atendeu a um pedido da Advocacia Geral da União, que solicitou mais uma audiência de gabinete para buscar a conciliação com empresários e caminheiros, que também se desentendem enquanto o Executivo precisa encontrar uma solução para o caso, após o fim dos tramites judiciais. Ao todo, existem três ações no STF sobre o tema, mas elas devem ser retiradas da pauta pelo presidente da Corte. A análise do assunto é uma das mais aguardadas pelos agentes econômicos, por causa do óbvio impacto nos custos de praticamente todas as mercadorias. 

Convém lembrar que a concertação da tabela atual aconteceu no governo Temer, às pressas para encerrar a greve de 11 dias em maio de 2018. A Fiergs já se manifestou aqui no Estado contrária ao tabelamento, que prejudica também aos transportadores autônomos.

4 comentários:

Renato disse...

Com todo o respeito tabelar preços do que seja é coisa do passado e de lugares atrasados é forçar a barra. O que deve prevalecer é a oferta e a procura e prejudica a economia como um todo.

Anônimo disse...

Nunca apoiei estas greves de caminhoneiros, que prejudicam (e muito) a vida dos brasileiros. Mas, me lembro de muitos que davam apoio, principalmente (e, irresponsavelmente), quando um "um outro partido" estavam no poder. Como não esquecer as manhãs que ligava o rádio e a tv e não via nada, mas acessava um blog que dizia ter vários pontos de bloqueio em rodovias e, durante o dia, via-se que era um dois ou três "gatos pingados". Quem apoiou, quem deu força, agora que aguente!

Anônimo disse...

Direito de ter tabela só para eles, enquanto ninguém mais tem. Certo. Entendi. O caminhão autônomo e o trem vão acabar com essa safadeza.

Anônimo disse...

Não vai. A tabela é para os caminhões autônomos; e o trem... há quanto tempo já privatizaram a Rffsa e os trens não conquistaram o seu lugar (isto que dizem que "é só privatizar que a coisa anda").

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/