Dica do editor - A EdTech Conference 2019 dirá que está próxima a Escola sem Professores ?

O EdTech Conference 2019, que este ano mira a educação 3.0.

Professores, gestores e profissionais do setor debatem inovações na escola.

Vem aí a Escola sem Profssores ?

Se vier, a discussão sobre Escola sem partido perderá o sentido ?

O modelo de 100 anos não funciona mais, diz a EdTech Conference.

Os jovens hoje estão estudando para empregos que não existirão mais nos próximos anos. Toda informação está a um clic de distância na internet. Aprendizagem rápida e constante é pré-requisito em todas as empresas. Qual o papel dos educadores nesse processo? Universidades ficarão obsoletas na Era da Educação Online?

CLIQUE AQUI para examinar a programação da conferência.

15 comentários:

Anônimo disse...

Não sabemos qual o formato dos cursos, inclusive da internet, mas seguramente não será o que vige. Os pesquisadores e cientistas terão o papel de produtores de conteúdo e, creio, existirão os orientadores de cursos, cujo papel será muito menos influenciador do que hoje.

Anônimo disse...

universidades, com exceção de alguns cursos técnicos, ja são completamente obsoletas...

especialmente os modelos arcaicos e jurássicos que existem no Brasil...

voce olha para aquela rapaziada dos DCEs e grêmios estudantis da vida, todos ainda enaltecendo o velho socialismo caquético e so consegue enxergar o passado mais distante possível...

Anônimo disse...

Quando lançaram os tablets em 2010 em diante, desde então eu vi que as escolas e universidades teriam que mudar radicalmente.

O velho PC mudou muito o mundo, mas ainda era muito grande e pesado. Os laptops e celulares agilizaram muito. Mas os tablets são muito eficientes para leitura, vídeos, áudio e com erra ferramenta dá para aprender quase tudo.

O futuro da educação é digital, quem não se adaptar irá falir.

Anônimo disse...

Demorou!!!

Anônimo disse...

As salas de aula já estão informatizadas e aparelhadas em sua maioria.
Vídeo aulas é o futuro, com menos professores e mais padronização didática.

EUGENIO disse...

"...À MINHA IMAGEM E SEMELHANÇA..."

TENHO 70 ANOS, ACREDITE E ME ATUALIZO EM ASSUNTOS TECNICOS DE VARIAS AREAS,TELECOMUNICAÇÕES E NÃO SÓ ME ATUALIZO MAS ESTUDO E APRENDO, APRENDO NOVAS COISAS,NOVAS MATÉRIAS, CONSTRUO EQUIPAMENTOS ELETRONICOS INOVADORES, NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES,INTERNET E TELEFONIA RURAL.

BASTA QUERER, E CLARO, TESÃO PELA VIDA E PELAS COISAS QUE ESCOLHEMOS FAZER.

MORO EM POA ,MAS ESTOU A MAIOR PARTE DO TEMPO NO INTERIOR DO ESTADO, DESENVOLVO TECNOLOGIA TAMBÉM EM FLORESTAMENTO,ATUANTE, E DOU RISADA DA MORTE, O QUE ACHO QUE A MANTÉM DISTANTE.ELA TEM TENTADO CHEGAR, MAS NÃO CONSEGUE PEGAR QUEM RI E NÃO ACREDITA NELA.

A INTERNET DISPONIBILIZA O QUE SE QUISER ONDE SE ESTIVER,QUALQUER UM PODE EVOLUIR,SE ATUALIZAR E APRENDER COISAS NOVAS,E VIAJAR "VOANDO" NO GOOGLE EARTH POR QUALQUER LUGAR DO MUNDO,A CORES, E RECENTEMENTE PODEMOS "VOAR E CAMINHAR NA LUA E EM MARTE, QUEM GOSTA DE MAR PODE MERGULHAR NAS PROFUNDEZAS E SE MARAVILHAR.

A INTERNET É PARA MIM A MAIOR DAS INVENÇÕES, A RODA JÁ EXISTIA EM FORMAS NATURAIS, MAS O COMPLEXO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS CONQUISTADOS PELA HUMANIDADE PERMITIU AO HOMEM CRIÁ-LA.

EU ACHO QUE SE DEUS EXISTE, DEVERÁ ESTAR ORGULHOSO ,SE É QUE SOMOS SUA IMAGEM E SEMELHANÇA,E PODE QUE SE LHE OCORRA A DÚVIDA:

ALGUM DIA SERÃO IGUAIS A MIM?

a verdade está lá fora disse...

Aprender a ler, escrever e a fazer conta será extinto?

As faculdades ensinam a pensar e isto também estará extinto?

Este pessoal escreve os textos depois de uma noitada de bebidas.

O Brasil não conseguiu dar o ensino que era moda a 100 anos atrás e agora querem pular o abismo sem terem aprendidos a correr.

Dizem que o Brasil nunca conseguiu as licenças para funcionar como um país civilizado.

Anônimo disse...

Numa época de tecnologias com curto ciclo de vida e cada vez mais rapidamente descartáveis, fico com o bom e velho ensino presencial. Há coisas boas na cultura digital que vieram para ficar e outras não passam de uma febre de verão. O mundo da informática é digital, mas nós vivemos num mundo de coisas. Um mundo de dados não anula o valor da experiência prática, muito pelo contrário. Mas dados por si só não resolvem nossa vida. Tem gente precisando tomar a pílula azul.

Anônimo disse...

As novas tecnologias irá favorecer os autodidatas, ou seja, quem tem interesse, conseguem se virar sozinhos mas não tinham ferramentas eficientes.

Professor passa a maior parte do tempo tentando preparar vários alunos ao mesmo tempo em suas deficiências, já que não faz sentido ensinar algo a alguém em um assunto na qual o aluno domine. Professor é especialista em corrigir os defeitos dos alunos ou aprimorar seus talentos.

Bom lembrar que a internet foi inventada pelas universidades para tornar mais eficiente a divulgação de trabalhos científicos entre elas. Depois de muito tempo que foram ver uso comercial da tecnologia já que tinham avançado muito nas telecomunicações e no uso prático com computadores pessoais nas residências.

Escola e universidade durante muito tempo tinha o monopólio do acesso ao conhecimento por que tinham recursos financeiros e de acervo que poucos conseguiam ter em casa. Além do monopólio do diploma, onde somente nessas instituições era possível com seguir certificação profissional.

A indústria do diploma vai acabar. Agora vai ser a era do acesso comum. Mais uma consequência da inovação quebrando monopólios e cartéis corporativos e institucionais.

Anônimo disse...

As faculdades ensinam a pensar e isto também estará extinto?

vou fazer de conta que não li um negocio desses...

Anônimo disse...

Se os professores não são mais necessários, por que seriam as escolas?

Anônimo disse...

"As faculdades ensinam a pensar..."

Mais um exemplo do fracasso educacional. Prefere repetir um clichê surrado do que analisar se corresponde à realidade.

Anônimo disse...

Privatiza o ensino logo antes que os petralhas voltem ao poder.

É o que os professores merecem por deturpar a cabeça das crianças com política suja.

Anônimo disse...

Se é para pegarem mais dinheiro emitindo títulos do tesouro, que usem para uma boa causa. Peguem uns R$500 Bilhões de Reais em títulos novos, somem a parte do orçamento anual, e privatizem a educação infantil, fundamental e ensino médio. E livre o governo da gastança desenfreada da educação que não dá retorno decente no ensino das crianças. É só pegar aleatoriamente os alunos de várias escolas no Brasil inteiro e aplicar uma prova de conhecimentos básicos, e verão que as médias serão aterrorizantes. Acabem com a ineficiência a educação pública, para o Brasil prosperar de verdade. As crianças e hoje são o futuro do amanhã.

Anônimo disse...

É que agora virou moda vender diploma pela internet. É isso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/