Thomaz, filho do cirurgião Renato Vieira, suicidou-se neste sábado em Porto Alegre

Página de Thomaz nas redes sociais.

O editor não respeita mais o acordo tácito existente na mídia brasileira, segundo a qual não devem ser publicadas informações sobre suicídios. Sempre que isto for relevante, a notícia estará disponibilizada neste blog.

Suicidou-se neste sábado, em Porto Alegre, o jovem médico cirurgião plástico Thomaz Ferrer Viera, filho do também cirurgião plástico Renato Viera, conhecido por operar celebridades e também a ex-presidente Dilma Rousseff, quando ela ocupava a chefia da Casa Civil da Presidência da República. Thomas se jogou do apartamento onde morava. Thomaz Ferrer Viera deixou uma frase sintomática publicada em seu perfil no Linked In, com o seguinte teor: "Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer.

A informação é do jornalista Vitor Vieira, que no seu Facebook traz muito mais informações a respeito do caso, inclusive sobre a visita desesperada feita pelo pai de Thomas, Renato Vieira, que procurou ajudá-lo a sair da crise de depressão em que se encontrava.

A família é frequentadora das rodas sociais mais celebradas de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para ler tudo

34 comentários:

Anônimo disse...

isso é muito triste e mostra q não somos nada para nos colocarmos melhores q os outros. muito triste

Anônimo disse...

Sociedade doente, hipócrita, superficial, capitalista ao extremo, cujo valor é tão somente a corrupção. Que venha logo uma nova super catástrofe, pra dizimar essa era e para que os que sobrarem possam reconstruir o mundo em bases mais justas e fraternas!

Anônimo disse...

Tomara que a família enfie um processo na sua bunda.

Anônimo disse...

hoje li que o filho do jornalista Chico Lang também cometeu suicídio...

e da mesma forma que esse outro, se jogou do apto...

não estou dizendo que seja esse o caso, mas as pessoas estão muito materialistas, parece que esta faltando fé...

o papo parece cafona, careta, mas é a fortaleza que nos segura diante de momentos de incerteza e desespero...

a vida antes era muito mais dura, mas as pessoas a enfrentavam com a dureza necessária...

a fé pode não curar as doenças, mas ela tem um tremendo efeito psicológico, fazendo com que voce suporte as enfermidades de maneira mais serena, confiante, evitando esses momentos fatais...

anseios materiais e profissionais são realmente importantes na vida das pessoas, mas não podem ser o principal, precisam ser consequência...

quando o que se vê diante dos olhos ja não supre mais as necessidades, é a fé que nos da o suporte necessário...

Anônimo disse...

Não tem uma pesquisa que diz que noticiar suicidios aumenta a ocorrência de outros casos que por este motivo existe este acordo, não somente no Brasil, mas no resto do mundo?

Anônimo disse...

lamentavel, que o Eterno o receba de braços abertos

Anônimo disse...

Vitor Vieira sempre na Radio Vox

Anônimo disse...

Em São Paulo o filho do Chico Lang também se suicidou, jovem com 23 anos.Chico Lang Jornalista Esportivo da TV Gazeta.

Anônimo disse...

Concordo contigo. As pessoas tem que saber que essa doença é terrivel e que pode levar ao suicídio.
Muita gente não leva a depressão a sério.

Alaor disse...

A depressão é terrível, tem que tratar, tem que se internar para tratar. Não adianta pedir que a pessoa seja forte, a doença é mais forte.

Anônimo disse...

Infelizmente o conhecimento de que alguém cometeu suicídio incentiva muitos que estão pensando nisso. Quem está lidando com o problema não quer ouvir notícias de suicídios.

Anônimo disse...

Só se prrenche o vazio com Cristo na eucaristtia se soubesse o que é preciso para ter paz.

Anônimo disse...

A depressão é a epidemia do século XXI que ceifará muitas vidas. Deveria ter mais informações para a população ajudar os que padecem dessa terrível doença e evitar que o paciente chegue as vias de fato, pois o sofrimento psiquico é infinitamente maior que a dor fisica. As pessoas não conseguem compreender a dimensão do sofrimento daqueles que são acometidos por esse mal, onde o suicidio é o recurso encontrado que obtenham o alívio. Que Deus conforte os corações dessa familia nesse momento de dor e aflição.

Anônimo disse...

Não noticiar acaba botando por baixo do tapete um assunto que a sociedade deve discutir.

Anônimo disse...

tambem concordo consigo sr Polibio

Anônimo disse...

Anônimo também pensava igual vc...a mãe de um amigo, senhora cristã conhecedora das coisas de Deus uma fé inabalável, foi até orla do Guaíba soltou a bolsa na margem entrou Rio a dentro e morreu....depressão é uma doença que independe de fé.
Fiz uma pergunta e Deus respondeu; uma pessoa joga-se de um prédio no meio da queda arrepende-se e Esta salva...mas a que da um tiro na cabeça não tem tempo de arrepender-se, essa vai para o inferno.
Disse Deus; não levo em consideração o momento do desequilíbrio mental mas sim seu histórico comigo.

Anônimo disse...


Calma ... irmãozinho !

Menos ...

Temperança nessa hora.

Anônimo disse...


Calma ... petralhinha !

Não é hora de entulhar o judiciário com vinganças!!

Vai pescar ...

Anônimo disse...


Fé em quem ... querido ?!!

Milton disse...

Isso é bobagem. Isso é varrer a sujeira pra debaixo do tapete. Não há nada de científico muito pelo contrário.

Milton disse...

Por que a família faria isso, cidadão? Deixa de ser idiota. Depressão é um problema serio que não deve ser escondido.

Anônimo disse...

Depressão é doença grave. Um desespero e uma dor tão grande, tão insuportável que faz com que o sujeito prefira jogar-se de um prédio para libertar-se. Não propagar notícia pq o suicídio é contagioso não sei se ajuda. Acho que o que ajuda, mesmo, é reconhecer os sintomas e saber que a possibilidade disto acontecer existe. Que a família encontre força e conforto.

Anônimo disse...

Acredito que a divulgação responsável, pode ajudar a identificar um padrão de comportamento. E isso pode ser de grande valia.

Anônimo disse...

Já sofri de depressão, e algo que não desejo para ninguém, so entende quem já passou.
Engana-se o Thomas com o ato irracional que cometeu, espero que Deus tenha misericórdia dele.

Unknown disse...

É muito grande o número de suicídios de médicos, devido a depressão, já desde a faculdade. O ritmo de estudo na faculdade e depois na Residência estão entre as causas. E o fato de lidar diretamente com a morte é agravante. Médico precisa de terapia e ritmo de trabalho condizente, com as devidas válvulas de escape. Muitos se refugiam na bebida e as consequências são piores,pois o álcool tem efeito depressivo.

Anônimo disse...

O Sr. Anônimo é estupido. Poderia calar essa mente suja.

aparecido disse...

Dizem que depressão em mulher tem cura.. em homem não tem cura...ja vi muitos casos assim...

RS Rock'n'Roller disse...

É qual o problema em noticiar? Apesar de ser um momento muito difícil para a família, o dever do jornalista é sim dar publicidade a um fato tão triste, mas tbm tão sintomático. O suicídio de pessoas teoricamente com mais recursos, demonstra que a questão financeira ajuda, mas tbm pode arrastar ao fundo do poço, caso envolva-se com pessoas má intencionadas. Sentimento à família enlutada.

Anônimo disse...

Depressão e terrível, temos que prestar atenção nas pessoas próximas e tentar ajudar o quanto antes!!!

Anônimo disse...

Exatamente.

Anônimo disse...


Sobre como noticiar casos de suicídio de maneira correta e ética:

http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/67604/WHO_MNH_MBD_00.2_por.pdf;jsessionid=506596B30536BE136232C27D9782629C?sequence=7

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/20/Folheto-jornalistas-15x21cm.pdf

Anônimo disse...

a fé ajuda, sim...

tremendamente...

os próprios medicos sabem disso, sabem que o sucesso de um tratamento tem na fé a sua parcela de contribuição...

fé em que?

em Jesus Cristo...

mas se voce achar muito cafona, pode rezar para um pedaço de bambú, uma pedra ou para o "deus" Sol...

mas cuidado, não olhe diretamente para o "deus" Sol porque ele pode te causar sérios problemas nas vistas...

tente, talvez dê o mesmo efeito...

Anônimo disse...

Precisamos educar os corações. A escola ensinou somente a vencer, ensinou que perder é um erro, jogou o fato natural de que um dia tonos nós morreremos para debaixo do tapete, nao falamos sobre essas coisas, ao invés disso, nos distraímos com qualquer coisa para evitar o encontro com nós mesmos: Drogas, sexo, trabalho, bens materiais, tudo para esquecer da morte, das perdas diárias, das coisas que acontecem e que nao queriamos que acontecessem. Não paramos e contemplamos que tudo que se une um dia vai se separar e que tudo que nasce morre. Sabemos isso intelectualmente apenas. O sofrimento é geral para todos, mesmo fotos bonitas no face e alegrias são uma distração. Possamos parar, relaxar, contemplar o que realmente será significativo na hora da morte. O que realmente estamos fazendo com nossas vidas. O egoísmo, autocentramento, exclusão social, competitividade, etc. estão levando a mais felicidade?

Unknown disse...

Onde fica a etica jornalistica de não comentar sobre vitimas de suicidios? O que interessa quem este pai tão sofrido operou? Que falta de respeito pelo sofrimento desta familia!!



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/