Artigo, Percival Puggina - Cuba, uma revolução decrépita e rabugenta

Em 1959, meus pais vieram morar em Porto Alegre. Aqui estavam as universidades e os melhores colégios públicos que para elas preparavam seus alunos. No topo da lista, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos e seus excelentes professores. Por ali passaríamos os sete irmãos, cada um ao seu tempo. Era impossível, na efervescência intelecto-hormonal e no dinamismo da política estudantil dos anos 60, ficar imune aos debates e às disputas entre as distintas e "sólidas" convicções dos adolescentes às voltas com suas espinhas. Foi nesse ambiente que ouvi, pela primeira vez, afirmações que repercutiriam através de sucessivas gerações de brasileiros: nosso país, a exemplo de outros, era subdesenvolvido por causa do imperialismo norte-americano, do capitalismo, da ganância empresarial e da remessa de lucros para o estrangeiro. Desapropriação e nacionalização compunham palavras de ordem e o fogoso Leonel Brizola se encarregava de agitar a moçada com inflamados discursos a respeito.


 Para proporcionar ainda mais calor àquela lareira ideológica, Fidel Castro, montado num tanque, passara por cima dos supostos males causados pela burguesia e - dizia-se - colocava Cuba no limiar do paraíso terrestre.

CLIQUE AQUI para ler mais.

38 comentários:

Anônimo disse...

pugininha o bom era o fulgencio Batista com seu cabaret americano na ilha, né? kkk qm nasceu pra sabujinho americano não se emenda ehehe

Anônimo disse...

O articulista vive atacando cuba porque cuba, depois da Revolução se tornou uma república socialista. Cuba não progrede? Claro que não até as pedras sabem que os EUA proibem os paises comercializar com cuba, instalar fabricas em cuba, ou seja, cuba está do jeito que está porque não está alinhado com os EUA. De outro lado, paíse alinhados com os EUA, como Arabia Saudita, Emirados Arabes, Kuait, cujos Reis, mandantes dos países, são 10 vezes mais radicais que cuba? Tempos atras, quando a Siria era aliada com os EUA era tudo de bom, agora que a síria é "alinhada" com a Russia o Rei Bachara Lassar se tornou um Rei Sanguinário, só não foi morto como Saddan Hussein, do Iraque e Muamar KAdafi, da Libia porque a Russia peitou os EUA, porque os EUA financiaram até os Rebeldes para derrubar os Reis. E assim, os EUA está fazendo com o Venezuela, ou seja, não permite que as empresas multinacionais se fixem no pais e nem permitem que os paises aliados comprem gasolina da Venezuela, além de financiar as oposição.

Porque não tentam fazer o mesmo com a China, Russia? medinho?

Anônimo disse...

TEMER OBSTRUI A JUSTIÇA AO MUDAR COMANDO DA PF?

Um dia depois de a Polícia Federal concluir que o áudio de Michel Temer com Joesley Batista não sofreu adulterações, fortalecendo a denúncia de corrupção, organização criminosa e obstrução judicial contra o ocupante da presidência, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, anuncia que irá trocar o comando da PF; em outros tempos, a mídia que apoiou o golpe contra a presidente legítima e honesta Dilma Rousseff estaria incitando a população a sair às ruas; a questão é: Temer não deixa claro, mais
uma vez, que seu governo existe apenas para salvar a si e aos aliados?

24 DE JUNHO DE 2017

247 - Um dia depois de a Polícia Federal concluir que o áudio de Michel Temer com Joesley Batista não sofreu adulterações (leia aqui), fortalecendo a denúncia de corrupção, organização criminosa e obstrução judicial contra o ocupante da presidência, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, anuncia que irá trocar o comando da PF.

A confirmação foi feita pelo ministro durante reunião com sindicalistas da Polícia Federal. A saída do diretor geral, Leandro Daiello, é vista por seus pares como uma tentativa de interferir na investigação da Lava Jato. "Ao invés de aumentar os quadros, que estão aquém do ideal, o ministro quer tirar atribuições da Polícia Federal. Isso num momento como esse é complicado", diz o delegado Sandro Avelar, presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol).

Temer já tem o substituto de Lenadro Daiello. Seria o segundo posto na hierarquia da PF, o delegado Rogério Galloro, apontado por seus pares como um policial de perfil mais político, e que teria a chancela do general Sérgio Etchegoyen, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (leia mais).

Em outros tempos, a mídia que apoiou o golpe contra a presidente legítima e honesta Dilma Rousseff estaria incitando a população a sair às ruas. A questão importante a ser colocada é: Temer não deixa claro, mais uma vez, que seu governo existe apenas para salvar a si e aos aliados?

PS: Vão para a rua, batam panelas coxinhas vagabundos.

Anônimo disse...

Defender ECONOMICAMENTE o socialismo como os 2 patetas fazem aí em cima é de uma burrice atroz. "A Venezuela não tem papel higiêncio? culpa dos americanos": a burrice dos revolucionários latino-americanos não tem limtes, nem a China acredita mais em economia 100% planificada.

Anônimo disse...

Fulgência com certeza. Tanto que os prédios antigos da ilha são da época de ouro da ditadura de Batista.

Anônimo disse...

Porque a China é capitalista. E se os EUA proíbem pq o pt deu Mariel pra Castro?

Anônimo disse...

Não será preciso bater panela. O pt caiu. Se Temer não cair o mito assume em 2018.

Anônimo disse...

POBRE POVO DE CUBA NEM LUZ TEM EM CASA A ENERGIA É POUCA TERMINA AS 9 DA NOITE . INTERNET SÓ EM ALGUM PONTO DA RUA , NO MERCADO POUCAS OPÇOES O POVO VIVE NA MISERIA GANHANDO UMA MERRECA POR MES ENQUANTO FIDEL Q MORREU Vivia na boa vida E SEU IRMAO tambem VIVE NO LUXO COME COMIDAS BOAS VIVE USANDO ROUPAS boas .......= DITADORES SANGUINARIOS DO INFERNO

Anônimo disse...

Esse abostado das 16,15. Só fala besteira. Qual o poder dos americanos em proibir o MUNDO DE NEGOCIAR COM CUBA...??? será que o Brasil tá proibido de fazer um porto marítimo em cuba...??? deixa de ser palhaço e vai te informar melhor. Olha o exemplo da china, depois que abriu a economia ao capitalismo mundial, se transformou na 2a economia do mundo. O próprio Vietnam, age da mesma forma que a China, regime comunista político e economia capitalista.

- Vai estudar, vai ler um pouco, deixa de repetir o que os professores comunista te passam a conversa.

- A Rússia, depois de 75(setenta e cinco) anos de comunismo, tem hoje uma economia menor do que a brasileira. É um país que só EXPORTA PETRÓLEO, GÁS E ARMAMENTO. Agora que o petróleo baixou para 48 dólares o barril, estão contando o pilas prá pagar as contas.

Anônimo disse...

As viuvinhas do Fidel resolveram aparecer hoje ...

Anônimo disse...

Porto Alegre tá igualzinha a Havana.
Porto Alegre é um verdadeiro exemplo de cidade bolivariana.
As fileiras de miseráveis engrossam todos os dias e tomaram o centro da capital mais comunista do Brasil.
Porto Alegre é um lixo.
Tô quase fora !

Anônimo disse...

Putzgrila, Polibio, três mortadelinhas passadas de uma vez só (16:17, 16:15 e 15:57), significa que tu estás em alta no partido da traição=pt.
Quanto ao artigo do Percival Pugina, parabéns por publicá-lo!
Nos meus tempos de guria, na faculdade, éramos obrigados a ter "aulas" (só ideologia marxista-leninista) de "Estudos de Problemas Brasileiros" e "Sociologia". Os "profis" vinham com textos do boff e outras nulidades, além de louvar a fundação do partido das trevas=pt. Isso na década de 80, ou seja, há mais de 30 anos. Aquela porcaria toda ainda prevalece nas federais.
E olha que CÚba é uma ex-URSS em tamanho mínimo, mas continua existindo graças aos cubanos exilados que se condoem da situação precaríssima de seus familiares, que ainda vivem na ilha-presídio.

Anônimo disse...

Os amantes do marxismo não têm cura... com todo o atraso, carências, falta de liberdade e pobreza na ilha dos Castro, ainda têm gente defendendo aqui aquela ditadura. E reivindicam a presença das grandes e exploradoras empresas do capitalismo selvagem!...

Anônimo disse...

...mas tem um excelente educação básica...Pergunto, pra que serve isso se não tem liberdade, nem mesmo para escolher o que fazer com a tal educação? Educação básica em troca da liberdade? Não, obrigado. Vejam como escrevem os que defendem cuba neste site e entenderão onde querem chegar. (desconsiderem o do ctrl + C, ctrl + V).

Anônimo disse...

Kkkk.... quanta asneira.... tem que vir de um lobotomizado e vendedor de ilusões. Felizmente essa era da utopia está acabando e o racionalismo está voltando.

Anônimo disse...

Cuba é um museu não restaurado, está obsoleto e em ruinas.Essa é a vida que idiotas defendem.Querer viver nesses paises os idiotas não querem, mas querem que os outros vivam.Se há num país coko a Venezuela 60% na classe mefia e 40%na classe pobre os vermelhos estão vonseguindo levar os 60%da classe média para a pobreza e não os 40%para a classe média, asdi é em Cuba, onde 90% da população vive com salários de 30 dolares mensais.Se burrice pagasse imposto os vermelhos escarlates estariam mortos.

Anônimo disse...

Anonimo das 16:15 hs, qual pais que está proibido ou foi proibido negociar vom Cuba?No tempo da Guerra fria a URSS, China e todos paises alinhados com o Comunismo podia negociar com Cuba, até a Espanha sempre teve algum negócio com Cuba, o problema e5que os cubanos não tinha o que negociar e nem dinheiro para pagar, sempre viveram pendurados nos outros, Rússia pagava 10 vezes mais a tonelada de açúcar de Cuba em vez de comprar fo Brasil e de outros países, até hoje Cuba vive as custas da Venezuela, Petroleo de graça, Brasil Porto de Marie e outros investimentos e quase 2 bilhões dos "médicos " meia folha cubanos.Acorda menino deixa de ser papagaio que repete os que os vermelhos te falam.Procuro pesquisar, edtudar e se informar.Se o regime de Cuba fosse bom por quê mantém os cubanos presos na ilha como passarinhos em gaiolas?

Anônimo disse...

Anônimo das 15:57 hs e Anônimo das 16:16 hs Vcs precisam saber Edtudar, Pesquisar e se informar vorretamente, na decada de 1920 o Padre Gaucho Landel de Moura foi apresentar seu invento, Rádio, nos EUA, ficou doente pneumonia, sabe onde foi se tratar?Em Cuba que tinha uma medicina avançada,nem se pensava em Fidel Castro e suas idiotias.Procue no Google a história e biografia do Padre Landel de Moura.Cuba era como a Venezuela antes do Chaves Maduro e suas ideologias, aos poucos a Venezuela também está se deteriorando como Cuba se deteriorou ao longo do tempo e provavelmente irão procurar um culpado externo pelas duas diabrices.

jorge disse...

Este tal de anônimo é um canalha ou um mentecapto

Anônimo disse...

Vai dar meia horinha de cu, comunista retardado

Anônimo disse...

sim tá igualzona...governada por vocês coxinhas há 12 anos kkkk

Anônimo disse...

Tá na hora dos vagabundos neo nazistas do blog estuarem geo politica, para entender como os Estados Unidos da América e a Otan controlam o mundo e "tentam" controlar, sem sucesso a Russia e a China, prova disso que até hoje não tiveram "bala na agulha" de invadir a Coreia do Norte (protegida pela China) e não tiveram coragem de invadir a Síria e o irâ (protegidos) da Russia.

PS: O anonimo das 18:56 está igual o traíra, mais perdido que cusco quando cai de caminhão de mudança, quando anunciou que ia visitar a "República Soviética". A URSS não existe mais trouxa, foi dividida em diversos países, a Russia é um deles, só faz parte do G5, com poder de veto no Onu. É potencia mundial, porque tem a técnologia da bomba atomica e, junto com aos EUA e China são as maiores forças armadas do mundo.

Anônimo disse...

Por que o embargo econômico imposto pelos EUA a Cuba nunca tem fim?

Fabiano Amorim - 9 de novembro de 2013 - DCM

Em junho de 2012, o banco holandês ING foi multado em 619 milhões de dólares pelo governo dos Estados Unidos. Essa multa não foi por ter feito lavagem de dinheiro, sonegado impostos, nem mesmo por lesar clientes. O grande crime cometido foi fazer negócios com Cuba.

Punir bancos estrangeiros que negociem com Cuba é o meio que o governo americano encontrou para impedir que esse país tenha acesso a crédito; algo fundamental para um país pobre se desenvolver.

O impedimento do acesso ao crédito é apenas uma pequena parte do embargo econômico imposto a Cuba. O governo americano impõe a todas as empresas do mundo a seguinte condição: “Se você fizer negócios com Cuba, não fará negócios comigo”. Como os EUA são o maior mercado consumidor do mundo, isso faz com que muitas empresas se afastem completamente de Cuba, restringindo bastante o mercado ao qual o país tem acesso. Isso prejudica o país de diversas formas, desde a aquisição de veículos até a compra de equipamentos para a indústria ou para os hospitais. Cuba tem um excelente sistema de saúde pública e ótimos médicos, mas possui grande dificuldade de aparelhar os hospitais de forma adequada, pois é comum ter o dinheiro para comprar os equipamentos de que precisa e não encontrar vendedores disponíveis.

Mesmo após encontrar um vendedor e efetuar a compra, surge um novo problema: se um navio for até Cuba entregar alguma coisa, durante 6 meses não poderá desembarcar nos EUA. Isso restringe a quantidade de navios disponíveis para a entrega e obriga o governo cubano a pagar bem mais caro para que algum dono de navio se disponha a fazer o frete.
Não satisfeitos com todas essas medidas, os EUA também atrapalham e muito o comércio exterior cubano, através da proibição da entrada nos EUA de qualquer produto que tenha sido fabricado com alguma matéria prima cubana. Por exemplo, se a montadora japonesa Nissan fabricar um carro usando o níquel extraído em Cuba, esse carro não poderá ser vendido nos EUA. Nem precisa pensar muito para perceber que nenhuma montadora de carro no mundo usará qualquer minério extraído em Cuba. Domesmo modo, nenhuma bebida poderia ser vendida nos EUA se fosse fabricada usando o açúcar cubano. (...)

Anônimo disse...

O apaixonado pelo bigodao do Polibio, petralha declarado, professorzinho de historia de coleginho publico voltou a dar o ar da graca (anon 15:57).

Agora defendendo Cuba, que naturalmente, ostenta homenzoes com barbonas, que o atraem em seus profundos devaneios homoeroticos.

Anônimo disse...

Se achas os Castro melhores, te muda vai. Nem mortadela tem lá... Nem vais poder ler o Polibio La a Internet e controlada...

Anônimo disse...

Credo que anta!!!! Pensou tudo isso sozinho?

Anônimo disse...

Pois é. Estou tranquilo as reforminhas só ajudarão o mito...

Anônimo disse...

Falou tudo...

Anônimo disse...

Exatamente.

Anônimo disse...

Exato.

Anônimo disse...

Kkkkk

Anônimo disse...

Isso mesmo...

Anônimo disse...

Realmente um absurdo...

Anônimo disse...

Depois de tudo que li acima, sem sombra de dúvidas, os social-comunistas, deveriam ser expulsos do pais...mandados para os país-sede de seus sonhos comunistas.

Anônimo disse...

Anonimo das 23:00 hs, vc responde ao que vc mesmo pergunta. Então por que Cuba, Venezuela e Coreia do Norte não são potências mundiais?Rusdia e China só se transformaram em potencia depois que abriaram a economia, quando vc via tantos Chineses visitando a Europa e demais paises do mundo.Quando o povo vivia sobre o tacão comunista, preso como passarinho em gaiola, esses dois paises viviam na mesma miséria que Cuba, Coreia do Norte, compare com a Coreia do sul,e agora Venezuela que está indo para a miséria e já sairam mais de 2 milhões de venezuelanos daquele regime do atraso.Só a China com a abertura política já titou mais de 500 milhoes de chineses da miséria sem necessitar dar Bolsa Familia.

Anônimo disse...

O PORCO COMUNISTA FIDEL ENGANOU O POVO, FOI APOIADO PELOS TROUXAS PORQUE PROMETEU QUE LUTAVA POR ELEIÇÕES DIRETAS HAHAHAHA BEM FEITO PARA AQUELE POVO BURRO... COMUNISTA GOSTA DE ELEIÇÕES DIRETAS NÉ HAHAHAHAHA OS EUA É QUE SÃO RUINS

Anônimo disse...

O Traíra investiu via JBS nos EUA comprado 5 frigoríficas falidos, empregou americanos com dinheiro do suor brasileiro, criaram uma holding em Nova York e não vem nem lucro para o país que investiu.Outra burrice dos Traíras foi a compra de Pasadena.Os americanos agradecem a burrice esquerdopatas.

Anônimo disse...

Fidel Castro este GFDP, deixou Cuba no que é hoje : NO LIXO da HUMANIDADE. Então, como - não se deve chutar cachorro morto - é melhor deixar que Cuba se resolva por si só, deixando que o milionário clã dos Castro (Corruptíssimos) morra todo e assim Cuba se recupere...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/