Editorial, Jornal do Comércio - A moralização administrativa dos fundos de pensão

CLIQUE AQUI para ler, também, "O que responder para o gato de Alice ?, Estadão.


Depois de prejuízos bilionários enquanto administrados por indicações, na maioria das vezes, políticas, eis que, finalmente, os fundos de pensão das principais estatais federais terão uma gestão mais técnica. Isso é o que propõe o projeto de Lei de Responsabilidade dos Fundos de Pensão. Porém, sem consenso entre o governo Michel Temer (PMDB) e deputados aliados, líderes partidários da Câmara Federal decidiram adiar para a próxima semana a votação em plenário do texto. A principal divergência se dá em relação à paridade na composição dos conselhos desses fundos.


Bem antes, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão divulgou relatório, indiciando nada menos do que 200 pessoas envolvidas em esquemas fraudulentos que deram prejuízo de mais de R$ 3 bilhões a quatro das maiores entidades de previdência complementar do País. 

Foram analisados 15 casos, que apontaram má gestão dos investimentos feitos por dirigentes da Previ, dos funcionários do Banco do Brasil; da Petros, dos servidores da Petrobras; da Funcef, da Caixa Econômica Federal; e do Postalis, da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos (ECT).

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sendo o Governo representante do povo e deu prejuizo aos Fundos de Pensão é esse mesmo Governo responsável pelo prejuizo e não os funcionários, aposentados e Empresas que pagaram a vida toda. Deram prejuizo aos Fundos de Pensão dos EUA e eles estão entrando com ações para serem ressarcidos.Por quê para os brasileiros têm que ser diferente?

Anônimo disse...

Certo o anônimo da 18:13. Os rombos dos Fundos de Pensão tem origem no aparelhamento político ao longo dos anos. Na Caixa Econômica Federal, de acordo com noticia publicada na Veja, os 57 mil empregados começaram a pagar uma tarifa adicional de 2,73% e os aposentados passam a ter subtraído de seus vencimentos, 2,73%, em ambos os casos, nos PRÓXIMOS 17 ANOS.... No Postalis, dos Correios, aonde o "pseudo déficit" chegou praticamente em 6 bilhões de reais (quase toda a reserva) os empregados, aposentados e pensionistas, terão que arcar, praticamente, com 18% de seus vencimentos, acreditem NOS PRÓXIMOS 23 ANOS... (muitos aposentados e pensionistas já estarão do "outro lado"). A esperança é que os resultados da CPI dos Fundos de Pensão já finalizada se constituam em material para que o MPF, PF e, quiçá, o Dr Sérgio Moro, possam olhar para esses milhares de injustiçados e dedicar uma operação especifica para o caso, para responsabilizar civil e criminalmente, sendo o caso, quem deu causa a esse descalabro, trazendo de volta para os cofres dos fundos os valores que, absurdamente, evaporaram!!! É uma questão de JUSTIÇA.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anônimo anterior. Se o governo fez indicações políticas com o fim de loteamento de cargos sem se preocupar com o lado técnico. É justo que o governo cubra o déficit gerado pelos seus indicados. É uma injustiça obrigar os funcionários (ativos e inativos) a cobrir tamanho rombo. Os aposentados já arrecadaram a vida toda para ter a tranquilidade futura. Esses não terão condições de reverter a situação causada pelas indicações irresponsáveis feitas pelos governos. O mais justo então seria o próprio governo cobrir esse rombo. Até porque seria uma maneira dos governos terem mais responsabilidade nos loteamentos para preencher cargos visando benesses e propinas. Todos os Fundos de Pensão lesados em seus recursos deveriam entrar na justiça e pedir ressarcimento ao governo federal, estadual e municipal. É como os Fundos de Pensão dos Estados Unidos estão fazendo com o Brasil. Eles querem ressarcimento do Governo Brasileiro. E com justa razão.

Anônimo disse...

No RS o fundo de pensões dos eletricitários corre sério risco em função das negociatas entre o ex deputado Barbedo e Paulo de Tarso que ninguém, sabe dizer por que razão foi escaldo para presidir a CEEE.
E Sartori se faz de morto, salvo se está por trás dessas maracutaias em marcha. Hora dos eletricitários irem na PF, no MP,no MPF e na PREVIC.
Barbedo quebrou o sindicato majoritário, quebrou o plano de saúde dos eletricitários e vai quebrar sim a Eletroceee.
Governo Sartori é uma decepção total. Não cuida da segurança pública e agora apronta essa maracutaia de por o Barbedo na Eletroceee.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/