Paraná Pesquisas mostra Lula na liderança (26,1%) seguido de Bolsonaro (20,8%)

Nos levantamentos de primeiro turno, realizados pela Paraná Pesquisas para a revsita Istoé de hoje, Lula lidera com 26,1% no cenário em que o candidato do PSDB é Geraldo Alckmin. Em segundo lugar, aparece Bolsonaro com 20,8%, Joaquim Barbosa 9,8%, Alckmin 7,3%, Marina Silva 7%, Ciro Gomes 4,5% e Álvaro Dias 4,1%. Quando o candidato tucano é João Doria, o petista toma a dianteira com 25,8%, seguido por Bolsonaro com 18,7%, Doria 12,3%, Joaquim Barbosa 8,7%, Marina Silva 7,1%, Ciro 4,5% e Álvaro Dias 3,5%.

Ainda estão rolando os dados.

Acompanhe os números:

Não sabe 3,9%
Nenhum 15,7%
Lula 25,8%
Jair Bolsonaro 18,7%
João Doria 12,3%
Joaquim Barbosa 8,7%
Marina Silva 7,1%
Ciro Gomes 4,5%

Alvaro Dias 3,5%

48 comentários:

Alberto disse...

Caso esse Luladrão for eleito a única saída será o Aeroporto...

Alberto disse...

Uma figura toda enrolada em falcatruas não deveria nem estar em pesquisa nenhuma. É mais um deboche contra a população de bem.

sempre mais disse...

Revista britânica: POVO BRASILEIRO FOI ELEITO O TERCEIRO POVO MAIS IDIOTA DO MUNDO.Provavelmente, ano que vem estaremos na liderança.

Anônimo disse...

Para o Lula isto é muito ruim.
Se ele continuar em primeiro é certo que será preso.
É a única maneira da direita tirar ele do jogo eleitoral

Anônimo disse...

Que decepção com Paraná pesquisas! Quanto pagaram para eles virarem a casaca? Como Lula pode estar em primeiro, se é o mais rejeitado? Só no Brasil tem essas coisas estranhas mesmo.

Anônimo disse...

Concordo, colocar nas pesquisas o nome do ladrão é um escárnio

Anônimo disse...

o lurapio sendo esmagado como merece sem as urnas fraudulentas este reu condenado nao vai a luga algum a nao ser a jaula,o vaddio condenado teria apenas 25% uma merreca de votos apenas os comprados votariam nele e ate 2018 ja vai estar inelegivel mesmo claro e vem mais escandalos dele ainda piores do q ja vieram atona esta pesquisa foi em julho e de la p pa o vaddio virou reu hoje ele nao tem nem 20% nem os mortadelas votariam nele pois nao vamos permitir este ladrao condenado ser candidato ora se na linha sucessoria nao pode ser reu isto é presidente da camara e do senado nao podem ser reus quem dirá presidente é e este ladrao é reu 5x fora o que vem por ai se fosse em pais de 1 mundo estaria preso pois la condenados em instancia como ele ja ficam presos este bandido nao mercece nem estar na pesquisa nao queremos lixos concorrrendo

Anônimo disse...

Esta pesquisa diz muito. Num segundo turno o mais honesto ficaria com os mesmos votos. Os anti-PT descarregariam milhões de votos no Bolso, esmagando os bolivarianos.

Anônimo disse...

Que mentirada ......E ESTES PESQUISA FOI EM JULHO FAZ TEMPO ESTA SEMANA SAIRAM MAIS ESCANDALOS O BENDIINE INDICADO POR LULA E DILMA FOI PRESO ENTAO ELE DESPENCOU MAIS AINDA NAS TAIS PESQ a critura éa mais rejeitada como estaria em 1 lugar acham qsomos diotas ninguem apoia este ladrao ele esteve no rio e foi apenas menos de 200 pelegos o ver, esteve em sao paulo tambem nao foram neM 5 mil pessoas só deu 1 quarteirao em fente ao masp na paulista FOI UM FIasco , 2 greves furadas onde só teve meia duzia d pneus queimando , no cearé estes dias fizeram um ato e nao teve nem 50 pessoas na praia , estes tempos fizeram no rio com cantores e nem assim o povo foi hahahhah a midia esquerdalha esconde e nao admite que este ladrao nao tem apoio , em curitiba ele foi depor e não foi ningué também nem 1 mil pelegos mesmo sendo levados de onibus grátis com lanche nem assim os pelegos vao....estes demonio foi desmascardo não tem apoio d ninguém ninguém foi as ruas quando foi condenado sim é tudo conversa fiada e= mentiras da midia esquerdalha e destes institutos de pesquisas comprados .... este bandido é odiado por 93% dos brasileiros que correram com a bandilma pois é quando corremos a bandilma com mais de 6 milhoes d pessoas nas ruas na MAIOR MANIFESTAÇÃO DA HISTORIA COM MAIS DE 11 QUARTEIROES TOMADOS EM SAO PAULO MAIS NAS RUAS PROXIMAS E CLARO NO RO DE JANEIRO TAMBEM QUADRAS E QUADRAS TOMADAS D GENTE PEDINDO A SAIDA DELA IIM QUANDO EXIGIMOS A SAISA DELA TAMBEM ERA CONTRA LULADRAO ERA CONTRA OS 2.O BRSAIL ODEIA ESTE LADRAO ELE TEM 93% DE RASILEIROS QUE O ODEIAM E O QUEREM PRESO .A VERDADEIRA PESQUISA FOI NAS URNAS ONDE O PT VIROU POEIRA FOI CORRIDO EM TODO PAIS ATÉ NA TERRA DELE EM PERNAMBUCO FOI UMA LAVADA O PINGUÇU FOI VARRIDO VIROU POEIRA PERDEU. DEPOIS VIERAM MAIS ESCANDALOS VEIO A CONDENAÇAO É O TRASTE SE TIVER 7% DE APOIO HOJE EM DIA É MUITO

Anônimo disse...

Desgraça, povo de idiotas.

Anônimo disse...

Tendo em vista que o único que há décadas está em campanha é o PilanTra e CORRUPTO (condenado em primeira instância) de 9 dedos e tendo em vista a "qualidade" da patuleia brasileira, a pesquisa deve estar certa mesmo! Tá feia a coisa para o apedeuta CORRUPTO!

Unknown disse...

Ainda temos uma bela margem de idiotizados políticos neste país!!!
E esta é a pior herança deixada pelo populismo comunista ao Brasil!!!

VAGNER disse...

o polibio continua a divulgar pesquisas falsas sobre o maior ladrão, se ele tem a maior rejeição como pode liderar pesquisas????????????????????????????????????????????????????????????

Anônimo disse...

Tudo é possível com a "qualidade muito baixa" do povo brasileiro. Quem semeia Luladrão, colhe recessão!

Anônimo disse...

Digo e repito. Quem ganharia hoje em eleições com voto impresso seria o bolsonaro. Mas com as urnas cem por centro fraudáveis eles contam uma mentira que vira verdade.

Anônimo disse...

Boa! É só continuar incentivando as "ambições do inocente Lula", que ele se destrambelha de vez e acha o caminho da cadeia mais rápido!

sempre mais disse...

Calma gente! Ano que com condenado vencendo a eleição, nos tbm ficaremos em primeiro lugar. Idiota temos bastante. Calma chegaremos lá.

sempre mais disse...

Hillary também estava na frente , deu no que deu. Kkkkkkkkkl

Anônimo disse...

O Bandido condenado Lula ainda é candidato?
Impressionante, mesmo condenado esses institutos malandros continuam a coloca-lo como candidato!

Anônimo disse...

Bobagens, esse tipo de pesquisas agora, é só para encher linguiça.

Anônimo disse...

Anônimo das 10:38 hs, se em 2018 o Lula for eleito, vamos recuperar a liderança.

Anônimo disse...

Ou seja, EM VOTOS VÁLIDOS:

LULA: 54,5%
BOLSONARO: 45,5%

LULA: 54,4%
DÓRIA: 46,6%

LULA: 59%
ALCKMIN: 41%

LULA: 55,6%
MARINA: 44,4%

E ainda tem IDIOTA achando que Lula perde essa eleição!!!

Anônimo disse...

Ou seja, EM VOTOS VÁLIDOS:

LULA: 54,5%
BOLSONARO: 45,5%

LULA: 54,4%
DÓRIA: 46,6%

LULA: 59%
ALCKMIN: 41%

LULA: 55,6%
MARINA: 44,4%

E ainda tem IDIOTA achando que Lula perde essa eleição!!!

Anônimo disse...

LULA será preso por ROUBAR o Brasil, jamais por questões eleitorais, a não ser para ser presidente do PCC ou CV nos presídios, ANONIMO das 10:44.

Anônimo disse...

O DES.THOMPSON FLORES LENZ HONRARÁ A MEMÓRIA DE SEU AVÔ E NÃO DEIXARÁ O ENERGUMENOS PSICOPATA DOS NOVE DEDOS LIVRE DA JAULA POR UNS BONS ANOS.

Anônimo disse...

O DES.THOMPSON FLORES LENZ HONRARÁ A MEMÓRIA DE SEU AVÔ E NÃO DEIXARÁ O ENERGUMENOS PSICOPATA DOS NOVE DEDOS LIVRE DA JAULA POR UNS BONS ANOS.

Anônimo disse...

O povo brasileiro foi eleito o terceiro povo mais idiota do mundo? E com razão. Ano que vem seremos os primeiros pelo que tudo indica. O mundo inteiro acompanha o desenrolar da nossa política corrupta. Aqui as pessoas que trabalham e estudam, buscando crescer pelo mérito morrem pobres, porque não há espaço para esses. O Brasil se tornou o país dos coitadinhos, ninguém trabalha nem estuda, porque o governo coloca à disposição inúmeras bolsas votos. Incentivando a vagabundagem e oprimindo o trabalhador que para sustentá-los somos obrigados a pagar pesados impostos.

Anônimo disse...

É ÓBVIO QUE O DELINQUENTE COMUNISTA LADRÃO PSICOPATA MENTIROSO EBERGUMENO QUE DESTRUIU O BRASIL, A DEMOCRACIA, OS PARTIDOS, A JUSTIÇA E A ECONOMIA SERÁ ENJAULADO. E A DIREITA OU AS FORÇAS ARMADAS TERÃO DE COLOCAR ORDEM NO PAÍS TALVEZ VOCÊ POSSA MORAR EM SANTIAGO DE CUBA OU EM CARACAS!

Anônimo disse...

CONFORMEM-SE, DIREITISTAS REACIONÁRIOS!! Olhem isso aí embaixo, seus trouxas!

- Eleição 2018, EM VOTOS VÁLIDOS, Segundo (e ÚLTIMO) Turno:

LULA: 54,5%
BOLSONARO: 45,5%

LULA: 54,4%
DÓRIA: 45,6%

LULA: 59%
ALCKMIN: 41%

LULA: 55,6%
MARINA: 44,4%

E ainda tem IDIOTA achando que Lula perde essa eleição!!

Anônimo disse...

É de se pensar, né????

Anônimo disse...

Um absurdo!! Um contra-senso! Ou os brasileiros são os eleitores mais idiotas do planeta ou essa pesquisas são manipuladas desacaradamente !! Como brasileira que não se considera idiota, prefiro acreditar na manipulação das pesquisas ( até tu, Instituto Paraná?).
Sabemos desde sempre que o eleitorado do PT fica na casa dos 30% e isso reflete nesse resultado surreal ... mas mesmo assim, considerar que esse canalha lidera essas pesquisas só serve para tentar ressuscitar o morto vivo e insepulto que assombra o país!
O editor deveria ignorar essas pesquisas que prestam desserviço ao Brasil !

Anônimo disse...

Kkkkkk kkkkkk doente

Anônimo disse...

Pelas pesquisas somos milhões de idiotas e ignorantes.

Anônimo disse...

Eu vou votar no Temer.

Mauro de Curitiba disse...

Na mesma página, os dados dessa pesquisa contrariam o que Políbio disse em seu vídeo, ou seja, que Lula cresce nas pesquisas a cada condenação, denúncia ou notícia semelhante contra ele ...!

Anônimo disse...

Melhor ser direitista reacionário, do que erquerdopetista ladrão !
Lulla só ganha eleição em Cuba.

Anônimo disse...

E a quem interessa divulgar estas falsas pesquisas, de institutos de fachada, compradas por Luladrão?

É claro que Lulatrina não lidera porra nenhuma.

Tais institutos sem ética e SEM FISCALIZAÇÃO NENHUMA, como Ibope, Datafolha, e agora este novo Inst. Paraná de fundo de quintal, são ferramentas forjadas para MENTIR, COMO SEMPRE, para o povo, e vender peixes podres (= Luladrão, Dilmaléfica, PeTralhas) como peixes frescos!

Anônimo disse...

A única maneira, para haver uma eleição sem fraudes pelo PT, é dispensar as fraudáveis urnas eletrônicas venezuelanas.

FORA URNAS ELETRÔNICAS = FRAUDES INAUDITÁVEIS.

PELA VOLTA DO VOTO EM

CÉDULA DE PAPEL,

que permite a recontagem, em caso de dúvidas.

GILMAR MENDES E DIAS TÓFFOLI NO TSE:

Vocês NÃO SÃO DONOS DO TSE.

BASTA DE USAR OS CARGOS PARA

TIRAREM VANTAGENS PESSOAIS E PARA

OS CÚMPLICES DE SUAS QUADRILHAS!!

Anônimo disse...

A única maneira, para haver uma eleição sem fraudes pelo PT, é dispensar as fraudáveis urnas eletrônicas venezuelanas.

FORA URNAS ELETRÔNICAS = FRAUDES INAUDITÁVEIS.

PELA VOLTA DO VOTO EM

CÉDULA DE PAPEL,

que permite a recontagem, em caso de dúvidas.

GILMAR MENDES E DIAS TÓFFOLI NO TSE:

Vocês NÃO SÃO DONOS DO TSE.

BASTA DE USAR OS CARGOS PARA

TIRAREM VANTAGENS PESSOAIS E PARA

OS CÚMPLICES DE SUAS QUADRILHAS!!

Anônimo disse...

Todos os institutos SE VENDEM.

É PRA ISSO QUE SÃO CRIADOS.

NUNCA NINGUÉM FOI PESQUISADO!!

AS PESQUISAS SAEM PRONTAS DO INSTITUTO LILS, DO LULADRÃO SEBOSO.

Anônimo disse...

GASPARI: CONSULTORIA DE MEIRELLES É DEZ VEZES MAIOR QUE A DE PALOCCI:

Elio Gaspari destaca, em sua coluna desta domingo, o tamanho da consultoria do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; "Entre 2015 e 2016, a empresa de consultoria do ministro Henrique Meirelles faturou R$ 217 milhões, ou cerca de US$ 60 milhões. Em 2011, o mundo veio abaixo quando revelou-se que Antonio Palocci faturara R$ 20 milhões com sua empresa de consultoria, num só ano", escreve.

30 DE JULHO DE 2017

247 - O volume movimento pela consultoria de Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, é dez vezes maior do que a do ex-ministro Antonio Palocci, destaca Elio Gaspari em sua coluna neste domingo.

"Entre 2015 e 2016, a empresa de consultoria do ministro Henrique Meirelles faturou R$ 217 milhões, ou cerca de US$ 60 milhões.

Em 2011, o mundo veio abaixo quando revelou-se que Antonio Palocci faturara R$ 20 milhões com sua empresa de consultoria, num só ano.

(...)

Uma das mais famosas firmas de consultoria de grife do mundo, a do ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger, não revela seus números. Em 1986, quando ele ainda estava no auge da forma e da fama, soube-se que ela faturou US$ 5 milhões.

A empresa de Kissinger tem a sua grife, mas nela estiveram craques como Timothy Geithner, o celebrado secretário do Tesouro de Obama durante a crise financeira mundial."

PS: Resumo da Opera: Ministros da Fazenda, porém um faz parte dos 4 Ps (preto, put...pobre e petista) um está preso (Palocci) o outro (meirelles) é do Mercado não tem o nome jogado na merda do ventilador da imprensa marrom glace, não é investigado pelos herois da PF e MPF, muito nenos responde processo.

Anônimo disse...

FOLHA RIFA TEMER E PEDE QUE ELE SEJA INVESTIGADO

Depois de arcar com o ônus de apoiar o golpe que solapou a democracia brasileira e um governo apoiado por apenas 5% dos brasileiros, a Folha de S. Paulo reviu sua posição e pediu neste domingo, num longo editorial, que Michel Temer seja investigado por corrupção, o que levaria ao seu afastamento do cargo; "Deixar de investigar indícios tão fortes de irregularidade seria votar a favor de uma política, um sistema e uma visão de país que não podem continuar a ser o que são. Mudá-los, dentro da democracia, do direito à defesa e do equilíbrio institucional, tem um custo de incertezas e eventuais injustiças. Mas não há como não enfrentá-lo, e já", diz o texto do jornal de Otávio Frias Filho.

30 DE JULHO DE 2017

247 – Depois de arcar com o ônus de apoiar o golpe que solapou a democracia brasileira e um governo apoiado por apenas 5% dos brasileiros, a Folha de S. Paulo reviu sua posição e pediu neste domingo, num longo editorial, que Michel Temer seja investigado por corrupção, o que levaria ao seu afastamento do cargo.

"Deixar de investigar indícios tão fortes de irregularidade seria votar a favor de uma política, um sistema e uma visão de país que não podem continuar a ser o que são. Mudá-los, dentro da democracia, do direito à defesa e do equilíbrio institucional, tem um custo de incertezas e eventuais injustiças. Mas não há como não enfrentá-lo, e já", diz o texto do jornal de Otávio Frias Filho.

Leia, abaixo, a íntegra: A decisão que urge

Experimentando índices elevadíssimos de impopularidade, o presidente Michel Temer (PMDB) se aproxima de mais um difícil teste político-institucional com a votação na Câmara dos Deputados, marcada para esta semana, da denúncia contra ele apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

Os fatos que fundamentam a peça acusatória são, a esta altura, largamente conhecidos.

Numa conversa estranha agenda oficial, em 7 de março, o presidente da República indicou ao empresário Joesley Batista, da JBS, o nome de seu assessor de confiança Rodrigo Rocha Loures como interlocutor nos diversos assuntos e pendências que o grupo empresarial mantinha com o poder público.

Semanas depois, em 28 de abril, flagrou-se Rocha Loures com mala contendo R$ 500 mil, que lhe havia sido entregue por um executivo da JBS. Conforme a denúncia, o próprio Temer seria o destinatário da propina, a caracterizar o crime de corrupção passiva. (...)

Anônimo disse...

TEMER TORROU R$ 4,1 BI EM EMENDAS PARA SE SAFAR:

Para conseguir o apoio parlamentar necessário para barrar a denúncia de corrupção apresentada por Rodrigo Janot, Michel Temer torrou R$ 4,1 bilhões em emendas parlamentares apenas em junho e julho – o equivalente a 97% do total liberado o ano inteiro –, e direcionou o foco do Executivo para projetos destinados às prefeituras, como o programa de regularização fundiária; Temer montou ainda uma verdadeira maratona de reuniões: recebeu mais de 160 deputados e senadores; o peemedebista, no entanto, não deve ter muito tempo para comemorar; antes de deixar o cargo, Janot apresentará uma nova acusação de obstrução da Justiça e organização criminosa.

30 DE JULHO DE 2017

247 - Michel Temer tanto manobrou que deve conseguir escapar da primeira denúncia da Procuradoria-Geral da República feita contra ele.

O peemedebista recebeu mais de 160 deputados e senadores, acelerou emendas parlamentares, lançou “pacotes de bondades”, manteve como aliado Rodrigo Maia (DEM-RJ), seu eventual sucessor, e se beneficiou das “ruas vazias”.

Desde 17 de maio, quando veio à tona o conteúdo da delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, Temer recebeu em seu gabinete no Palácio do Planalto 133 deputados federais e 30 senadores. Após a denúncia chegar à Câmara em 29 de junho, Temer iniciou uma verdadeira “blitze política” para receber deputados e convencê-los a votar contra a abertura de investigação no Supremo Tribunal Federal. Em um único dia, recebeu 30 parlamentares.

O peemedebista atendeu a interesses da base, como a liberação de R$ 4,1 bilhões em emendas parlamentares apenas em junho e julho – o equivalente a 97% do total liberado o ano inteiro –, e direcionou o foco do Executivo para projetos destinados às prefeituras, como o programa de regularização fundiária. A pouco mais de um ano das eleições de 2018, a oferta de recursos para obras em municípios tem como objetivo ajudar deputados e senadores a colher dividendos em suas bases eleitorais.

No entanto, uma nova denúncia contra Temer, com a acusação de obstrução da Justiça e organização criminosa, deve ser apresentada por Janot, que vai deixar o comando do Ministério Público Federal no dia 17 de setembro. Novas delações também podem voltar a conturbar o ambiente político.

As informações são de reportagem de Isadora Peron e Carla Araújo no Estado de S.Paulo.

PS: Farra do boi?

Anônimo disse...

Lista de Furnas, usada em processo por Gilmar, é anexo da delação de Valério:

28/07/2017

Jornal GGN - Uma versão da famosa "lista de Furnas" virou um anexo da delação premiada de Marcos Valério junto à Polícia Federal, segundo informa o Painel da Folha desta sexta (28).

O documento já foi descreditado pelo próprio publicitário no passado e usado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, para processar a CartaCapital. O magistrado arrancou R$ 507 mil da revista em indenização. "Gilmar aparecia no papel como destinatário de R$ 185 mil", comentou a coluna. Ao lado de seu nome, aparecia 'AGU'."

A lista "enumera repasses de propina a dezenas de autoridades. A peça é controversa. Anos atrás, outras versões da planilha foram encontradas com Nilton Monteiro, o estelionatário que fez a chamada 'lista de Furnas'. Na ocasião, o próprio Valério disse que os papéis eram falsos", publicou.

Segundo a coluna, Valério ofereceu a versão da lista na delação que tentou fechar com o Ministério Público de Minas Gerais. Mas a Promotoria rejeitou o acordo com o réu do mensalão, que terá a colaboração analisada pelo Supremo Tribunal Federal, já que cita nomes com foro privilegiado, como Aécio Neves.

Com Gilmar, a controversa consiste no fato de Valério alegar que "elaborou o documento em 1999. Mendes, porém, só foi nomeado advogado-geral da União em janeiro de 2000."

Procurado, o advogado de Gilmar já avisou que se a lista for usada, "tomará novas medidas."

Além do ministro, empresários, políticos e outras autoridades são citadas.

PS: Essa gente não aprende? Delação Premiada só cola se for contra o PT, lula, dilma ou alguém ligado ao PT, a República de Curitiba que o diga.

Anônimo disse...

O argumento de Temer:

30.07.17 - O antagonista

Nas conversas com 133 deputados e 30 senadores sobre a denúncia por corrupção passiva, Michel Temer, segundo o Estadão, "usou o argumento de que, se nem mesmo ele está seguro contra o avanço da Operação Lava Jato, imagine como ficaria o destino dos parlamentares que também são alvo de investigações".
É o argumento mais convincente em Brasília.

PS: O traira/PMDB/PSDB não brinca em serviço.

Anônimo disse...

Polêmica, eleição Bush x Gore não está em lista:

06/07/2008 - Terra

A repercussão da lista organizada pelo Times não demorou e a maioria dos comentários de leitores e outros analistas foi uma só: a ausência das eleições do ano 2000 nos Estados Unidos, quando o atual presidente George W. Bush disputava com o democrata Al Gore o cargo político mais importante do mundo. A disputa, uma das mais acirradas da história do país, terminou com a vitória republicana depois de uma controversa votação na Flórida, onde apenas 25 votos do Colégio Eleitoral deram vantagem a Bush.

» Jornal escolhe 10 eleições corruptas

Isso aconteceu porque as eleições nos EUA não são diretas. Os votos populares dirigidos aos candidatos são computados para a escolha de uma comissão de delegados que representará o seu Estado no colégio eleitoral. Ou seja, um candidato pode ganhar mesmo que receba menos votos diretos, já que o número de Estados em que o candidato venceu tem mais peso.

Os delegados eleitos pela população podem escolher qualquer candidato, apesar de normalmente votarem no candidato pelo qual foram eleitos. Mas não foi o que aconteceu na Flórida em 2000. Na oportunidade, George W. Bush obteve 47,87%, contra 48,38% de Al Gore. Mesmo com 500 mil votos atrás, Bush foi eleito porque recebeu os votos dos delegados.

Mas o pleito foi polêmico. Tanto Bush quanto Gore chegaram a ser declarados vencedores antes mesmo de terminar a contagem de votos. Como a vantagem do republicano no Estado diminuiu e a diferença entre os candidatos chegou a 0,5%, foi necessária uma recontagem. Eleitores de Palm Beach chegaram e reclamar que a cédula era confusa e suspeitas de fraude foram levantadas.

A confusão na cédula fez com que um grande número de votos fosse destinado a Patrick Buchanan, candidato de um partido desconhecido. Além disso, houve denúncias de que milhares de pessoas que teriam direito a voto foram impedidas de votar. Segundo a Reuters, alguns negros tiveram seus nomes retirados das listas de votação.

PS: Mais leitura e menos mimimi anonimo das 00:36. Para não ficarmos nos EUA alguém lembra com ocorreu a eleição de Jair Soares em cima de Pedro Simon? Pois é, os votos naquele época era em cédulas.....

Anônimo disse...

Eleições de 1982 definiram a conquista do Piratini durante 20 anos:

setembro 28, 2010 - O Sul 21

Felipe Prestes

Depois de dezenove anos, o povo gaúcho iria escolher novamente um governante. Com um cenário em que o eleitor vivia em alvoroço, na expectativa da volta do voto direto, e que permitia a candidatura de novas lideranças ao posto de governador, as eleições de 1982 colocavam frente a frente quatro dos cinco homens que governariam o Rio Grande do Sul nos vinte anos seguintes: Jair Soares, Pedro Simon, Alceu Collares e Olívio Dutra. “O fato de aquela eleição ser a primeira em muitos anos, colocou em enorme evidência os candidatos”, recorda Carlos Fehlberg, jornalista político há mais de quatro décadas. O contato direto com eleitor rendeu frutos nas eleições seguintes.

(...)

Como conta o cientista político Benedito Tadeu César, o multipartidarismo foi a estratégia usada pelos militares para retirar poder do MDB. De certa forma isso se refletiu em 1982. Alceu Collares havia deixado o MDB para se filiar ao PDT. “Eu nunca saí do trabalhismo. Dentro do MDB, sempre defendi o getulismo, o brizolismo, o janguismo, as ideias do Darcy Ribeiro. Foram os instrumentos que eu sempre usei na minha vida política”, explica Collares. “O Brizola e eu não nos acertamos naquela eleição”, lamenta Pedro Simon.

Mesmo com a concorrência trabalhista, Simon era o favorito, e perdeu para Jair Soares por menos de 1% dos votos. Na época, houve denúncias de que a eleição fora fraudada. “Na hora da apuração apareceu cédula de tudo quanto é jeito”, acusa Simon. Benedito Tadeu César afirma que o peemedebista “jogou a toalha antes do tempo”, reconhecendo a derrota antes de a apuração terminar, assim facilitando a ocorrência de possíveis fraudes. Jair Soares venceu no primeiro turno, porque ainda não havia sido instituído o segundo turno.

(....)

Ultra 8 disse...

Lula o "barba",criação do Golbery para destruir o Brasil.

Parabéns a ditadura militar e sua cria comunista.

Golpe comunista de 64...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/