É absurdo ver vitória de Trump como retrocesso, diz Mangabeira Unger

A jornalista Ingrid Fagundes, da BBC Brasil, entrevistou o filósofo Roberto Mangabeira Unger, para quem os brasileiros não têm por que achar a eleição de Donald Trump "incompreensível" - e considerá-la um retrocesso é "absurdo".

Leia tudo:

Essas opiniões, proferidas pelo filósofo e teórico Roberto Mangabeira Unger, fogem do tom catastrófico com frequência usado para discutir o triunfo do republicano, eleito presidente dos EUA na semana passada.

Em entrevista à BBC Brasil, Unger, que é professor da Universidade Harvard e foi ministro de Lula e Dilma, disse que a surpresa brasileira é injustificada, pois vivemos um vazio na política semelhante ao dos Estados Unidos. Além disso, também teríamos uma maioria trabalhadora abandonada pela esquerda.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista.

BBC Brasil - Grande parte da imprensa internacional e dos intelectuais descreve a vitória de Trump como um retrocesso. O senhor concorda?
Roberto Mangabeira Unger - Isso é absurdo. Muito disso vem da Europa, que está agora afundada em um completo retrocesso. Eles, que abandonaram qualquer tentativa de construir (uma opção viável), estão chamando isso de retrocesso?

BBC Brasil - Se não é retrocesso, como encarar a vitória do republicano?
Mangabeira - Em resumo, a eleição de Trump é a rebeldia da maioria trabalhadora branca do país contra seu abandono. Aí a crítica é: Trump não é uma resposta adequada.
Mas em política tudo tem a ver com as alternativas. Então, o que é melhor? Continuar com essa ortodoxia conservadora do Partido Democrata ou virar a mesa? Essas são as alternativas reais da política real.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

15 comentários:

Anônimo disse...

KKK outsider o coronel CIRO GOMES,ESSE COMÉDIA ACHA QUE SOMOS IDIOTA!
SÓ DE SER DO PT E APOIAR O CORONER JÁ PERDEU.
APRENDA UMA COISA É BEM SIMPLES O POVO QUER EMPREGO PARA PAGAR SUAS CONTAS,TIRAR FÉRIAS E SE DIVERTIR. SIMPLES ASSIM.

Anônimo disse...

Ué, Polibio, o mangabeira agora é filósofo?
Para mim nunca prestou para nada. Não passa de um chupim agarrado em algum cargo de alguma instituição dos esteites.

Anônimo disse...

meu Deus, ate quando é pra defender o Trump essa gente o despreza e critica...

esta todo mundo louco!!!

tratam o sujeito como se nao fosse um ser humano ou um completo debil mental...

e é opinião de gente que tem de rastejar para ter um empreguinho aqui, um carguinho acolá...

e os tais "brancos trabalhadores" parecem tambem nao ter direito a escolha...

se o fizeram e sairam vitoriosos, isso escandaliza esse mundo completamente idiotizado pela social democracia...

Trump nao so foi a resposta adequada como foi a unica resposta...

qualquer outro politico bostinha republicano teria que rastejar para financiadores de campanha, falar bonitinho e levaria um nabo na b.... e perderia a eleição...

Diogo Zaddor disse...

E desde quando intelectual tem opinião própria?
Como pode alguém que se alimenta na esgotosfera esquerdista ter opinião própria?!
São tudo "politicamente correto", ou seja, uns merdas!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Isso é muito claro aqui no Brasil e parece que o Tio Sam começa a concordar. Isso é coisa que Miss Thatcher sempre soube!

Lima disse...

Retrocesso?!
Então, porque estes intelectuais não apresentam uma solução para os eleitores de Trump?
Porque não apresentaram uma solução para o problema americano, hein?! Afinal, não são "intelectuais"?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Anônimo disse...

Melhor que a Hilary ... Trump é...

Anônimo disse...

Mangabeira Unger é um bandido que estava envolvido na corrupção das riquezas naturais do nióbio em Rondônia e foi ministro do lula ladrão.

Anônimo disse...

Essa figura é o típico ideólogo de esquerda.
"O projeto que estava no poder não atendia aos interesses da maioria trabalhadora e lhes dava como compensação que pelo menos ela não seria ofendida em suas convicções morais e religiosas.
Era algo como "vamos abandoná-los, mas evitaremos que suas crenças sejam excessivamente ofendidas".
Botou a culpa nos de outros mas é o que ele pensa. Maquiavélico!

Anônimo disse...

É, a comunistalha daqui e de fora vai ter de fazer muita hora extra e queimar muita pestana com o Trump, que desmascarou a tigrada completamente aqui
e nos USA. As desculpas pela derrota dos democratas feitas pela imprensa daqui e de lá são para lá de HILÁRIANTES, sem o minimo senso de ridiculo!

Anônimo disse...

Enquanto isso, eles tentam outra estratégia para sabotar o Trump:

http://www.thehypertexts.com/Donald%20Trump%20Antichrist%20666.htm

ATENTO disse...

ATÉ RELÓGIO DE PONTEIROS PARADO, ESTA CERTO DUAS VEZES POR DIA

AFIRMANDO O QUE AFIRMA, MANGABEIRA ESTÁ CERTO, NÃO É RETROCESSO, POIS A DIREÇÃO DO VETOR TRUMP TEM DIREÇÃO E SENTIDO CONTRARIO AO DE OBAMA,CUBA,E SOCIALISMOS,E COMUNISMOS...

A TRAJETÓRIA DE TRUMP MOSTRA PARA QUEM QUER VER,PETRALHAS DO MUNDO NÃO QUEREM, (TRUMP NÃO GOSTA DE VAGABUNDOS,GIGOLOS DO ESTADO),EMPREENDEDOR DE SUCESSO...QUE TAL DAR UMA TORCIDINHA, SÓ UMA TORCIDINHA PARA DAR CERTO? MESMO PORQUE NÃO TEM OUTRA ALTERNATIVA E NEM VOLTA ATRÁS.

TUDO O QUE RESUME E INDENTIFICA TRUMP, PERMITE AFIRMAR SER O CARA CERTO,NA HORA CERTA,NO LUGAR CERTO,O RESTO É UMA GENTALHA JORNALISTICA QUE MAMA DO GOVERNO ATUAL, PARA SE OPOR A TRUMP.

EM BREVE,ESTARÃO BATENDO PALMAS PARA TRUMP,POIS VIVEM DISSO DE PUXAR O SACO PARA VIVEREM.

MANGABEIRA,SE FOSSE UM RELÓGIO PARADO,NESSE INSTANTE ESTARIA COM OS PONTEIROS NE HORA CERTA.NÃO É TÃO BURRO TAMBÉM COMO MUITOS PENSAM.

Anônimo disse...

ESSE CARA COM FALA ENROSCADA E CARA DE ABOBADO IMPRESSIONA OS TUPINIQUINS. É UMA MALA PARECIDA COM O SÚPLICA. AFIRMA ELE SER ESQUERDOPATA O QUE NAO DIMINUI MAS SÓ AUMENTA MINHA OJERIZA. QUANDO FALA NO CIRO PORRA LOUCA GOMES, LACAIO DO GANGSTER DA ORCRIM E TAMBÉM JAGUNÇO DO CEARÁ COM O MANO NADA MAIS A COMENTAR.

Anônimo disse...

ELE É MIL VEZES MELHOR QUE A SEM VERGONHA E INCOMPETENTE DA HILARY

Anônimo disse...

Quem nos dera ter um Trump em nosso país dos bananões, para arrumar essa esculhambação e o rastro de miséria que Lula, Dilma e esse maldito petismo deixaram por aqui. Olhem ao redor, petistas. Vejam a destruição que vocês deixaram. Destruíram o país. Canalhas.

Anônimo disse...

Tem entrevistas na internet de NEGROS nos USA acusando o Obama de ser traidor, que passou 8 anos no cargo e não fez nada pelos negros. Depois vários negros famosos apoiaram o Trump na campanha e gravaram depoimento. E depois quando o Trump ganha votos em estados com negros e latinos esse povo fica sem entender. Muitos negros e latinos que votaram nos democratas em 2008 e 2012 se sentiram enganados por que a turma obama/hillary só estavam preocupados com cargos no executivo federal como todo esquerdista caviar faz. Quando eles viram os resultados da tragédia das eleições passadas mudaram de idéia e resolveram apoiar o opositor mais forte que era o Trump.

E outra, tem MUITO imigrante legal nos USA que está louco para expulsar os imigrantes ilegais de lá. Sabe por que? Por que são os ilegais que ameaçam a estabilidade dos legais. O cidadão imigrante legal nos USA se esforçou para trabalhar em bons empregos, ter boa educação, fazer um bom currículo, se manter sem ficha suja na polícia e outros lugares, paga as contas em dia e tudo mais. Aí aparece um bando de ilegais que faz tudo errado no país, cometem crimes, baderna e não são responsáveis aí o povo olha para os legais e ilegais colocando na mesma situação sem estar. E estão certos, isso não é questão de nacionalidade mas de MERITOCRACIA E RESPONSABILIDADE.

Quem é RESPONSÁVEL e CUMPRE O DEVER como deve ser cumprido merece respeito, estabilidade, direitos e tudo mais. Assim são os LEGAIS nos USA. Agora quem é ilegal e faz tudo errado merece ir embora mesmo.

E depois vem demagogo criticar o discurso do Trump de querer somente os MELHORES. E ele está errado? Tem que querer os MELHORES o tempo todo e quem não está entre os melhores que se esforce para chegar ao menos perto disso e merecer respeito. Se não consegue que volte para onde veio e se conforme com sua vida.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/