Surpresa baixista com IPCA de novembro corrobora revisão de projeção inflação do ano

Confirmando a dinâmica benigna dos núcleos de inflação, com um recuo atípico em itens do grupo saúde e cuidados pessoais, o IPCA de novembro registrou queda de 0,21%, de acordo com dados divulgados no final de semana pelo IBGE. 

O resultado, que veio abaixo da nossa projeção da mediana das expectativas do mercado (-0,09%), fez com que o índice acumulasse alta de 3,59% neste ano – corroborando nossa revisão baixista do cenário para 2018, para  3,8%. O recuo em relação a outubro, quando o índice avançou 0,45%, refletiu principalmente as desacelerações nos itens de transportes e habitação. A desaceleração de gasolina (-3,07%) foi o principal vetor do movimento, refletindo tanto a dinâmica de câmbio mais apreciado em relação aos últimos meses, quanto a baixa nas cotações do petróleo – gerando o reajuste do preço final do combustível. Já em habitação, o item energia elétrica continua trazendo os efeitos da mudança de bandeira tarifária, com variação de -4,04% em relação a outubro. Além disto, o comportamento incomum de artigos de higiene pessoal foi determinante para a queda mais acentuada, tendo registrado -0,71% ante a alta de 0,27% no mês anterior. Este, aliás, foi o fator que contribuiu majoritariamente para o nosso erro de projeção. Com relação aos outros grupos, destaque para a desaceleração de alimentação e bebidas (0,39%) – sendo leite um dos principais vetores da queda, com deflação de 7,52% –, devendo seguir trajetória descendente, conforme observado também nos recuos de preços de alimentação no atacado. Vestuário, no mesmo sentido, seguiu sua sazonalidade, com variação de -0,43%, refletindo a dissipação dos efeitos da entrada de nova coleção, enquanto os outros grupos ficaram próximos à estabilidade. 

Em doze meses, o IPCA acumulou alta de 4,05% e se espera, para dezembro, que a inflação continue contida, com uma ligeira alta.

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Editor, essa e mais uma farsa e um exercicio maquiavelico de final de ano, para estorquir os aposentados do regime geral com um indice de inflacao absolutamente falso que sera a base do reajuste das pensoes a partir de Janeiro de 2019. A estoria se repete como no ano passado. Governo canalha!!!

Anônimo disse...

Isto reflete a desaceleração da economia. Todos os seguimentos baixando os preços por queda no consumo. Não tem nada pra comemorar. Temos que rezar para a bolha dos quantitative easy americana e a bolha imobiliária chinesa não estourem em 2019.

Anônimo disse...

Seria essa uma surpresa que toca baixo?

Anônimo disse...

viés de baixa hem

Anônimo disse...

e o indice esta altista

Anônimo disse...

... é o que acontece quando a raposa cuida do galinheiro ... cão de guarda para refreá-la ... só se for em forma de fotografia ...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/