Artigo, Denis Lerrer Rosenfield, Estadão - Sínodo da Amazônia

Ao lado, capa do documento preparatório. CLIQUE AQUI para ler o texto integral.

Pensar a Amazônia, em termos internacionais, como se fosse uma mera discussão neutra, desprovida de caráter político, ou melhor, geopolítico, é uma grande ingenuidade. Alguns escondem seus reais propósitos em uma retórica aparentemente moral e universal, tendo como fundamento questões ambientais, indígenas ou quilombolas, outros são mais diretos, procurando retirar do Brasil a soberania de uma fatia de seu território. Uns e outros partem de uma mesma ideia de “universalidade”, devendo nosso país se curvar a uma “humanidade” dirigida e controlada por eles.
                 
O documento preparatório da Igreja Católica para o Sínodo da Amazônia procura capturar os incautos por intermédio de uma argumentação supostamente moral e humanitária, quando, na verdade, possui uma orientação política claramente estabelecida. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

18 comentários:

Anônimo disse...

Esse aí é pau mandado do Temer.

Anônimo disse...

por que nao ha um Sinodo da Venezuela?

é de questões verdadeiramente humanitárias que a Igreja Catolica tem de se preocupar...

obvio que parece ser mesmo um convescote para tentar manter o poder das ONGs internacionais na Amazonia, tudo com a ajuda desses padres que nem mais se vestem como padres e muito menos agem como tal...

Joel Robinson disse...

Prezado Políbio. Eu li este e um outro documento relativo a apropriação moderna do vaticano da Amazônia. Tem um famoso e não menos vil organismo que é o http://repam.org.br/. Ou seja resumindo; é a retomada da "catequese" sob a visão da ecologia e ambientalismo. No documento eles deixam sub repticiamente que a Amazônia não mais pertence ao Brasil e aos outros da AL. Eles querem se adonar sob o manto da "ecologia" e todas as baboseira do ambientalismo colonial. É a volta de Hernan Cortez e seus asseclas se apropriando da cultura indígena catequizada.
O estado brasileiro tem que reagir e se posicionar contra essa nova colonização.
Alias é urgente promover o Lava-Ong.
Joel

ARS disse...

Os comunitarianos e pós-modernos nunca esconderam seus objetivos de internacionalizar a Amazônia. A igreja e a colonização que promoveu nas Américas destruíram quase todas florestas no continente. Faltou a Amazônica, que elles sempre sonharam em meter as mãos.

Anônimo disse...

Aliás, ONGs estrangeiras existem aos montes atuando no Brasil, ninguém sabe fazendo o quê. A Rússia, "democraticamente" como sempre, expulsou-as, sem contemplação.

Anônimo disse...

A Igreja que cuide das suas ovelhas, não tem que se meter com a soberania do país onde suas ovelhas moram e que os lobos internacionais aos quais ela se associou querem se apropriar. Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus, será que os padres estão lendo uma Bíblia tão diferente daquela que li?

Anônimo disse...

Sério, está na hora de chamar oficialmente o Papa e dizer a ele para cuidar somente de suas ovelhas, não dos territórios de suas ovelhas!

Anônimo disse...

NÃO, JUMENTO! ELE É ANTICOMUNISTA E ANTI GLOBALISTA, BABACA COMUNOFASCISTA BOLIVARIANO!

Mordaz disse...

É o que dá crer num Deus que prometeu voltar e nunca mias foi visto. Viria antes da morte dos apóstolos. E seus seguidores fariam milagres muito maiores.

Anônimo disse...

Estive no Amazonas, na região do Alto Solimões, na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Perú. Isto foi em 1973 e 1974. Naquela ocasião já havia a "evangelização" daquela população.

Anônimo disse...

Igreja Católica brasileira mais uma vez escondendo seu propósito basilar: a revolução socialista.

Anônimo disse...

NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERA VERMELHA

NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERA ARGENTINA - avisem o papa e seus espiões

O BRASIL É DOS BRASILEIROS

SE PRECISO O 'BRADO FORTE"

SE ´PRECISO " O BRAÇO FORTE"

OS DO SÍNODO COM ESTES OBJETIVOS, SÃO LOBOS EM PELE DE CARNEIRO,RELIGIOSOS SÃO GIGOLOS DAS RIQUEZAS GERADAS PELOS OUTROS,SÃO GUERRILHEIROS DISFARÇADOS.

DE NOVO, O DITADO:

SE QUERES A PAZ PREPARA-TE PARA A GUERRA

PARA CONTER O INIMIGO, MOSTRA O TEU "PORRETE"
-----------------------

DESARMAR, E DEPOIS TOMAR O QUE QUISER,DE QUEM QUISER

AGORA VAI FICANDO CLARO POR QUE DESARMAR O POVO,PARA FACILITAR ROUBA-LO SEM MUITO TRABALHO.

VAMOS DAR TRABALHO, E MUITO TRABALHO.

BOTEM TODOS A BOCA NO MUNDO, QUE O ALERTA SEJA DADO A TODOS.

Cris disse...

Diz um ditado antigo:
"Cada um rema com os remos que tem..."

Com um governo apoiado por evangélicos que gralham pela mudança da capital Israel para Jerusalém , baseados em uma leitura da Bíblia que se formos educados chamaremos no mínimo de heterodoxa e exótica... e que se formos um pouco menos educados chamaremos de falsa, oportunista e interesseira... não poderíamos esperar que "penas de aluguel" ,particularmente semitas, não saíssem atacando a Igreja Católica...
Se tivessem lido o Novo Testamento conheceriam uma oração de Jesus chamada "Bem-Aventuranças" ,uma espécie de bússola sobre iluminação espiritual, que textualmente diz em seu final o seguinte:
"Felizes sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e regozijai-vos porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois foi assim que perseguiram aos profetas que vieram antes de vós."

Quem mesmo perseguia seus profetas?
É... pois é...
Pelo visto apenas não perderam o hábito...
Vou relembrar ao pessoal "das humanas":
Vivíamos em uma "ditadura" que permitia apenas dois partidos Arena e MDB...
Retornar à uma democracia exigia muito de todos os democratas e a parte mais dificil com certeza era incluir os mais desvalidos ( e alienados) na proposta...
A Igreja Católica foi chamada e correspondeu porque sempre esteve e estará presente junto a todos os segmentos da população...
Uma vez fundados os partidos populares era hora da Igreja deixá-los serem protagonistas de sua própria história ...
Foi isto que João Paulo II e o Ratzinger fizeram... deram por encerrada a participação da Igreja no processo de reerguimento político desta nação...
Isto não quer dizer que a Igreja Católica se afastou das pessoas de origem mais humilde porque sua vocação é também lá estar, nem que ela não tenha opinião sobre a realidade que a cerca , porque isto seria alienação... mas sua principal missão é acompanhar e orientar os católicos para uma vida sem alienação e com muita luz espiritual...
Confundir uma coisa com outra é falsear propositadamente a realidade...
E isto não é uma atitude de gente séria...
Um seminário é um momento de discussão e reflexão sobre um tema...
A Amazônia não foge à regra...
Se a Igreja Católica pretende lá atuar deve conhecer todas as propostas que existem para esta área e todos os detalhes que qualificam esta como um todo... igualzinho ao que faria o pessoal da Escola Superior de Guerra...
Alienação não é uma opção para quem pretende atuar no mundo real... já para a turma do papo no bar da esquina, melhor mesmo falar de futebol e de previsões do horóscopo para o signo de Aries, Escorpião e Aquário...
Dá menos trabalho e mais likes...

Anônimo disse...

Lava ong imediatamente, querem tomar na mão grande, essa turma da igreja que vá cuidar da sua turma, conforme matéria jornalística, pregam moral de cueca!

Iguinácio disse...

Políbio!
Parabéns!
Cada vez mais blog se demonstra pluralista, pois além de comentários de boa qualidade é também frequentado por mercenários com visão equivalente a de sibilinas criaturas cujos mandantes ficam incomodados com as matérias publicadas.

Iara Mãe D'água disse...

A igreja tem pessoas que falam demais e trabalham de menos.

Bando de folgados, os padres disse...



Fazer o quê com estes padrecos pedófilos e fdp. Como sempre digo, Padre bom é padre morto. E leva o devasso Vaticano junto. Representantes de Deus, quanta baboseira. São representantes de seus próprios interesses.

Anônimo disse...

A SIBÉRIA é internacional ??? O interior vazio da Australia é international ??? Os desertos da Saudi Arabia são internacionais ??? O que essa padrecada comunista quer com a NOSSA AMAZONIA ??? Kbs

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/